Jump to content

Recommended Posts

Postado

Oi, pessoal! Tudo bem?

Quero levantar aqui uma dúvida sincera que surgiu após acompanhar algumas discussões e aulas. Vejo muitos apontamentos (inclusive do Raul, com quem geralmente concordo) dizendo que consórcio só é bom para quem vende. Entendo os argumentos, especialmente quando falam do comissionamento envolvido… mas será que ele nunca é vantajoso para o cliente?

Tenho o objetivo de trabalhar no setor bancário, e muitos amigos da área me dizem que consórcio é um dos produtos mais comercializados. Claro, sei que há interesse comercial nisso, mas minha intenção é diferente: gostaria de vender apenas aquilo que, de fato, pode ajudar alguém a construir patrimônio com consciência.

Sendo bem direto:
- Existe alguma situação em que o consórcio pode ser, sim, uma boa escolha?
- Ou ele sempre será inferior a outras alternativas?

Se puderem explicar o porquê, agradeço demais!

• Brabo 1
Postado (edited)

Fala @Andre Luiz Jove Gouveia Costa,

Sobre consórcios: financeiramente nunca fazem sentido. Sempre será inferior a outras alternativas, mas estou falando financeiramente. Taxa adm e a inflação ao longo do tempo vão destruir o financeiro da pessoa.

As vezes a pessoa quer antecipar um sonho de comprar um carro, por exemplo (muito comum nos consórcios) , e o seu papel como agente bancário, advisor ou qualquer que seja sua posição no banco - e pensando que você quer ajudar o seu cliente, e não pensando no que vai te devolver mais lucro - pode ser oferecer a melhor forma que lese menos o cliente. Fazer comparações entre pegar empréstimo, um consignado, um financiamento ou um consórcio. Masss no final do dia, financeiramente falando, não compensa.

Saindo um pouquinho do tema consórcios, acredito que desses produtos de empréstimo, único que pode ser realmente melhor financeiramente é um financiamento imobiliário no MCMV. Juros baixos (até mesmo menor que a selic), as vezes até com entrada subsidiada pelo governo, com parcelas iguais ou até inferiores a de um aluguel.

Editado por João Barros#1434
  • Aí cê deu aula... 1
  • Criar novo...