Jump to content
  • 0

Dúvidas relacionadas ao módulo de renda variável - Próxima live (22/08/22)


Fabio Aragone

Pergunta

Prezados Colegas,

Primeiramente, gostaria de agradecer novamente ao Marcelo Ribeiro que me fez o favor de apresentar minhas dúvidas ao Raul mais uma vez.

Em relação à próxima live (22/08/22), tenho apenas duas dúvidas que gostaria de esclarecer:

1ª dúvida: o que seria considerada um bom dividend yeld e uma boa liquidez em relação aos FIIs?

2ª dúvida: considerando um imóvel que valorizou aproximadamente 25\% nos últimos 6 anos e rende cerca de 0,4\% a.m. (líquido), seria melhor vendê-lo e investir o valor em FIIs (ou outros tipos de ativos)?
PS: eu não tenho aquela voz de Cid Moreira, Raul. Qualquer dia darei um jeito de participar da live!

Muito obrigado!
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 2
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

Top Posters For This Question

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Fabio Aragone #TMJ ! Prazer poder ajudar... vou levar para o Raul (normalmente a equipe esta sempre esperta e já separou pra ele tbm)
Vou dar minha opinião sobre suas duas perguntas pra ver se estou aprendendo ou se serei gongado pelo Raul Sena :-)
No caso da sua primeira pergunta temos que separar e falar somente dos 2 tipos mais comuns e que pagam mensalmente dividendos, que são os de papel e os de tijolos, os de desenvolvimento por não ter essa distribuição mensal, deixamos de fora. Normalmente os Fundos de Papel (que como o Raul disse são uma renda fixa bombada e disfarçada) pagam mais que os de tijolos, e normalmente como são compostos por dividas, eles acompanham o momento do mercado da inflação e da selic, claro que existe uma defasagem pois os valores são repassados para os devedores nos momentos de reajustes, em resumo, no momento atual, Bons DY para fundos de papel estão sempre acima de 1\%, chegando em 1,5\% em alguns casos.... a "desvantagem" deste tipo é que normalmente o P/VP sempre fica próximo de 1 (0,9 - 1,1) ou seja, mais difícil comprar com "desconto".
Já nos de Tijolos, é sempre legal analisar o DY em conjunto com o P/VP ... os bons DY ficam na casa de 0,7\% a 1,0\% , porem em muitos casos, devido a vacância, aviso de inadimplência, mudança de inquilinos, renovações de contratos, etc, o mercado precifica isso rapidamente e o P/VP pode mudar bastante e oferecer grandes descontos em relação ao patrimônio do fundo, existem fundos com P/VP 0,6 - 0,7 ou seja, 30\%-40\% de desconto, neste caso você vai estar exposto a um duplo rendimento, que seria com os dividendos e com a valorização da cota.
Em relação a liquidez, temos que levar em conta também sobre qual tamanho de investidor estamos falando, Vender R$10.000,00 em cotas é diferente de R$1.000.000,00 e ai reflete também na régua que temos que colocar quando analisarmos a liquidez dos fundos, quanto maior a posição que for vender ou comprar, pode-se observar um spread maior na boleta dependendo do fundo. Dito isso, eu estava usando uma régua de media de negociações diárias de R$200.000,00 para investimentos da ordem de R$10.000,00 ... fui vender e tive dificuldades, agora estou analisando e escolhendo somente os com negociações medias diárias no minimo de R$ 1.000.000,00 com isso a liquidez fica mais garantida para a ordem de grandeza na casa das dezenas de milhares de reais.
Sobre sua segunda duvida, eu acho que sim, facilmente você vai conseguir dobrar seu rendimento mensal, indo pra casa do 0,8\% a.m. liquido, estou com uma carteira de FIIs já há cerca de 1 ano e meio, e o rendimento dela fica em torno de 1\% a.m. (nesta carteira tenho Tijolo, Papel, Fundo de Fundo)
Abraço!

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...