Jump to content

Pergunta

Postado

Boa noite, amigos!

Estou com um plano de longo prazo em investimentos na renda variável. Pretendo investir metade em FII e a outra metade em ações. A pergunta para esse tema á a seguinte: O que vale mais a pena...investir o pouco que consigo juntar no mês diretamente em algum FII/ação ou juntar para investir um montante? Explico: vamos supor que queria investir R$ 50.000 nas ações vale mas só tenha possibilidade de investir R$ 10.000 por mês. O que vale mais a pena...juntar até atingir os R$ 50.000 ou investir R$ 10.000 todo o mês até completar os R$ 50.000? A pergunta também vale para os FIIs. Pode parecer estranho, mas pergunto isso em virtude de acontecimentos como cotações, variações de preços, distribuição de dividendos, variação de situação macroeconômica, etc.

Abraços a todos!  

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado (edited)
10 horas atrás, Fernando Ramalho Paranhos disse:

Boa noite, amigos!

Estou com um plano de longo prazo em investimentos na renda variável. Pretendo investir metade em FII e a outra metade em ações. A pergunta para esse tema á a seguinte: O que vale mais a pena...investir o pouco que consigo juntar no mês diretamente em algum FII/ação ou juntar para investir um montante? Explico: vamos supor que queria investir R$ 50.000 nas ações vale mas só tenha possibilidade de investir R$ 10.000 por mês. O que vale mais a pena...juntar até atingir os R$ 50.000 ou investir R$ 10.000 todo o mês até completar os R$ 50.000? A pergunta também vale para os FIIs. Pode parecer estranho, mas pergunto isso em virtude de acontecimentos como cotações, variações de preços, distribuição de dividendos, variação de situação macroeconômica, etc.

Abraços a todos!  

Sempre parcelado assim você pega as oscilações do mercado. Eu faço aportes mensais sempre. E se recebesse uma quantia grande de uma vez, deixaria na renda fixa e dividiria em vários aportes menores para não desbalancear. Se colocar muito dinheiro de uma vez, o preço irá importar e acertar preço é bem difícil. 

Editado por Rafael Antunes Teixeira Silva
  • Brabo 1
  • 0
Postado
12 horas atrás, Fernando Ramalho Paranhos disse:

Boa noite, amigos!

Abraços a todos!  

@Fernando Ramalho Paranhos, posso estar enganado, mas me parece que você ainda não tem tanta confiança pra encarar um mercado mais volátil. Digo isso porque o motivo que você deu pra juntar dinheiro em vez de investir foi a “variação do mercado”. Mas justamente é essa variação que faz a carteira crescer no longo prazo.

Você vai esperar a bolsa bater recorde pra só então começar a investir? E se quando você tiver os 50k ela estiver no topo e cair 50% no dia seguinte? Investir pensando no longo prazo é estar exposto sempre, nas altas e nas quedas. E nas quedas, o jogo é segurar firme e aproveitar pra aportar mais.

Dito isso, claro que você deve investir seu dinheiro assim que ele estiver disponível. Se paga primeiro, investe de acordo com o plano (já que está por aqui na plataforma, imagino que tenha um de acordo com o diagrama) e, se no mês seguinte a carteira estiver negativa, segue aportando do mesmo jeito. É assim que se constrói resultado.

• Brabo 2
  • 0
Postado
19 horas atrás, Fernando Ramalho Paranhos disse:

Boa noite, amigos!

Abraços a todos!  

Time bom é time em campo, ainda que o aporte seja pequeno, se você já escolheu uma ação ou um fii, quer chegar no montante de 50k, só tem uma maneira começar aos poucos, de 100 em 100.

Acredito que tem que deixar de lado as emoções diante das notícias, das oscilações. Desde que comecei a investir não me lembro de não ter alguem GRITANDO, que a crise chegou, vai chegar ou está chegando. De certo ela chega, é bom não se assustar, não tomar decisões emocionais.

Então, melhor a fazer é entender um pouco do que estiver interessado, como aquela empresa gera caixa, de onde vem o dinheiro, algumas vantagens competitivas, entendo os dos fundamentos.

Escolha empresas resilientes, que atravessaram crises, escolha bons fiis.

Eu comecei com uma cota de ABCP11, pagando corretagem para receber 0,62 centavos na época, a certeza era as leituras, alguns canais de YouTube, uma boa planilha para projetar o futuro e acreditar, acumular leva tempo, tem aprendizados que só vivendo e essa instabilidade do mundo, sempre existirá.

Gere renda ativa, seja consistente no aporte, aproveite a jornada para aprender, altos e baixos vão ser normais, mas é seguir firme.

Eu só queria ter um lote de ITAUSA 😂😂😂. Hoje tenho 10 lotes, nada como tempo, os dividendos, os juros sobre capital, as bonificações e o próprio mercado.

• 0
Postado
22 horas atrás, Fernando Ramalho Paranhos disse:

Boa noite, amigos!

Abraços a todos!  

@Fernando Ramalho Paranhos como disseram os colegas, não faz sentido juntar para aportar em renda variável. Você está focado em cotação, e ela é o que menos importa. Conforme você tem o dinheiro disponível, joga no Diagrama do Cerrado e faz o aporte. O próximo aporte será outro dia, com outras cotações. Você pode até ter uma meta de chegar em R$50mil em um ticker, porém isto não deve ser o limitador, com o tempo, vamos passar deste valor, com certeza.

Segue a sua estratégia, faça aportes constantes, reinvista os dividendos, acompanhe os resultados das empresas que você é sócio, e o tempo fará o trabalho.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • Criar novo...