Jump to content

Recommended Posts

Postado

Hoje, aos meus 31 anos, compreendo coisas que não compreendia quando estudava no colégio.

Como por exemplo Finanças: Não compreendia a importância e nem sabia como fazer isso. Hoje penso que um adolescente já deveria experimentar o poder dos juros compostos.

Além disso, tem outros conteúdos que eu creio que a escola é incapaz de fornecer com qualidade, como: Filosofia e Idiomas (Inglês, Espanhol, ou até outros).

Depois de 8 anos casados com a mulher da minha vida decidimos que seria hora de ter um filho.

Mediante a data se aproxima dá aquele frio na barriga e o mais importante... Como garantir uma educação excelente para preparar ele melhor pro futuro?

Então minha pergunta é tanto pra quem ainda não tem filho, mas já planeja alguma forma de dar esses (ou outros) fundamentos importantes desde a infância, quanto pra quem já tem a experiência de formar filhos competentes pra vida real.

• Brabo 2
Postado
23 minutes ago, Guilherme Latrova disse:

Hoje, aos meus 31 anos, compreendo coisas que não compreendia quando estudava no colégio.

Como por exemplo Finanças: Não compreendia a importância e nem sabia como fazer isso. Hoje penso que um adolescente já deveria experimentar o poder dos juros compostos.

Além disso, tem outros conteúdos que eu creio que a escola é incapaz de fornecer com qualidade, como: Filosofia e Idiomas (Inglês, Espanhol, ou até outros).

Depois de 8 anos casados com a mulher da minha vida decidimos que seria hora de ter um filho.

Mediante a data se aproxima dá aquele frio na barriga e o mais importante... Como garantir uma educação excelente para preparar ele melhor pro futuro?

Então minha pergunta é tanto pra quem ainda não tem filho, mas já planeja alguma forma de dar esses (ou outros) fundamentos importantes desde a infância, quanto pra quem já tem a experiência de formar filhos competentes pra vida real.

Cara, acho que esse é o maior medo de todos os pais. 

Acredito no começo, até o ensino médio, uma boa escola particular poderá ser de muita ajuda afim de formar uma boa base, o ensino médio não vejo como necessário ser feito em uma escola particular, já que se a base está feita, dá para estudar por fora do que é ensinado na escola pública.

Talvez o ponto mais interessante, não seja só a qualidade do ensino, mas sim aprender a se divertir estudando, afinal o cérebro humano tem uma capacidade incrível de recusar coisas que ele não gosta.

Uma das maneiras de se conseguir isso para um filho é a participação dos pais no estudo como ?

"Se quer que seu filho entenda de violino, aprenda a tocar violino você primeiro.", basicamente tenha o conhecimento para conversa e ou auxílio ou aprenda junto dos pequenos, assim além de ter momentos família e criar laços de confiança, carinho e respeito (te será util na epoca rebelde da adolescência), também acabara ensino por tabela algo a eles, serve tanto para educação acadêmica quanto para moral.

Enfim ninguém quer aprender algo que não sabe para que é usado afinal não tem recompensa e o entretenimento hoje em dia é bem mais recompensador. 

Outro ponto que acho legal é : redes sociais somente depois dos 16 anos de idade e com supervisão, não estou falando para não deixar ter contato com tecnologia, pelo contrário sou a favor, só não vejo com bons olhos a exposição sem supervisão até uma certa idade.

• Aí cê deu aula... 1
Postado

Eu tenho 25 e acabo pensando nisso muitas vezes. Acho que por mais que a gente tenha vontade de dar tudo e não fazer eles passarem por muitas coisas a gente deveria, ter responsabilidades e quebrar a cara em diversas situações podem moldar eles pro bem sabe? E quando isso acontecer estaremos lá pra ajudar e ensinar. Desde os 14 eu trabalho e isso criou algo bom em mim mas minha mãe me ensinou só escassez sobre dinheiro e isso criou um hábito ruim mas por ter responsabilidades e deveres me ajudou a ter mais noção das coisas. Ensinar valores, condutas e tbm sobre dinheiro iria ser bom pra criar uma boa pessoa.

No final isso é bem difícil pq parece uma receita onde qualquer ingrediente em dose diferente da um resultado muito doido.

Postado

Cara essa não tem como cravar uma resposta e por vários motivos. Valores familiares, fases da vida (pais e filhos), visão de educação (o que é estar "preparado" para o futuro) e outros.

Meus filhos já estudaram em escola Waldorf (jardim e primeira infância) já tiveram em home schooling (e com sorte continuamos isso durante a pandemia), e por agora ela estuda em escola de bairro e ele em preparatória pra vestibular daquelas com dois simulados por semana e foco em performance...

Mas a "escolarização" é só uma parte, geralmente exageramos na importância dela. Queremos que sejam boas pessoas, duros com quem precisar e gentis com quem merecer, saibam escolher bons parceiros, vivam a vida sem serem zumbis de redes ou massa de manobra do que for (política, consumo, etc). Saber navegar bem por essas coisas é o desafio deles no mundo atual, sem extremismos, mas com visão crítica aguçada.

Me pareceu sempre mais importante manter um olhar o mais atento possível a fase da vida, gradualmente conduzindo e também considerando os sonhos e projetos deles, levando em conta onde estávamos morando, o que gostaríamos de nutrir neles e desenvolver como valores. Sempre viajamos muito com eles também, muito acampamento, museus, natureza... aumentando a responsabilidade deles sobre alguma parte do que seria feito e ajustando as velas conforme necessidades.

Mas relaxa... com 8 anos de casados, querendo bastante o filho e uma pitada de sorte, tudo vai dar certo!

• Criar novo...