Post popular William Redig Postado ontem às 14:26 Post popular Postado ontem às 14:26 Oi S@rdinhas!! Em janeiro eu escrevi um post sobre o vício saudável dos aportes mensais e como eu iria sofrer por ter que passar alguns meses sem aportar para conseguir pagar uma sequência de emergências que surgiram na minha vida no final do ano passado. Foram 4, quase 5 meses sem fazer aportes novos e mal conseguindo reinvestir os proventos em troca de deixar a reserva de emergência intacta. Demorou mais tempo do que eu imaginava e custou (está custando) bem mais caro do que inicialmente previa, mas finalmente o grosso da despesa está paga e já amanhã eu sobra dinheiro novo para investir! Foram meses de sofrimento, aquela sensação de vazio de não "sair no tapa" as 10 da manhã atrás de uma boa RF no secundário, sem me importar muito com o balanceamento da carteira e outros hábitos que adquiri e cultivei ao longo dos últimos 4 anos. O importante e que pude ajudar meus filhos com o inventário da mãe deles. Adiantei a grana de impostos, advogados, funerais e etc... Foi um montante grande, superior a 70k e que vou recebendo de volta - sem juros ou correção - através do aluguel de 2 imóveis herdados por eles, em suaves prestações que devem acabar em dezembro/26. Ficaram algumas lições: Reserva de Emergência e fundamental. Embora não a tenha usado, só o fato de saber que tem já deixa a noite mais tranquila; Poder se dar ao luxo de não usar a reserva numa real emergência é mais confortante ainda. O custo desse "luxo" foi de ter pausado os aportes por 4-5 meses; Ao fazer meu plano de quando vou chegar à liberdade financeira, considerar uns 20% da janela de tempo de capitalização como sendo sem aportes pois as emergências podem acontecer e acontecem. Melhor prever que não vai aportar e conseguir aportar e chegar à meta antes do que não prever e ser surpreendido por não atingir a meta; Não me importar com o sobe e desce das cotações e não ficar me frustrando com as "oportunidades perdidas" na renda fixa e/ou de uma ativo de RV que eu não tenho din-din para aportar; O tempo passa rápido; foram 5 meses que passaram voando. O primeiro foi mais difícil, mas depois em habituei. Agora, como o título diz: Contagem Regresseiva!! Amanhã cai uma grana boa que vai virar aporte. Desde 2a feira já estou trabalhando numa pre-pesquisa de RF, para saber por onde andam as taxas. Olhando também os bons FIIs que apresentam boa oportunidade de entrada e também as minhas empresas - tem várias "pedindo" que eu compre mais ações delas. Abaixo o link para o post de Janeiro que conta o que houve no final do ano passado. 8
Felipe Braz Sant'anna Postado ontem às 14:39 Postado ontem às 14:39 Parabéns, e esta sua emergência está bem em linha com a última aula do Raul (19/maio), onde ele alerta a importância de se preparar para este tipo de evento. 4
Erik Shine Postado ontem às 16:22 Postado ontem às 16:22 Dias bons virão e os ruins também, isso é viver. E que bom que os bons estão 'de volta', agora é aproveitar as oportunidades e continuar com o foco! 3
Recommended Posts