Jump to content

Pergunta

Postado (edited)

Pessoal, queria a opinião de vocês sobre uma dúvida que estou tendo em relação ao IWDA vs o ETF da UBS que segue o mesmo índice (MSCI World).

Atualmente tenho 103 cotas de IWDA, que comecei a investir há um tempo. Só que agora estou pensando em começar a aportar no UBS Core MSCI World UCITS ETF (ISIN IE00BD4TXV59, ticker UETW ou WEDA), que tem o mesmo índice mas uma TER bem menor (0,06% vs 0,20% do IWDA).

Fiz uma simulação para os próximos 20 anos, investindo 1000 euros por mês no UBS, enquanto mantenho as 103 cotas do IWDA sem vender pra evitar pagar IR agora. A ideia é ir migrando aos poucos, só com novos aportes.

O interessante é que, mesmo o IWDA tendo saído na frente, o UBS ultrapassa em valor total depois de alguns anos por causa da diferença de taxa.

Alguém aqui já fez esse tipo de transição? Faz sentido essa estratégia de manter o IWDA e aportar só no ETF mais barato daqui pra frente? Ou melhor vender logo o IWDA e unificar tudo?

Quanto a esmola é demais o santo desconfia e fico na dúvida se estou deixando algum fator de lado ao considerar apenas o TER.

Valeu!

Editado por Diego Sanches
  • Brabo 2

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado
9 minutes ago, Diego Sanches disse:

Pessoal, queria a opinião de vocês sobre uma dúvida que estou tendo em relação ao IWDA vs o ETF da UBS que segue o mesmo índice (MSCI World).

Atualmente tenho 103 cotas de IWDA, que comecei a investir há um tempo. Só que agora estou pensando em começar a aportar no UBS Core MSCI World UCITS ETF (ISIN IE00BD4TXV59, ticker UETW ou WEDA), que tem o mesmo índice mas uma TER bem menor (0,06% vs 0,20% do IWDA).

Fiz uma simulação para os próximos 20 anos, investindo 1000 euros por mês no UBS, enquanto mantenho as 103 cotas do IWDA sem vender pra evitar pagar IR agora. A ideia é ir migrando aos poucos, só com novos aportes.

O interessante é que, mesmo o IWDA tendo saído na frente, o UBS ultrapassa em valor total depois de alguns anos por causa da diferença de taxa.

Alguém aqui já fez esse tipo de transição? Faz sentido essa estratégia de manter o IWDA e aportar só no ETF mais barato daqui pra frente? Ou melhor vender logo o IWDA e unificar tudo?

Quanto a esmola é demais o santo desconfia e fico na dúvida se estou deixando algum fator de lado ao considerar apenas o TER.

Valeu!

Oi Diego,

Eu não fiz este tipo de simulação exatamente com estes ETFs, mas fiz entre o QDV5/NDIA e o FLXI (Índia), e acabei optando por este último. Só que era para começar a aportar, hehehe.

Pela cotação atual você tem pouco mais de 10 mil investidos, e se pretende investir 1000 por mês, em menos de um ano você ultrapassa o valor que atualmente tem em IWDA. É uma relação custo x benefício que você teria de calcular: de um lado o valor a pagar de imposto caso venda agora e invista no UETW (considerando-se um aporte inicial maior, referente ao valor da venda do IWDA menos o imposto), ou deixar quieto e ir aportando aos poucos no UETW. Sem fazer conta, e apenas baseando-me em vozes da minha cabeça (rsrsrs), se eu estivesse no seu lugar teria a tendência de simplesmente começar a aportar no UETW e deixaria o IWDA congelado - isso sem fazer contas.

Um último ponto que acho relevante é o seguinte. O IWDA utiliza a amostragem otimizada, o que significa que ele seleciona uma amostra representativa das ações do índice MSCI World, em vez de replicar todas as ações. Essa abordagem visa reduzir custos de transação e melhorar a eficiência operacional - o que parece não se refletir na realidade porque o TER é bem mais alto, como você indicou. Por outro lado, o  UETW adota a replicação total, adquirindo todas as ações do índice MSCI World nas proporções exatas. Essa abordagem proporciona uma réplica mais fiel do índice, resultando em um tracking error muito baixo.

Espero ter ajudado!

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado

Oi Diego,

Eu não vejo sentido em vender agora suas posições em IWDA. Você só vai pagar imposto à toa.
Mas concordo que passar a aportar no UETW deve ser considerado, a longo prazo te custaria muito menos. Eu passei por uma decisão parecida recentemente (estou comprando FWRA em vez de VWCE).

Acho que o que você precisa pensar nesse momento é na confiabilidade do UETW. O fund size dele é menor e o ETF é mais recente, ou seja, mais arriscado que a do iShares.

• Criar novo...