Jump to content
  • 0

Resquícios do Passado - Rentabilidade muito abaixo do Previsto em um título IPCA+

Pergunta

Postado (edited)

E aí pessoal, faço esse post num misto de dúvida e desabafo.

Da época que nem havia feito o curso ainda e só seguir instrução de assessor, comprei um título de renda fixa.

Um CRA, IPCA+6,73% em 24/04/2024, investindo cerca de R$ 38.835,53.

A data de vencimento foi hoje, 15/05/2025.

O resultado? 40721,96 caindo na conta.

Isso não dá nem 6% de rentabilidade.

Amanhã já vou buscar esclarecimentos sobre isso...mas já deixo o assunto adiantado aqui pra ver se alguém tem uma ideia de qual gambiarra eu caí.

Editado por Nelson Pimentel Carriati
erro ortográfico
  • Brabo 1
  • Sad 2

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado (edited)
17 minutes ago, Nelson Pimentel Carriati disse:

Da época que nem havia feito o curso ainda e só seguir instrução de assessor, comprei um título de renda fixa.

Amanhã já vou buscar esclarecimentos sobre isso...mas já deixo o assunto adiantado aqui pra ver se alguém tem uma ideia de qual gambiarra eu caí.

ainda bem que pagaram...

qual foi o emissor?

Se um CRA pagou menos do que o combinado, isso significa que houve um descumprimento do contrato por parte do emissor do título. Em outras palavras, a empresa que emitiu o CRA não cumpriu com a obrigação de pagar o rendimento prometido aos investidores. 

Dependendo da situação, os investidores podem ter direito a tomar medidas legais para buscar a recuperação do valor não pago.

Editado por Itallo Epaminondas De Queiroz Rêgo
  • Brabo 2
  • 0
Postado
4 horas atrás, Itallo Epaminondas De Queiroz Rêgo disse:

ainda bem que pagaram...

qual foi o emissor?

Se um CRA pagou menos do que o combinado, isso significa que houve um descumprimento do contrato por parte do emissor do título. Em outras palavras, a empresa que emitiu o CRA não cumpriu com a obrigação de pagar o rendimento prometido aos investidores. 

Dependendo da situação, os investidores podem ter direito a tomar medidas legais para buscar a recuperação do valor não pago.

CRA MINERVA, empresa Minerva Foods.

Obrigado. Espero que amanhã eu tenho boas explicações sobre isso... É bem desanimador.

• Brabo 2
  • 0
Postado (edited)

Fala @Nelson Pimentel Carriati,

IPCA do período entre 24/04/2024 até 31/04/2025 foi de 5,53%. O certo é ter também o IPCA parcial de maio/25, mas vamos desconsiderar aqui.

R$ investido = 38.835,53
Taxa contratação = 0,0673
IPCA total = 0,0553

Então: 
R$ final= R$ investido × (1+IPCA total) × (1+Taxa contratação)
R$ final= 38.835,53 x (1+0,0553) x (1+0,0673)
R$ final= 43.741,30

Tirando aí possíveis diferenças de arredondamento, mas o valor que você deveria ter recebido é bem perto disso.

Esse CRA não tinha nenhum pagamento semestral, certo? Tirando o que o @Itallo Epaminondas De Queiroz Rêgo comentou sobre o não cumprimento, acho que essa seria a única explicação. A não ser também que a corretora ou o banco que você comprou esse ativo, cobre algum ágil em cima do rendimento final, mas acho bem difícil.

Depois traz pra gente qual foi a resposta do seu assessor!  

Editado por João Barros#1434
  • Brabo 3
  • 0
Postado
2 minutes ago, Nelson Pimentel Carriati disse:

Aliás, passei de 100k investidos no BTG, aproveitando o ensejo, já dá pra pedir o cartão black?

Ai sim, parabéns pela marca!, imagino que já consiga o Black (Deve ter um lance de analise de credito e relacionamento, mas acho que sim consegue!).

• Me ajudou 1
  • 0
Postado
16 horas atrás, Nelson Pimentel Carriati disse:

@Nelson Pimentel Carriati normalmente os CRAs da Minerva têm cupons e pode ter havia amortização também, por este motivo a conta não dá para ser feita de forma direta entra valor aportado e valor recebido no vencimento. Seria preciso verificar na documentação do título o calendário de pagamentos.

10 minutes ago, Nelson Pimentel Carriati disse:

Ao menos já aproveitei pra mandar tudo pro BTG e comprei títulos de 18,70% ao ano até 2028 rs

Aliás, passei de 100k investidos no BTG, aproveitando o ensejo, já dá pra pedir o cartão black?

Parabéns pela marca alcançada. Com relação ao cartão, basta entrar no app BTG Banking na área de Cartões e verificar qual quais as opções aparecem para você. Não sei dizer o tempo que leva para alterarem as opções com base no patrimônio, pois imagino que você já tenha olhado antes e que o Black não estava aparecendo.

De qualquer maneira, se tiver algum dúvida pode falar com o Suporte que ele conseguem verificar com mais facilidade.

SUPORTE AUVP CAPITAL: https://sard.ink/atendimento-auvp-capital 

• Me ajudou 1
  • Criar novo...