Jump to content

Pergunta

Postado

Bom dia Pessoal,

Invisto em renda variável (Br e exterior) há pouco mais de 9 anos. Tenho um bom conhecimento no assunto mas confesso que na Renda fixa nunca parei muito para estudar.

Estou na turma 43, já passei por Renda Fixa mas ainda ficaram algumas dúvidas:

1- Oferta em mercado secundário eu entendi o que é, mas caso eu queira fazer aportes mensais em títulos no mercado secundário eu terei vários títulos diferentes? Como fazer para tentar escolher sempre o mesmo já que não encontrei um nome exclusivo para cada um. Por exemplo

2- "Juros no vencimento" - quer dizer que eu vou receber o rendimento (juros) apenas no vencimento do título?? Mas como funciona com título de liquidez diária e Juros no vencimento?

3 - A compra de títulos como os do Banco Master a 18,70% no mercado secundário permitiria lucrar com a marcação a mercado no caso de queda acentuada da Selic nos próximos 2 a 3 anos?

Agradeço qualquer ajuda nessas dúvidas, pretendo equilibrar a carteira com Renda Fixa (hoje é praticamente 90% em renda variável).

• Brabo 2

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Bom dia, @Juliano Batistela Nicoletti !

5 minutes ago, Juliano Batistela Nicoletti disse:

1- Oferta em mercado secundário eu entendi o que é, mas caso eu queira fazer aportes mensais em títulos no mercado secundário eu terei vários títulos diferentes? Como fazer para tentar escolher sempre o mesmo já que não encontrei um nome exclusivo para cada um. Por exemplo

Todos os aportes em renda fixa são únicos. Por mais que as taxas possa se repetir, cada título comprado é diferente.

6 minutes ago, Juliano Batistela Nicoletti disse:

2- "Juros no vencimento" - quer dizer que eu vou receber o rendimento (juros) apenas no vencimento do título?? Mas como funciona com título de liquidez diária e Juros no vencimento?

Juros no vencimento ignifica que na data do vencimento você recebe de volta na sua conta o valor aportado + juros auferidos já descontado os impostos se houver. 

Liquidez diária significa que diariamente você pode solicitar o valor do seu título e receber de volta o valor solicitado + juros equivalentes. Quando o título é de liquidez diária, o emissor do título está garantindo a recompra do título sem ter intermédio de operação de mercado secundário e uma marcação a mercado compulsória o que poderia fazer você perder rentabilidade e até mesmo capital investido. 

8 minutes ago, Juliano Batistela Nicoletti disse:

3 - A compra de títulos como os do Banco Master a 18,70% no mercado secundário permitiria lucrar com a marcação a mercado no caso de queda acentuada da Selic nos próximos 2 a 3 anos?

Não. Os únicos títulos que tem liquidez garantida para uma efetivação de marcação a mercado sãos os títulos do Tesouro prefixado e IPCA+. Os títulos de emissores privados como CDBs, LCIs, LCAs, etc, tanto de mercado primário como de mercado não tem liquidez para marcação. Além disso, a venda só é possível via mercado secundário que como comentado anteriormente, fará com que você tenha perda de rentabilidade e até de capital dado a marcação a mercado que a corretora vai fazer invariavelmente + taxas que ela cobra na operação.

Espero que tenha ficado claro!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
28 minutes ago, Eddy Paulini disse:

Juros no vencimento ignifica que na data do vencimento você recebe de volta na sua conta o valor aportado + juros auferidos já descontado os impostos se houver. 

Muito obrigado pelos esclarecimentos. Ficou apenas essa dúvida:

Mesmo no caso de juros no vencimento, como é feito a apuração de rendimento. Por exemplo, investi 1000 reais com 15% ao ano. No primeiro mês recebo 15/12% de juros sobre os 1000 reais? No segundo 15/12% sobre os 1000 + o rendimento anterior? 

• Brabo 1
  • 0
Postado
2 horas atrás, Juliano Batistela Nicoletti disse:

Muito obrigado pelos esclarecimentos. Ficou apenas essa dúvida:

Mesmo no caso de juros no vencimento, como é feito a apuração de rendimento. Por exemplo, investi 1000 reais com 15% ao ano. No primeiro mês recebo 15/12% de juros sobre os 1000 reais? No segundo 15/12% sobre os 1000 + o rendimento anterior? 

É efeito de juros compostos. Anualmente o título rende 15%a.a. neste exemplo. E cada mês vai juntando um valor equivalente. É possível ver os valores na calculadora de juros compostos do Investidor Sardinha:

image.png.8475e7345c4a51738c76d7ef816f1a02.png

• Brabo 1
  • Criar novo...