Estou seguindo o "Módulo Bônus - Imposto de Renda" para fazer a minha declaração de IRPF e fiquei da na dúvida sobre a atualização da "Situação em 31/12/2024" para investimentos no exterior com venda parcial. Vou contar aqui o meu exemplo e gostaria de entender alguns pontos.
Ano passado, fiz a minha declaração de maneira simplificada, mas esse ano vou fazer a completa para conseguir alguns deduções. Na tabela abaixo eu listei aqui as compras e vendas do mesmo ativo e em corretoras diferentes (Avenue e Interactive Brokers). Estou tentando achar o meu PM e também o meu saldo de 2023 e 2024 (dólar PTAX).
Como podem perceber, até o mês 08/2024 não tiveram vendas nesse ativo. Porém, no mês de agosto do ano passado finalizei a minha posição nesse ativo apenas na Avenue. Ou seja, realizei a venda total na Avenue finalizando a minha posição lá, mas mantando a minha posição na Interative Brokers. Aqui um resumo:
Posição antes da venda:
Avenue: 4,08276 unidades do ETF
Interactive Brokers: 70,0425 unidades do ETF
Posição depois da venda:
Avenue: 0 unidades do ETF
Interactive Brokers: 70,0425 unidades do ETF
Minhas dúvidas estão relacionadas a atualização da "Situação em 31/12/2024" com essa venda:
Devo declarar esse ativo de forma separada, ou seja, um registro na aba "Bens e Direitos" para cada corretora?
Considerando que fosse apenas um registro na aba "Bens e Direitos" para as duas corretoras, eu deveria (1) descontar do saldo final o valor inicial que paguei no ativo (soma dos valores pagos 06/06/2023 e 11/07/2023 menos o saldo total) ou (2) descontar o valor atualizado considerando a cotação do dólar da venda (valor recebido na venda em 05/08/2025 menos o saldo anterior, data 12/09/2023)?
PS: na imagem, o saldo marcado em amarelo está seguindo a opção (2) acima, ou seja, pegando o valor do dólar na venda e descontando do saldo anterior.
Considerando agora um mesmo ativo, na mesma corretora, mas com uma venda parcial do ativo, como declarar uma venda parcial desse ativo?
Aqui um exemplo hipotético: eu comprei 10 unidades no dia 1; 30 unidades no dia 2; 15 unidades no dia 3. Totalizando, no final do dia 3, 55 unidades dessa ação. Porém, no dia 4, eu vendi 20 unidades.
Como eu vou atualizar o saldo, uma vez que essa venda pega as 10 unidades (de 10) do dia 1 + 10 unidades (de 30) do dia 2?
Pergunta
Matheus Sena
Olá, pessoal. Bom dia! Como estão?
Estou seguindo o "Módulo Bônus - Imposto de Renda" para fazer a minha declaração de IRPF e fiquei da na dúvida sobre a atualização da "Situação em 31/12/2024" para investimentos no exterior com venda parcial. Vou contar aqui o meu exemplo e gostaria de entender alguns pontos.
Ano passado, fiz a minha declaração de maneira simplificada, mas esse ano vou fazer a completa para conseguir alguns deduções. Na tabela abaixo eu listei aqui as compras e vendas do mesmo ativo e em corretoras diferentes (Avenue e Interactive Brokers). Estou tentando achar o meu PM e também o meu saldo de 2023 e 2024 (dólar PTAX).
Como podem perceber, até o mês 08/2024 não tiveram vendas nesse ativo. Porém, no mês de agosto do ano passado finalizei a minha posição nesse ativo apenas na Avenue. Ou seja, realizei a venda total na Avenue finalizando a minha posição lá, mas mantando a minha posição na Interative Brokers. Aqui um resumo:
Posição antes da venda:
Posição depois da venda:
Minhas dúvidas estão relacionadas a atualização da "Situação em 31/12/2024" com essa venda:
PS: na imagem, o saldo marcado em amarelo está seguindo a opção (2) acima, ou seja, pegando o valor do dólar na venda e descontando do saldo anterior.
Aqui um exemplo hipotético: eu comprei 10 unidades no dia 1; 30 unidades no dia 2; 15 unidades no dia 3. Totalizando, no final do dia 3, 55 unidades dessa ação. Porém, no dia 4, eu vendi 20 unidades.
Como eu vou atualizar o saldo, uma vez que essa venda pega as 10 unidades (de 10) do dia 1 + 10 unidades (de 30) do dia 2?
typo
Top Posters For This Question
2
2
DIAS POPULARES
10/Mai
4
Top Posters For This Question
Flavio Prado 2 posts
Matheus Sena 2 posts
DIAS POPULARES
10/Mai 2025
4 posts
Os mais famosos desse tópico
Flavio Prado
@Matheus Sena quando temos o mesmo ticker em duaseCorretoras diferentes precisamos controlar o preço médio em cada Corretora, e na declaração faremos dois lançamentos. É como se fossem tickers diferen
Flavio Prado
@Matheus Sena sobre esta dúvida funciona assim. Tudo é preço médio vezes a quantidade que você tem. Pegando o seu exemplo. Dia 1 compra 10un a R$10,00/un. Dembolsou R$100,00. Dia 2 compra 30
Posted Images
3 respostas para essa pergunta
Recommended Posts