Jump to content

Pergunta

Postado

Tenho uma dúvida referente a parte dos aportes que alocamos em renda fixa.

Em uma das aulas o Raul sugeriu que parte da reserva de emergência seja alocada no tesouro, e também que as metas sejam alocadas em tesouro... Enfim, não constitui toda minha reserva ainda, mas estou no caminho, porém atualmente está 100% em CDBs de bancos digitais, parte com liquidez imediata e parte em D+1. Estou analisando para passar parte para o tesouro selic e é ai que vem minha dúvida. Qual seria uma maneira eficaz de eu me organizar e saber por exemplo quanto é para metas e quanto é da reserva? Hoje separo por caixinhas, não sei se o ideal seria organizar por planilha, plataforma ou até investir em dois títulos diferentes do tesouro.

• Respostas 3
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Pelo que revisei, a recomendação seria investir no Tesouro Selic (não outros títulos dentro do Tesouro - IPCA,PRE, etc...), principalmente pela liquidez. Mas, se você já está com o dinheiro em CDBs com liquidez imediata, cobertos pelo FGC — e sabe como operá-los —, na minha opinião, faz sentido mantê-los. (que os admin me corrijam se estiver errado).

A sugestão do Raul pelo Tesouro Selic se baseia no fato de que, para quem está começando e ainda não entende muito de investimentos, ele é o ativo de menor risco e com a maior liquidez dentro da renda fixa. Em outras palavras, é o lugar mais seguro para investir sem correr o risco de fazer besteira 😄. E conforme você for ganhando mais conhecimento durante o curso, pode ir diversificando e alocando de forma mais estratégica.

• 0
Postado
4 horas atrás, Lucas Mathus Schweizer disse:

Tenho uma dúvida referente a parte dos aportes que alocamos em renda fixa.

Em uma das aulas o Raul sugeriu que parte da reserva de emergência seja alocada no tesouro, e também que as metas sejam alocadas em tesouro... Enfim, não constitui toda minha reserva ainda, mas estou no caminho, porém atualmente está 100% em CDBs de bancos digitais, parte com liquidez imediata e parte em D+1. Estou analisando para passar parte para o tesouro selic e é ai que vem minha dúvida. Qual seria uma maneira eficaz de eu me organizar e saber por exemplo quanto é para metas e quanto é da reserva? Hoje separo por caixinhas, não sei se o ideal seria organizar por planilha, plataforma ou até investir em dois títulos diferentes do tesouro.

@Lucas Mathus Schweizer

Os CDBs foram emitidos por um banco digital ou apenas estão custodiados neles? Geralmente, sugerimos que se parte da reserva ficar em CDBs de liquidez diária ou imediata que tenham sido emitidos por um bancão varejo.

Ademais, você está com 100% da sua reserva de emergência em CDBs por quê? É só durante a construção dela? Mesmo assim, ainda recomendo que pelo menos 50% dela esteja em conta corrente de um grande banco varejista, não em uma aplicação. Também considero importante ter uma parte em dinheiro em espécie.

Como o @Fernando P falou, se já tiver alocado uma parte da reserva de emergência em um CDB de liquidez imediata, emitido por um bancão, com cobertura do FGC e tal, não precisa tirar pra colocar no Tesouro Selic a não ser que você esteja insatisfeito com qualquer segurança menor daquela oferecida pelo próprio governo.

Agora, quanto à organização, não acho que seja muito difícil considerando que você sabe qual é o valor total dos seus custos fixos mensais + prazeres.
Afinal, sua reserva de emergência será constituída de 6 a 12 meses desses gastos, portanto, se você gasta, a título de exemplo R$1mil com isso e tem uma reserva pra 6 meses, ela seria de R$6mil. Considerando que você bote metade dela no Tesouro, R$3mil do que tiver aportado nele seria a parcela da sua reserva de emergência e o resto seria para demais metas. Basta fazer as contas.

Dito isso, também gosto de organizar as metas em caixinhas justamente para não correr o risco de me confundir, pois sei o quão desorganizado posso ser. rsrs

• 0
Postado

Caros, lembrando da importância de ter uma parte da reserva de emergência em espécie. Debaixo do colchão.

Qqr bronca com seu CPF, justa ou não, vc perde acesso à todas as contas e investimentos. Dinheiro eletrônico só existe qdo existe energia elétrica... Olha a crise da Espanha/Guiana BR há 1 semana... 

• Criar novo...