Jump to content

Pergunta

Postado

Primeiro post, turma 42 :) 

Tenho a seguinte situação:

* um PGBL "inativo" da empresa anterior, aonde não fiz aportes ano passado

* outro PGBL ativo, aonde a empresa contribui com 50%

Perguntas: 

1) Se eu entendi direito, eu devo aportar 12% ao ano no PGBL para receber o desconto máximo na declaração completa do IR, (a contraparte da empresa não entra na conta), correto ?

Infelizmente esse ano eu aportei apenas 30% do valor que me daria esse desconto total. Então já vou me programar pro ano que vem para atingir os 12%.

2) Tenho um valor considerável no PGBL que ficou "inativo" (comi bola), posso sacar o valor total ou fazer a portabilidade...mas acho que conseguiria um rendimento melhor com essa taxa selic maravilhosa de Maio de 2025 do quê continuar em PGBL, já que tenho um outro ativo. Opiniões?

Obrigada pessoal ! Estou estudando o módulo de renda variável no momento e pretendo trazer esse PGBL antigo pra AUVP. 

• Brabo 1

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Bem-vinda à comunidade, @Liliana!

19 horas atrás, Liliana disse:

1) Se eu entendi direito, eu devo aportar 12% ao ano no PGBL para receber o desconto máximo na declaração completa do IR, (a contraparte da empresa não entra na conta), correto ?

Infelizmente esse ano eu aportei apenas 30% do valor que me daria esse desconto total. Então já vou me programar pro ano que vem para atingir os 12%.

Isso, deve aportar 12% da sua renda tributável para ter o benefício máximo do PGBL na base de cálculo do I.R.

Acredito que a participação entra da empresa também entra, pois você vai declarar o valor total que tem na previdência.

19 horas atrás, Liliana disse:

2) Tenho um valor considerável no PGBL que ficou "inativo" (comi bola), posso sacar o valor total ou fazer a portabilidade...mas acho que conseguiria um rendimento melhor com essa taxa selic maravilhosa de Maio de 2025 do quê continuar em PGBL, já que tenho um outro ativo. Opiniões?

Poucas coisas estão mais atrativas do que a taxa Selic atualmente, mesmo com expectativa de queda ano que vem, mas não sei opinar se vale a pena ou não, pois não conheço o PGBL do qual você fala, seus objetivos, carteira, metas, perfil, etc, etc, etc.

Abraços!

• 0
Postado (edited)
1 hora atrás, Bolívar Luiz disse:

Bem-vinda à comunidade, @Liliana!

Isso, deve aportar 12% da sua renda tributável para ter o benefício máximo do PGBL na base de cálculo do I.R.

Acredito que a participação entra da empresa também entra, pois você vai declarar o valor total que tem na previdência.

Poucas coisas estão mais atrativas do que a taxa Selic atualmente, mesmo com expectativa de queda ano que vem, mas não sei opinar se vale a pena ou não, pois não conheço o PGBL do qual você fala, seus objetivos, carteira, metas, perfil, etc, etc, etc.

Abraços!

Obrigada pela resposta! 

Então, eu acho que a parte da empresa não entra porque quando fiz a importação da declaração pré-preenchida apenas vieram os valores que eu aportei e não a parte da empresa...vou pegar a documentação do IR e ler essa parte (Ps: acabei de verificar, (infelizmente) apenas os meus aportes são dedutíveis, os da empresa não)

Sobre o PGBL da empresa antiga, eu considero isso como se fosse dinheiro para uma futura aposentadoria, não vou sacar nenhum centavo para gastos nos próximos 15 anos pelo menos, só quero investir para ter melhor rentabilidade mesmo. Em algo seguro (como renda fixa, tesouro selic, etc) porque não quero arriscar esse dinheiro em algo de maior risco.

Editado por Liliana
  • Brabo 1
  • 0
Postado
1 hora atrás, Liliana disse:

Obrigada pela resposta! 

Imagina! Tô aqui pra isso! (literalmente. rsrsrs)

Então, eu acho que a parte da empresa não entra porque quando fiz a importação da declaração pré-preenchida apenas vieram os valores que eu aportei e não a parte da empresa...vou pegar a documentação do IR e ler essa parte.

Se ainda não ficar muito claro, vale a pena conversar com um contador também!

Sobre o PGBL da empresa antiga, eu considero isso como se fosse dinheiro para uma futura aposentadoria, não vou sacar nenhum centavo para gastos nos próximos 15 anos pelo menos, só quero investir para ter melhor rentabilidade mesmo. Em algo seguro (como renda fixa, tesouro selic, etc) porque não quero arriscar esse dinheiro em algo de maior risco.

Entendo. Nesse caso, me parece que você já se decidiu! rsrs
Confio que você saiba o que é melhor pra si mesma, e na minha opinião voltar a atenção aos títulos de renda fixa e Tesouro Selic tem bastante lógica, mas não posso fazer nenhuma recomendação de investimentos, compra ou venda.

O que posso recomendar é que dê uma olhada nas aulas do módulo 3 para criar sua própria estratégia e entender alguns conceitos fundamentais para sua jornada no mundo dos investimentos. Lembre-se também de que, caso não tenha terminado todas as aulas dos módulos principais, não movimente seu patrimônio, pois algumas lições importantes para o início dos aportes são passadas no final do curso.

Forte abraço!

• Brabo 1
  • Criar novo...