Wesley Santos Postado 21 de Agosto de 2022 Compartilhar Postado 21 de Agosto de 2022 Clima de copa e o pacotinho de figurinhas está R$4,00!!! rs Pessoal, tava de bobeira vendo qual seria o "valor justo" do pacote de figurinha do album da copa se fossemos apenas atualizar o valor de acordo com a inflação e me deparei com o seguinte cenário: Valor do pacote de figurinha em 2002: R$0,50; Valor corrigido pela inflação (IPCA) de 2002 a 2022: R$ 2,67. O valor corrigido está longe do atual, MAS, vi que o dolar no mesmo período foi de R$ 2,82 para R$5,25, aumento de 186\%. Nesse caso, além da correção da inflação, acham que seria válido aplicar a variação do dolar no preço da figurinha? Isso me fez refletir se isso não seria redundante, tendo em vista que a inflação brasileira ja é influenciada pela desvalorização do real frente ao dolar. O que acham? Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Renzo Nogueira Margotto Postado 21 de Agosto de 2022 Compartilhar Postado 21 de Agosto de 2022 Wesley Santos Seu cálculo de valor justo não leva em consideração o crescimento do mercado de futebol, o aumento do número de consumidores e da demanda, casados com um simples aumento da margem de lucro no pacote de figurinha? A propósito... Tem Copa do Mundo esse ano? ? Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Marcelo R Postado 21 de Agosto de 2022 Compartilhar Postado 21 de Agosto de 2022 Wesley Santos Alem do que o Renzo Nogueira Margotto disse, tem uma coisa bemmmm importante, penso que na cesta de itens que compõem o IPCA não deva ter muita coisa relacionada com figurinhas de album de futebol, então não sei se ele seria o melhor índice para corrigir / comparar isso. Talvez uma coisa que o Renzo disse, por exemplo qual era o valor médio que os jogadores eram negociados ha 20 anos atras e hoje ? ou o valor de mercado dos clubes, ha 20 anos e hoje... Mas é legal a reflexão... (apenas por brincadeira, tenta descobrir quanto custava uma camiseta oficial da seleção ha 20 anos e hoje, e veja se tem mais correlação com o album) Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Wesley Santos Postado 21 de Agosto de 2022 Author Compartilhar Postado 21 de Agosto de 2022 Renzo Nogueira Margotto Marcelo Ribeiro Gostei dos pontos de vistas e da possível correlação com jogador de futebol/itens relacionados ao futebol. Só de curiosidade vou dar uma checada. Mas uma dúvida genuína que surgiu no meio dessa reflexão foi a seguinte: quando estou analisando a correção do valor de um item, seja qual for, eu levaria em conta o IPCA e a variação cambial (dolar x real) ou se eu fizer isso eu estarei errando, sendo redundante, pelo fato de o IPCA, indiretamente, ja refletir a desvalorização do real, frente ao dolar? Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts