Jump to content
  • 0

Decisões de um Jovem, ou pelo menos perspectivas


Pergunta

Postado

Não sei o titulo corresponde com o que quero falar/pedir conselhos, mas vamos lá...

Vou me formar no final do ano na faculdade de TI, tenho recém completos 20 anos e moro com meus pais no interior do ES.

Atualmente pago todas as contas de casa (água, energia, internet e até os 3 planos de celular), cerca de 500 a 600 reais, porque meus pais focaram durantes esses anos em quitar o apartamento que moramos. Ainda tem meu ticket que ajuda em cerca de 750 reais por mês
( sempre ajudei com o que pude e hoje consigo pagar todas as contas básicas)

Não sou pressionado a sair e muito menos questionado por pessoas próximas ou meus pais mesmo. Meus pais inclusive me auxiliam muito e me ajudam a analisar quando vale um risco de sair ou não. Eu mesmo sou muito criterioso quando o papo são números.

O que eu gostaria de ouvir uma opinião de terceiros é:

Mesmo pagando as contas e assumindo minhas próprias despesas, será que estou acomodado ou deveria pensar em mudar o quanto antes? Tenho planos de sair, e quando surgem oportunidades inesperadas sempre são oportunidades em que vou trabalhar para viver e sobrar menos de 1000 reais no mês, enquanto sendo "responsável" pelas finanças aqui em casa consigo ficar com pelo menos 1500 reais sobrando no mês(pós investimentos, gastos, saídas e festas...)

Outro ponto que gostaria de saber mais voltado para carreira:
Vale a pena um mestrado ou não em TI, meu perfil hoje já é cotado por empresas do Big4 ou até mesmo BigTechs, tenho um inglês C1 e estou para iniciar meus estudos para uma terceira língua (alemão, espanhol ou japonês) para assim expandir ainda mais minhas opções. Mençao para minhas certificações de BigTechs (5 no total) em menos de 2 anos de carteira assinada e que provavelmente irei alcançar 7, me tornando um especialista pela Microsfot (ao menos de título)

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Postado

Primeiramente parabéns pela organização e foco, você é super novo e entendo que está fazendo seu melhor ! Sobre sair ou não da casa dos pais , não vejo problema algum , acho que seu foco agora é estudar e ganhar mais , isso sim vai te abrir oportunidades e opções de escolha 

aproveitando peço que veja o link abaixo , acredito que faça sentido para você 

 

  • 0
Postado (edited)

Como alguém com 12 anos em TI talvez eu consiga te ajudar.

Ter perfil cotado para as Big4 e estar dentro delas são coisas diferentes. Não tome uma decisão baseado no "e se eu for contratado eu vou fazer a, b, c". Seja contratado primeiro, depois você decide o que fazer, haja de acordo com a realidade e não com a ilação. E não querendo jogar água no chopp, trabalhar para consultoria é frustrante e com uma carreira muito dependente de política e "amizades" com os chefes.

Sobre morar com os seus pais, você tem que se responder algumas perguntas antes: 
- Quais são as vantagens de morar sozinho?
- Quais são os custos?
- Por que?
- Vai mudar de cidade?

Morar sozinho muitas vezes é mais uma decisão emocional e de bem estar do que uma financeira.

[Edit: esqueci de comentar sobre o mestrado]
Na minha experiência, ninguém liga para a graduação em si, mestrado e doutorado só servem se você vai trabalhar em setores de pesquisa de big techs e para isso você tem que fazer algo realmente impactante nas teses em alguma faculdade de ponta (ITA, IME, USP). Se você só quer o título de mestre/doutor, não vale nada no mercado.

Editado por Rodolfo Antonici
Faltou um assunto
  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado

Meu amigo... Eu tenho 41 anos e estou no segundo casamento.

No seu caso não sairia da casa de seus pais (por enquanto), tendo em vista os benefícios, primeiramente financeiros e, em segundo lugar, pela comodidade mesmo. No entanto, recomendo a toda pessoa que experencie viver sozinho, claro, tendo as contas balanceadas e uma condição estável. Esta experiencia agrega bastante à pessoa, pois traz a oportunidade de você se conhecer um pouco mais, além de abrir um pouco a visão de mundo e ajudar na maturidade.

×
×
  • Criar novo...