Jump to content

Pergunta

Postado

Eu aplico em renda variável em uma corretora que não cobra taxa de corretagem. Na AUVP também não cobra taxa de correta, porém tem a fee-based. As corretoras que dizem não cobrar taxa de corretagem, cobram algum valor que não fica claro nas operações e, por ser novato neste assunto, não percebo? Se não cobram e a taxa de corretagem é zero, qual a vantagem de aplicar em renda variável na AUVP?

• Brabo 3

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Se for investir 100% em renda variável (ações), acredito que não há nenhuma outra taxa escondida — é realmente zero, e a maioria das corretoras hoje em dia funciona assim. A diferença está em outros produtos, como debêntures, LIG, LCA, LCI, CRIs, CRAs, etc., e até os famosos COEs, que sim, têm um spread embutido que você não consegue ver.

O spread desses produtos depende da corretora e do tipo de cliente: quanto mais dinheiro você investir, menor tende a ser o spread e melhores as condições na hora de aplicar.

Acredito que a vantagem de modelos fee-based (como o da AUVP) é a ausência de conflito de interesse — já que eles não vão te empurrar produtos ruins só porque a comissão/spread é melhor (o que acontece com assessores de corretoras que não usam modelo fee-based). Além disso, há transparência sobre quanto você está pagando pelo serviço, e acredito que há até rebate do spread, devolvido para você.

Em resumo: se você vai investir apenas em renda variável por conta própria, não precisa de assessoria e não vai ouvir o seu ‘assessor’ tentando enfiar COEs goela abaixo, eu manteria como está. Agora, se for investir em produtos com spread, pode ser que o rebate (dependendo do valor investido) já torne o modelo fee-based vantajoso.

Hoje em dia, todos os bancos/corretoras são obrigados a informar essas taxas embutidas em forma de relatórios trimestrais (ou pelo menos eu tenho recebido assim). O problema é que você só vê isso depois de já ter aplicado o dinheiro… XDDD

• Brabo 3
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado
6 horas atrás, Marco Antonio De Barros disse:

Eu aplico em renda variável em uma corretora que não cobra taxa de corretagem. Na AUVP também não cobra taxa de correta, porém tem a fee-based. As corretoras que dizem não cobrar taxa de corretagem, cobram algum valor que não fica claro nas operações e, por ser novato neste assunto, não percebo? Se não cobram e a taxa de corretagem é zero, qual a vantagem de aplicar em renda variável na AUVP?

Bom dia Marco.

Se sua estratégia de investimentos contempla apenas Renda Variável, como ações e FIIS, e você não tem nenhum tipo de interesse em ter uma consultoria em algum momento da sua vida, realmente não faz sentido pagar fee-based. Também não faz sentido usar corretora que cobra corretagem e custódia.

As taxas invisíveis estão na Renda Fixa.

Mas, após assistir todas as aulas e concluir o curso, você vai entender a necessidade de distribuir seus investimentos em diferentes classes de ativos e aí temos as diferenças. Porém se mesmo após a conclusão ainda persistir em investir apenas em Renda Variável, sim não faz sentido transferir seus investimentos para a AUVP / BTG.

Espero ter ajudado 2 centavinhos

• Brabo 3
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado
8 horas atrás, Marco Antonio De Barros disse:

Bom dia, @Marco Antonio De Barros !

Apenas complementando nossos amigos. 

Eu pensaria antes de tudo se de fato uma estratégia contemplado apenas renda variável faz sentido. O que normalmente não faz. Acredito que você vai investir por alguns anos e ter uma diversificação em outras classes de ativos que vão além da renda variável é imprescindível tanto para segurança como para aumentar a rentabilidade e os lucros.

Realmente se você fosse ficar apenas com renda variável apesar de haver cashbacks também nessa modalidade com IPOs e aluguel de ações por exemplo, pode ser que não compense muito apesar de ainda você ter ganhos a mais que em outras corretoras você não teria. 

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado

Tentando contribuir um pouco com o que extraí de ensinamento das aulas, recomendaria você reavaliar a questão de investir apenas em uma modalidade de investimento sem qualquer tipo de diversificação, você terá folego caso seu portfólio de ação caia em um nível que você se assuste e venda? Não apenas por isso, por mais que você diversifique em várias empresas de setores diferentes, investir 100% em ações pode demorar muito tempo para que você veja de fato essa "estratégia" dando certo.. ou não. A diversificação se faz essencial porque dado a cenários que são cíclicos você tem vantagens específicas em determinados tipos de ativos, consequentemente se você optar apenas por ações apenas, não poderá ter um ganho em outras modalidades como o caso de agora na renda fixa.

E as ações do Exterior? os famoso ETF's que recheiam a carteira com as melhores empresas dolarizadas, você acha que fazer uma diversificação, tentando preservar também seu poder de compra no futuro não seria uma forma de "diversificar" por mais que seja na mesma classe de ativo (ações)?

O Raul faz um analogia muito simples e ela é de fato algo que acontece, mas quando você busca fazer uma dieta você não começa cortando o seu hábito alimentar tudo de uma vez, porque seu corpo, seus costumes não estão preparados para isso e precisa ser gradativo. Numa academia é a mesma coisa, você não começa puxando os maiores pesos se você não é apto ou até em uma corrida, você não vai correr uma maratona sem nunca ter treinado. Então na minha visão investir 100% em ações.. entra nos mesmos quesitos que mostrei anteriormente, para mim não faz sentido, prefiro a diversificação.

• Me ajudou 1
  • Criar novo...