Eslan Silva Postado 19 horas atrás Postado 19 horas atrás Preciso da opinião sincera de vocês sobre uma dúvida que está martelando na minha cabeça… kkk Tenho 31 anos e comecei a investir há pouco mais de 1 ano. Estou na metade do caminho rumo aos meus primeiros R$100 mil — e confesso que, apesar de ter começado “tarde”, sinto que estou indo até rápido pro salário que tenho. Mas agora vem um novo capítulo da vida: vou casar daqui a dois meses, e com isso, vem a necessidade de me mudar para viver com minha esposa. A dúvida que está me tirando o sono é: qual o melhor caminho para continuar crescendo meu patrimônio e ainda conseguir me mudar com ela? Hoje, tenho duas opções: 1️⃣ Morar de aluguel Como não precisamos de muito, achei algumas quitinetes por R$1.300/mês, próximas da faculdade da minha noiva. Seria algo simples, mas funcional. Até cogito bastante viver em alguns Airbnbs de R$1500~1700. O problema: me incomoda bastante a ideia de pagar aluguel — aquela sensação de estar “perdendo dinheiro” todo mês com algo que nunca será meu, sabe? Como eu não acho que esteja na minha hora de financiar uma casa, eu já tinha aceito que era a minha única opção, mas me incomodava bastante pensar sobre. Até que... 2️⃣ Construir no terreno dos sogros Me ofereceram a possibilidade de construir uma pequena quitinete no terreno dos pais da minha noiva. A longo prazo, parece ser uma solução financeiramente melhor. Mas aí entra o dilema: – Não faço ideia do custo real de uma obra assim – Fico com um pé atrás de investir dinheiro em algo que está em nome de terceiros, mesmo sendo a família dela (e ela possivelmente herdando parte do terreno no futuro, junto dos dois irmãos dela) Pode até parecer uma dúvida boba, mas é algo que tem martelado na minha cabeça há meses... Por me sentir “atrasado” na vida financeira, investi praticamente tudo que ganhei no último ano. Tenho me sentido bem com esse progresso — mesmo que a maior parte ainda venha só dos aportes e eu ainda apanhe bastante pra entender de verdade como investir. Só que agora, aos 31 anos, tomei uma decisão de começar a viver um pouco mais também. Casar e construir uma vida com minha parceira. E confesso que bate um medo... medo de estar desacelerando justo quando estava ganhando tração. Não queria sentir que estou regredindo ou ficando pra trás por finalmente escolher aproveitar um pouco da vida agora. Até porque me sinto sendo cruel com minha esposa pensando assim. Alguém aí tem uma visão mais clara sobre essas duas opções? Toda opinião é bem-vinda! Perdão de antemão pelo desabafo! kkk 2
João Vitor Astori Saletti Postado 19 horas atrás Postado 19 horas atrás Cara, construir em terreno de terceiros não é uma boa ideia, ainda mais como voce disse, ela tem irmãos. Já que não quer financiar, alugar talvez seja a melhor opção. Vejo 1 terceira saída, cada 1 morar na casa dos pais, ou então os 2 irem morar na casa dos pais, caso seja possível. ( ok, vida de casados, etc, mas se não tem outro jeito, paciência) 1
Guilherme Latrova Postado 19 horas atrás Postado 19 horas atrás Primeiro de tudo, parabéns pela decisão de se casar. Lembre-se que dois trabalhando enriquecem muito mais rápido. Minha sugestão nada tem a ver com finanças, mas com liberdade (que no fim é o que queremos comprar de verdade, não?). Vá pelo caminho do aluguel. O casamento nos amadurece muito, e o ideal é construir sua família em paz sem intervenção de terceiros. Não conheço você, ou a família da sua noiva, mas às vezes o fato de você morar em algo que é dos pais dela pode dar a falsa impressão de que eles tem o direito de se intrometer nas suas vidas. Outra questão pra reflexão: se você constrói em um terreno que não é seu, de quem é a casa no fim das contas? 1 1
Wellington De Oliveira Robertis Postado 17 horas atrás Postado 17 horas atrás Não se constrói em terreno alheio; Não se empresta cartão de crédito; Não se empresta livro; Não faça um favor antes de deixar claro que é um FAVOR e que ele não vai se repetir. 3 1
Gabriel Novais Caetano Postado 16 horas atrás Postado 16 horas atrás ALUGUEL!!! Sei que da uma sensação ruim de perder dinheiro mas ela tem irmãos, irmãos esses que podem fazer questão do terreno dps de contruido. Além de que o terreno é dos sogros, se eles passassem pro nome dela ia ser uma coisa mas sendo deles é total diferente. Um dia eles podem se irritar com algo, podem jogar na sua cara que o terreno é deles ou rolar briga com os irmãos. Vá pro aluguel. 1
Eslan Silva Postado 16 horas atrás Author Postado 16 horas atrás Parece que vocês são unânimes pelo aluguel, né? kkkk Vou conversar com ela sobre. Muito obrigado a todos que responderam... vai ser difícil perder esse gosto amargo de pagar aluguel, sabendo que eu poderia estar aportando mais. Mas acho que essa é a vida de todo mundo que não herdou um terreno, né? 😅 3
João Barros#1434 Postado 16 horas atrás Postado 16 horas atrás @Eslan Silva Se a ideia é morar juntos, com a independência de um casal e tal é o aluguel sem dúvidas. Concordo com tudo o que foi falado aqui sobre a problemática de construção em lote de terceiros, família misturada a negócios e etc. O que talvez você pode considerar, é encontrar um imóvel que vocês gostem e que se enquadre no MCMV, principalmente se for dentro da faixa 1 ou faixa 2 do programa, onde a prestação provavelmente será pouco maior, igual ou menor que o valor do seu aluguel. Estamos falando de juros de 7% a.a e dependendo das condições rola até um subsídio. Sobre isso, da uma olhada neste post aqui: 1 1
Fabio Augusto De Araujo Postado 16 horas atrás Postado 16 horas atrás (edited) falar pra ti aluguel ou melhor ainda financia uma casa pronta... dois meses é dificil sair uma casa construir ja é foda, um gasto absurdo e dor de cabeça, ainda mais quando vc corre o risco de acontecer alguma coisa e tudo que fez ser em vão e NUNCA construa nada que n esteja no seu nome ou de sua esposa tu conhece sua esposa mas não o carater dos pais dela, mesmo que a relação seja boa.... Oh a Larissa Manoela ai de prova kkkkk Editado 16 horas atrás por Fabio Augusto De Araujo 2
Gabriel Novais Caetano Postado 14 horas atrás Postado 14 horas atrás 1 hora atrás, Eslan Silva disse: Parece que vocês são unânimes pelo aluguel, né? kkkk Vou conversar com ela sobre. Muito obrigado a todos que responderam... vai ser difícil perder esse gosto amargo de pagar aluguel, sabendo que eu poderia estar aportando mais. Mas acho que essa é a vida de todo mundo que não herdou um terreno, né? 😅 Nem um terreno, nem uma casa, nem um ap e nem grana!! Quem nasceu sem nd sofre pra conseguir mas vamos conseguir com fé vamos 1
Elcimar Guimarães Postado 14 horas atrás Postado 14 horas atrás 5 horas atrás, Eslan Silva disse: Por me sentir “atrasado” na vida financeira, investi praticamente tudo que ganhei no último ano. Tenho me sentido bem com esse progresso Quando se é solteiro, existe mesmo essa possibilidade de focar ao máximo nos investimentos. Mas ao se Casar as coisas mudam, e para melhor, pois agora você tem alguém ao seu lado. Por isso o Raul ensina no curso aportar apenas 20% da renda. Para você poder usufruir da vida. 1
Elcimar Guimarães Postado 14 horas atrás Postado 14 horas atrás 5 horas atrás, Eslan Silva disse: O problema: me incomoda bastante a ideia de pagar aluguel — aquela sensação de estar “perdendo dinheiro” todo mês com algo que nunca será meu, sabe? Como eu não acho que esteja na minha hora de financiar uma casa, eu já tinha aceito que era a minha única opção, mas me incomodava bastante pensar sobre. Eu entendo. É uma sensação ruim mesmo. Mas o Aluguel é uma opção melhor! Casar e morar com pais e sogros, atrapalha o desenvolvimento do casal. Me pareceu assim, que você mora num local onde tudo é muito caro. E se você pode pagar até R$ 1.700 de aluguel, acho que mesmo que você não queira financiar um imóvel no momento, seria a melhor opção. Seria muito melhor para R$ 1.700 de uma prestação do que é seu. E você não ficaria com aquela sensação ruim de perder dinheiro em vão. Sem contar que o valor das prestações vai diminuindo com o passar do tempo. 1
Elcimar Guimarães Postado 14 horas atrás Postado 14 horas atrás 3 horas atrás, Wellington De Oliveira Robertis disse: Não se constrói em terreno alheio; Não se empresta cartão de crédito; Não se empresta livro; Não faça um favor antes de deixar claro que é um FAVOR e que ele não vai se repetir. E não se empresta o carro 🚗 também! Só vai passar raiva. 2
Elcimar Guimarães Postado 13 horas atrás Postado 13 horas atrás 5 horas atrás, Eslan Silva disse: Só que agora, aos 31 anos, tomei uma decisão de começar a viver um pouco mais também. Casar e construir uma vida com minha parceira. E confesso que bate um medo... medo de estar desacelerando justo quando estava ganhando tração Que essa fase de obstáculos passe logo. E que tudo dê certo. Parabéns @Eslan Silva pelo casamento! 1
Eslan Silva Postado 13 horas atrás Author Postado 13 horas atrás 23 minutes ago, Elcimar Guimarães disse: E se você pode pagar até R$ 1.700 de aluguel, acho que mesmo que você não queira financiar um imóvel no momento, seria a melhor opção. Seria muito melhor para R$ 1.700 de uma prestação do que é seu. Financiar ainda não dá... não sei o que eu quero e nem onde quero. A principio vamos ficar em Londrina, cidade que a família dela vive, até ela terminar a faculdade. Depois disso, podemos ou não continuar morando lá. Depende do quão bem a gente se sair e gostar de morar por lá.
Eslan Silva Postado 13 horas atrás Author Postado 13 horas atrás Agradeço demais cada um que tirou um tempinho pra comentar aqui. Senti um pouco de vergonha ao começar o post, mas no fim me senti bastante acolhido, e um pouco menos culpado de estar "errando" ao aceitar gastar esse dinheiro com aluguel. Nunca procurei muito sobre financiar uma casa, mas pelo que tô vendo, se eu parar dois/três anos numa mesma cidade, pagando aluguel, eu vou acabar procurando financiar algo pelo MCMV mesmo. 1
João Vitor Astori Saletti Postado 2 horas atrás Postado 2 horas atrás (edited) 11 horas atrás, Eslan Silva disse: Agradeço demais cada um que tirou um tempinho pra comentar aqui. Senti um pouco de vergonha ao começar o post, mas no fim me senti bastante acolhido, e um pouco menos culpado de estar "errando" ao aceitar gastar esse dinheiro com aluguel. Nunca procurei muito sobre financiar uma casa, mas pelo que tô vendo, se eu parar dois/três anos numa mesma cidade, pagando aluguel, eu vou acabar procurando financiar algo pelo MCMV mesmo. Se pensar sobre o financiamento, avalie antes a questão de emprego na área em que você atua e sua noiva pensa em atuar, para acertar mais no imóvel/ local (vale a pena adicionar na conta possíveis filhos) Por hora além do aluguel, tem tambem a solução de moradia com os pais até conseguir comprar algo a vista ou acúmulo de capital consiga te render algo (pode ser diferente do "normal", mas a vida não é um fio de lã reto, está mais para uma bola) Sobre estar errando, não existe erro, não te preocupa, só faz as contas / avaliações de maneira bem fria e calculista antes e boa sorte ! ( não esqueça da calculadora sardinha sobre Aluguel vs Financiamento https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/calculadora-alugar-x-financiar/ , maiores detalhes na aula 4 do módulo 2) Feliz casamento 🥳 Editado 2 horas atrás por João Vitor Astori Saletti
Thiago M Borges Postado 1 hora atrás Postado 1 hora atrás Aluguel ou imóvel pronto pelo MCMV. Nessa segunda opção eu até aproveitaria que AINDA não é casado e olharia se tirar um ap ainda solteiro pelo MCMV pega uma das primeiras faixas, ai não tem erro. Sai mais barato que aluguel e o imóvel é teu.
Recommended Posts