Jump to content

Recommended Posts

Postado

Não li tudo

Mas eu iria pro aluguel por um motivo mto simples

Vai te pressionar a melhorar de vida, simples assim, com esposa então? Tá fudido

Melhor empurrão q esse não existe

Tô falando sério. Qdo vc monta sua família vc tem obrigação de subir de patamar na carreira

Postado

No início do casamento, tudo é muito incerto. Por mais que entremos nessa jornada acreditando no “felizes para sempre”, a verdade é que nem todo casamento dura para sempre. Sou casado há 8 anos, dos quais 5 passamos morando de aluguel. Durante esse período, consegui não só pagar o aluguel como também investir – algo que já faço há 10 anos.

Quando decidimos comprar um imóvel, já tínhamos uma boa quantia para a entrada e a certeza de que realmente fomos feitos um para o outro.

Morar de aluguel pode parecer uma má escolha à primeira vista, mas construir no terreno dos sogros pode ser ainda pior. Nessa situação, o casal dificilmente terá a privacidade necessária – seja para receber visitas, seja para simplesmente curtir um domingo em casa, assistindo a um filme a sós.

Postado (edited)
On 11/05/2025 at 18:15, Eslan Silva disse:

Parece que vocês são unânimes pelo aluguel, né? kkkk
Vou conversar com ela sobre.

Muito obrigado a todos que responderam... vai ser difícil perder esse gosto amargo de pagar aluguel, sabendo que eu poderia estar aportando mais. Mas acho que essa é a vida de todo mundo que não herdou um terreno, né? 😅

Apenas reforçando a opinião do pessoal... NÃO FIQUE NO TERRENO DOS SOGROS.

Só dentro do meu universo bem limitado de conhecidos já sei de pelo menos três situações onde isso não deu certo. Ou os parentes ficam se metendo na vida de vocês, ou ficam cobrando pelo favor, fazem visitas incomodas, jogam na sua cara que vocês estão ali de favor, etc. 

Inclusive passei por essa situação no inicio da minha vida de casado. Morava com meus pais e eles precisavam se mudar para um bairro bem afastado. Nós estavamos junto há três meses, mas já sabiamos que iriamos continuar juntos. Mas, como ganhavamos uma miséria, optamos por morar no terreno da sogra. Como não queria dever nada pra ninguém, combinamos de pagar um aluguel, tudo certinho. Foi um inferno, mas ao mesmo tempo foi um incentivo para juntar grana e sair de lá o mais rápido possivel. Chegou ao cúmulo da minha sogra reclamar porque eu troquei uma fucking lampada!!! 
Depois de dois anos conseguimos juntar grana suficiente para dar entrada em um imóvel e sair de lá. 

Editado por Leandro Henrique Soares
Complementar informações
Postado
On 11/05/2025 at 14:02, Eslan Silva disse:

Preciso da opinião sincera de vocês sobre uma dúvida que está martelando na minha cabeça… kkk

Tenho 31 anos e comecei a investir há pouco mais de 1 ano. Estou na metade do caminho rumo aos meus primeiros R$100 mil — e confesso que, apesar de ter começado “tarde”, sinto que estou indo até rápido pro salário que tenho.

Mas agora vem um novo capítulo da vida: vou casar daqui a dois meses, e com isso, vem a necessidade de me mudar para viver com minha esposa. A dúvida que está me tirando o sono é: qual o melhor caminho para continuar crescendo meu patrimônio e ainda conseguir me mudar com ela?

Hoje, tenho duas opções:

1️⃣ Morar de aluguel
Como não precisamos de muito, achei algumas quitinetes por R$1.300/mês, próximas da faculdade da minha noiva. Seria algo simples, mas funcional. Até cogito bastante viver em alguns Airbnbs de R$1500~1700.
O problema: me incomoda bastante a ideia de pagar aluguel — aquela sensação de estar “perdendo dinheiro” todo mês com algo que nunca será meu, sabe? Como eu não acho que esteja na minha hora de financiar uma casa, eu já tinha aceito que era a minha única opção, mas me incomodava bastante pensar sobre. Até que...

2️⃣ Construir no terreno dos sogros
Me ofereceram a possibilidade de construir uma pequena quitinete no terreno dos pais da minha noiva. A longo prazo, parece ser uma solução financeiramente melhor.
Mas aí entra o dilema:
– Não faço ideia do custo real de uma obra assim
– Fico com um pé atrás de investir dinheiro em algo que está em nome de terceiros, mesmo sendo a família dela (e ela possivelmente herdando parte do terreno no futuro, junto dos dois irmãos dela)

Pode até parecer uma dúvida boba, mas é algo que tem martelado na minha cabeça há meses...

Por me sentir “atrasado” na vida financeira, investi praticamente tudo que ganhei no último ano. Tenho me sentido bem com esse progresso — mesmo que a maior parte ainda venha só dos aportes e eu ainda apanhe bastante pra entender de verdade como investir.

Só que agora, aos 31 anos, tomei uma decisão de começar a viver um pouco mais também. Casar e construir uma vida com minha parceira. E confesso que bate um medo... medo de estar desacelerando justo quando estava ganhando tração.

Não queria sentir que estou regredindo ou ficando pra trás por finalmente escolher aproveitar um pouco da vida agora. Até porque me sinto sendo cruel com minha esposa pensando assim.

Alguém aí tem uma visão mais clara sobre essas duas opções? Toda opinião é bem-vinda!

Perdão de antemão pelo desabafo! kkk

Não construiria em terreno de terceiros, construir não é barato e o terreno não é seu.
Se sua esposa tiver mais irmãos, isso no futuro pode complicar demais numa questão de herança.

E aquela máxima, casou é bom ter uma casa, depende!
Sentaria com minha esposa, primeiro abriria aquela aula da FAMÍLIA, já que ela ainda tá na faculdade morem perto da faculdade até a conclusão da mesma ou próximo do trabalho de um dos dois, evita um custo de transporte,  e comece a avaliar comprar um imóvel no futuro, se programando.

• Criar novo...