Jump to content

Pergunta

Postado

Senhores, bom dia!

 

Acabei de fazer o meu primeiro aporte na plataforma do BTG. Investi em um LCI de mercado secundário do Banco Master (Vencimento de 61 dias) com taxa de 14,70% a.a. Em minha análise, usando a aula de contrafluxo do módulo 3, estamos em um bom momento para travar investimentos em taxas prefixadas. Seria mais interessante investir em um CDB de longo prazo com taxa equivalente ao LCI citado?

  • Brabo 2

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Postado (edited)

@Felipe Carvalho Ataides, acredito que não sou a melhor pessoa para te responder, pois não sou nenhum especialista.

Mas vi o mesmo cenário que você e, na minha opinião, é melhor optar pelo prazo mais longo... Eu peguei com rentabilidade de 18% e acho difícil a Selic chegar a 18% nos próximos meses — possível até é, mas bem difícil.

E assim, se você pegar com prazo de 61 dias, vai render isso só por 61 dias. Se pegar com prazo de 5 anos, vai render durante os 5 anos, todos os meses.

Editado por Paulo Ricardo Lima
marcando o autor
  • Brabo 3
  • 0
Postado

@Felipe Carvalho AtaidesBom dia!

O conceito que tenho utilizado é o seguinte:
- A SELIC está em máxima histórica e "não deve" e "não pode" permanecer assim, então a minha perspectiva é de que em alguns meses ela comece a cair e chegar em números mais próximos do "normal", lá pelos seus 10% ou menos.
Sabendo disso, se eu comprar um título pré-fixado hoje pegando uma boa taxa de 15%+ chegando até os 19% e 20% como alguns do banco Master, eu garanto essa rentabilidade altíssima pelo prazo que o título possui, vamos aos exemplos:
- CDB 15% | Vencimento 5 anos | Aporte 1.000
Esses 1.000 reais vão render a uma taxa de 15% durante esses 5 anos, mesmo se a SELIC cair para 2%, ou seja você pré-fixou sua rentabilidade.
Quando é interessante fazer isso?
- Quando a SELIC está nas máximas como agora e com perspectiva de começar a cair e chegar em uma normalidade em um curto prazo.

- CDB 15% | Vencimento 60 dias | Aporte 1.000
Esses 1.000 reais vão render a uma taxa de 15% durante esses 60 dias apenas e você precisará realocá-lo em outro título.

-----------------------------------------------
Agora considerando o cenário oposto:
- SELIC em 2%, Não faz sentido eu comprar um título pré-fixado aos 2%, pois possivelmente essa taxa irá subir nos próximos anos.
Sendo assim, se a taxa sobe para 10% eu vou continuar com o rendimento de 2%.
Em cenários como este, o ideal é adquirir CDBs pós-fixados à taxas como CDI, pois caso a taxa SELIC aumente, o seu rendimento também aumentará.
OBS: Nesses cenários será comum ver CDBs pagando 120%, 130% do CDI, ou seja se a SELIC sobe, seu rendimento sobe 120% ou 130% em cima da nova taxa.

  • Brabo 3
×
×
  • Criar novo...