Jump to content

Pergunta

Postado

Olá! Eu tenho uma aplicação em Prefixado 2035 com Juros Semestrais em que a marcação a mercado está muito interessante. Acabei de ver a aula sobre o assunto mas me gerou a seguinte dúvida, devido ter os juros semestrais e quando eu entrei já foi pago, seria correto eu esperar os juros ou vender na marcação? A taxa contratada, as datas e a taxa atual estão abaixo. Muito obrigado.

Semttulo.png.76ee60a53260fc3df46f6229d5536bab.png

• Me ajudou 1

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
16 horas atrás, Fabio Cordon Sampaio disse:

Olá! Eu tenho uma aplicação em Prefixado 2035 com Juros Semestrais em que a marcação a mercado está muito interessante. Acabei de ver a aula sobre o assunto mas me gerou a seguinte dúvida, devido ter os juros semestrais e quando eu entrei já foi pago, seria correto eu esperar os juros ou vender na marcação? A taxa contratada, as datas e a taxa atual estão abaixo. Muito obrigado.

Semttulo.png.76ee60a53260fc3df46f6229d5536bab.png

Olá, @Fabio Cordon Sampaio!

Na minha opinião, títulos de juros semestrais não valem a pena na fase de acumulação de patrimônio, quando estamos buscando fazer nossa carteira crescer antes de usufruirmos dela.

Isso porque o pagamento dos juros não só vão estar sujeitos a alíquotas maiores de I.R nos primeiros meses, mas também porque esses mesmos pagamentos vão frear o efeito "bola de neve" dos juros sobre juros, afinal, eles são distribuídos antes de que mais juros incidam sobre eles, fazendo com que efetivamente o rendimento seja de juros simples, não compostos.
Para que reverter essa situação, seria necessário encontrar um título para reaplicar esses pagamentos que renda tanto quanto ou mais que esse considerando o I.R.

Não posso e nem vou fazer recomendação de compra e venda, mas vale também você manter em mente que o que falei do risco de reinvestimento também vale para a marcação a mercado: Se você puder vender antecipadamente esse título e receber um valor próximo do que receberia se deixasse até o vencimento (considerando o I.R, se não está vendendo em uma alíquota mais alta e tal), para que a marcação valha a pena deve reinvestir em outro título que renda líquido o mesmo tanto ou mais do que o que você pretende vender.

Agora, quanto a opção de esperar até o pagamento dos juros, acredito que esse pagamento será considerado no preço da oferta do título que você botar a mercado, descontado de forma similar a que aprendemos que ocorre com os pagamentos de dividendos nas ações.

Forte abraço!

Forte abraço!

• Criar novo...