Jump to content

Pergunta

Postado

Primeiro post, turma 42 :) 

Tenho a seguinte situação:

* um PGBL "inativo" da empresa anterior, aonde não fiz aportes ano passado

* outro PGBL ativo, aonde a empresa contribui com 50%

Perguntas: 

1) Se eu entendi direito, eu devo aportar 12% ao ano no PGBL para receber o desconto máximo na declaração completa do IR, (a contraparte da empresa não entra na conta), correto ?

Infelizmente esse ano eu aportei apenas 30% do valor que me daria esse desconto total. Então já vou me programar pro ano que vem para atingir os 12%.

2) Tenho um valor considerável no PGBL que ficou "inativo" (comi bola), posso sacar o valor total ou fazer a portabilidade...mas acho que conseguiria um rendimento melhor com essa taxa selic maravilhosa de Maio de 2025 do quê continuar em PGBL, já que tenho um outro ativo. Opiniões?

Obrigada pessoal ! Estou estudando o módulo de renda variável no momento e pretendo trazer esse PGBL antigo pra AUVP. 

• Brabo 1

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Bem-vinda à comunidade, @Liliana!

19 horas atrás, Liliana disse:

1) Se eu entendi direito, eu devo aportar 12% ao ano no PGBL para receber o desconto máximo na declaração completa do IR, (a contraparte da empresa não entra na conta), correto ?

Infelizmente esse ano eu aportei apenas 30% do valor que me daria esse desconto total. Então já vou me programar pro ano que vem para atingir os 12%.

Isso, deve aportar 12% da sua renda tributável para ter o benefício máximo do PGBL na base de cálculo do I.R.

Acredito que a participação entra da empresa também entra, pois você vai declarar o valor total que tem na previdência.

19 horas atrás, Liliana disse:

2) Tenho um valor considerável no PGBL que ficou "inativo" (comi bola), posso sacar o valor total ou fazer a portabilidade...mas acho que conseguiria um rendimento melhor com essa taxa selic maravilhosa de Maio de 2025 do quê continuar em PGBL, já que tenho um outro ativo. Opiniões?