Victor Augusto Gomes Postado Domingo às 21:50 Postado Domingo às 21:50 Fala Sardinhas Estou fazendo um estudo de caso para a criação de um ETF do setor Bancário, o estudo esta bem no inicio, mas quero opiniões e saber se vcs como investidores, utilizariam esta ferramenta. ETF BANK11 •Objetivo: Propor um novo ETF focado no setor bancário brasileiro. Democratização do acesso ao mercado. • Relevância: O setor é um dos pilares da economia nacional. Justificativa do ETF • Crescente interesse por produtos setoriais. • Ausência de ETF exclusivo para o setor bancário. • Atrativo para investidores focados em dividendos e estabilidade. Composição do ETF Critérios de inclusão: • Bancos listados com alta liquidez e governança sólida. • Inclusão de grandes instituições. Composição proposta • Itaú Unibanco – ITUB4 • Bradesco – BBDC4 • Santander – SANB11 • Banco do Brasil – BBAS3 Estrutura do ETF • Peso de cada ativo será pelo market cap. Estou em duvida, pensei em três opções: 1. Deixar cru, puro pelo market cap. 2. Fazer a separação básica pelo market cap e um balanceamento com base na nota de risco de crédito, os bancos que tiverem uma nota de risco PIOR irão ter menos(-) peso no índice para trazer mais estabilidade, talvez menos retorno, mas será mais seguro. 3. Fazer a separação básica pelo market cap e um balanceamento com base na nota de risco de crédito, os bancos que tiverem uma nota de risco PIOR irão ter mais(+) peso no índice para talvez trazer mais volatilidade, talvez mais retorno na cota, será um pouco mais agressivo. Lembrando que o estudo ainda esta muito cru, penso também em fazer este balanceamento com base no índice de basileia. Ainda vou codar um estudos para saber como que o desempenho sairia, vou trazendo as atualizações neste post. 1
Ademilton Carvalho Postado Segunda-feira às 03:37 Postado Segunda-feira às 03:37 Acho que um ETF com 4 ativos meio sem sentido. Já que é setorial, porque não escolher o Setor Financeiro como um todo e incluir as seguradoras também? 2
Jaimson Bispo Postado Segunda-feira às 03:46 Postado Segunda-feira às 03:46 8 minutes ago, Ademilton Carvalho disse: Acho que um ETF com 4 ativos meio sem sentido. Já que é setorial, porque não escolher o Setor Financeiro como um todo e incluir as seguradoras também? Aí teríamos sete empresas...kkkkkk 1 2
Ademilton Carvalho Postado Segunda-feira às 03:47 Postado Segunda-feira às 03:47 1 minute ago, Jaimson Bispo disse: Aí teríamos sete empresas...kkkkkk Real, kkkkkk Ainda nem vale a pena. 1
Victor Augusto Gomes Postado Segunda-feira às 21:38 Author Postado Segunda-feira às 21:38 17 horas atrás, Ademilton Carvalho disse: Acho que um ETF com 4 ativos meio sem sentido. Já que é setorial, porque não escolher o Setor Financeiro como um todo e incluir as seguradoras também? Sim, porem a ideia é realmente pegar os pontos positivos e negativos apenas e exclusivamente do setor bancário, sem "sujar" com outros tipos de serviços mesmo que sejam do setor financeiro, e a ideia principal é a facilidade, conheço muitas pessoas que investem nos 4 bancos, pois cada um tem seu ponto forte e fraco, cada um tem seu alvo. A ideia é facilitar a vida do investidor que quer investir no setor bancário como um todo, mas ñ quer ficar quebrando a cabeça pensando no peso de cada ativo na carteira e ter que ficar comprando os ativos separadamente. Com um rebalanço passivo pelo Market Cap, a cobrança da taxa do ETF seria algo mínimo, um valor justo pela facilidade, comodidade, conforto. (Olha que muitas pessoas estão dispostas a pagar por mais conforto/facilidade) 1
Victor Augusto Gomes Postado Segunda-feira às 22:08 Author Postado Segunda-feira às 22:08 (edited) PS: Temos ETFs com apenas 1 ou 2 ativos como por exemplo de Cripto e metais preciosos, criados exatamente para facilitar a vida do investidor Fora que mais ferramentas, mas opções, nunca é demais 🤷🏼♂️ Editado Segunda-feira às 22:12 por Victor Augusto Gomes
Fabio Augusto De Araujo Postado Segunda-feira às 23:40 Postado Segunda-feira às 23:40 Banco do Brasil (BBAS3), o Itaú Unibanco (ITUB4), o Banco Bradesco (BBDC4) Santander Brasil (SANB11). Banco Inter (BIDI11) BTG Pactual (BPAC11). Banco da Amazônia (BAZA3) 1
Recommended Posts