Jump to content

Inflação e variação do Dolar influenciando no Album da copa


Recommended Posts

Clima de copa e o pacotinho de figurinhas está R$4,00!!! rs
Pessoal, tava de bobeira vendo qual seria o "valor justo" do pacote de figurinha do album da copa se fossemos apenas atualizar o valor de acordo com a inflação e me deparei com o seguinte cenário:
Valor do pacote de figurinha em 2002: R$0,50; Valor corrigido pela inflação (IPCA) de 2002 a 2022: R$ 2,67.
O valor corrigido está longe do atual, MAS, vi que o dolar no mesmo período foi de R$ 2,82 para R$5,25, aumento de 186\%. Nesse caso, além da correção da inflação, acham que seria válido aplicar a variação do dolar no preço da figurinha?
Isso me fez refletir se isso não seria redundante, tendo em vista que a inflação brasileira ja é influenciada pela desvalorização do real frente ao dolar. O que acham?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 3
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Wesley Santos Alem do que o Renzo Nogueira Margotto disse, tem uma coisa bemmmm importante, penso que na cesta de itens que compõem o IPCA não deva ter muita coisa relacionada com figurinhas de album de futebol, então não sei se ele seria o melhor índice para corrigir / comparar isso.
Talvez uma coisa que o Renzo disse, por exemplo qual era o valor médio que os jogadores eram negociados ha 20 anos atras e hoje ? ou o valor de mercado dos clubes, ha 20 anos e hoje... Mas é legal a reflexão... (apenas por brincadeira, tenta descobrir quanto custava uma camiseta oficial da seleção ha 20 anos e hoje, e veja se tem mais correlação com o album)
Link para compartilhar
Share on other sites

Renzo Nogueira Margotto Marcelo Ribeiro Gostei dos pontos de vistas e da possível correlação com jogador de futebol/itens relacionados ao futebol. Só de curiosidade vou dar uma checada.
Mas uma dúvida genuína que surgiu no meio dessa reflexão foi a seguinte: quando estou analisando a correção do valor de um item, seja qual for, eu levaria em conta o IPCA e a variação cambial (dolar x real) ou se eu fizer isso eu estarei errando, sendo redundante, pelo fato de o IPCA, indiretamente, ja refletir a desvalorização do real, frente ao dolar?
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...