Jump to content

Pergunta

Postado

Eu invisto nele como uma forma de diversificação em empresas mais arriscadas no Brasil. Hoje em dia eu já fiz alguns stock picking nele e tirei duas empresas mais interessantes (E to para incluir a SLC agrícola também). Além da diversificação, eu investi nele por conta da gestora ser a Blackrock.

Até onde meu parco conhecimento se estende, é o único ETF brasileiro que faça algum sentido. Tem algo que eu deveria saber ou me atentar sobre?

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
On 16/05/2025 at 20:01, Ademilton Carvalho disse:

Eu comecei a investir nele, por conta do medo de escolher uma empresa pequena ruim e logo me dar mal, como foi com CASH3, Meliuz. Mas agora eu tenho vontade de fazer mais stock picking, afinal nosso mercado é menor e eu moro aqui.

Porém, lá no exterior, você segue algum ETF de small caps que tenha alguma estratégia diferente de apenas investir em todas as empresas pequenas?

@Ademilton Carvalho. Justo. É que tem muita empresa pequena que considero muito ruim, mas só por ser pequena já tem uma participação no ETF. Uma ou outra é inevitável, mas quando acumula...

Quanto a ETFs de small caps, ainda não tenho uma posição montada no exterior, mas posso te listar alguns que podem valer a pena dar uma aprofundada depois:

• SLY - Investe em Small Caps contempladas no S&P600 SmallCaps Value Index, que busca empresas com alto potencial conforme sua relação de preço, vendas e lucro e pondera por capitalização de mercado ajustada pelo float;
  • AVUV - Historicamente apresenta bons resultados. Fundo de gestão ativa focado em small caps com alto potencial de valorização de diferentes setores de mercado e de setores industriais;
  • IJS (iShares) ou VIOV (Vanguard) - Small caps analisadas como abaixo do seu valor real de mercado quando comparadas a outras companhias;
  • IJT (iShares) ou VIOG (Vanguard) - Exposição a small caps americanas com expectativas de crescimento acima da média em relação ao mercado;
  • VSS - Exposição a small caps globais exceto empresas dos EUA, seguindo o FTSE Global Small Cap ex US Index;
  • SCZ - Small caps globais de países desenvolvidos na Europa e Oriente;
  • DFE - Small caps europeias pagadoras de dividendos.

Espero que seja útil nos seus estudos!

• Me ajudou 1
  • 0
Postado
21 horas atrás, Ademilton Carvalho disse:

Eu invisto nele como uma forma de diversificação em empresas mais arriscadas no Brasil. Hoje em dia eu já fiz alguns stock picking nele e tirei duas empresas mais interessantes (E to para incluir a SLC agrícola também). Além da diversificação, eu investi nele por conta da gestora ser a Blackrock.

Até onde meu parco conhecimento se estende, é o único ETF brasileiro que faça algum sentido. Tem algo que eu deveria saber ou me atentar sobre?

@Ademilton Carvalho

Difícil de dizer. Imagino que você já conheça bastante sobre os riscos e retornos do ETF, além de também ter seu próprio perfil de investidor, estratégia e posição personalizada dele na sua carteira.

Simpatizo com a proposta desse ETF. Gosto de empresas com grande potencial de valorização, mas não analisei ele ainda ou o quanto os "riscos Brasil" pesam nessas companhias menores. Uma coisa que não me atrai muito é que pra entrar nele basta ser uma small cap e nada mais, então tem bastante ativos lá que eu não acho muito atraentes (mas sempre preferi stock picking, mesmo).

Abraços!

• Brabo 1
  • 0
Postado
On 15/05/2025 at 18:09, Bolívar Luiz disse:

@Ademilton Carvalho

Difícil de dizer. Imagino que você já conheça bastante sobre os riscos e retornos do ETF, além de também ter seu próprio perfil de investidor, estratégia e posição personalizada dele na sua carteira.

Simpatizo com a proposta desse ETF. Gosto de empresas com grande potencial de valorização, mas não analisei ele ainda ou o quanto os "riscos Brasil" pesam nessas companhias menores. Uma coisa que não me atrai muito é que pra entrar nele basta ser uma small cap e nada mais, então tem bastante ativos lá que eu não acho muito atraentes (mas sempre preferi stock picking, mesmo).

Abraços!

Eu comecei a investir nele, por conta do medo de escolher uma empresa pequena ruim e logo me dar mal, como foi com CASH3, Meliuz. Mas agora eu tenho vontade de fazer mais stock picking, afinal nosso mercado é menor e eu moro aqui.

Porém, lá no exterior, você segue algum ETF de small caps que tenha alguma estratégia diferente de apenas investir em todas as empresas pequenas?

• Criar novo...