Jump to content

Gestação Financeira


Recommended Posts

Então vamos lá. Brinks. Kkkk
Acho eu que não é a ideia aqui do curso a organização das finanças além da montagem da carteira. Quero compartilhar o que aprendi nesses quase 10 anos que estou no mercado e também aprender com a experiência de vocês.
Desde meados de 2015 eu comecei a estudar sobre investimentos. Não lembro como mas cai em alguns vídeos de trader. Naquela época os vídeos eram mais de boa. Ninguém vendia a ideia de ficar rico rápido e tal. Por sorte eu não tinha controle financeiro, então não tinha grana pra compra lotes de ações da petro. E nem sabia que dava pra comprar fracionado. Graças a Deus. Ah. A promessa era 30\% ano. Tinha um curso em DVD que acabei não comprando. Aprendi uns padrões gráficos e tal mas desisti. Não ia ter dinheiro pra fazer trade.
Foi aí que comecei a buscar sobre outros tipos de investimentos. Aprendi o que era renda fixa, variável e tal. Só que tudo bem superficial. Então fui testando aqui e ali. Não sobrava grana no final do mês, só investia mesmo final de ano com o décimo terceiro.
O próximo passo foi aprender a fazer sobrar dinheiro no final do mês pra investir mensalmente. Parecem coisas óbvias mas a gente não enxerga. Li alguns livros e acompanhava alguns youtubers que nessa época, agora uns 4 anos depois já tinha bastante por aí.
Cada livro e cada vídeo ascendia uma luzinha na cabeça. O insight principal foi: “Primeiro pague os boletos a si mesmo depois pague os outros”.
Foi aí que comecei a guardar entre 5 há 10\% todo mês. Mas na ansiedade de comprar ações, ou ter retorno gigantes com os CDBs mais loucos do mercado me fez ignorar a reserva de emergência. já sabemos como essa história termina né.
Mais alguns meses depois já tinha minha reserva de emergência. Agora tava tranquilo pra começar a investir. Porém ainda faltavam mais alguma coisa. Pois juntava, juntava, juntava até que precisava gastar tudo. Dar entrada no financiamento da casa. Comprar um carro. Fazer reforma na casa.
Me incomodava juntar por meses e zerar o caixa sempre. Então mais uma coisa boba mas que funciona são mas metas. E foi recentemente que entendi como este conceito é importante. Agora os investimentos estão divididos entre previdência privada e as metas. Acho agora que cheguei num bom ponto de maturidade. Só preciso entender melhor a dinâmica do mercado pra não fazer cagada com meu dinheiro.
Como está minha gestão hoje:
Do salário eu separo: 10\% pra minha previdência que também é o sustendo da família no futuro. 5\% vai pra “previdência” do meu filho. Desde que nasceu eu abri uma conta pra ele. Fazem quase 3 anos. Estes 15\% é lei. Caiu grana na conta já separo essa parcela.
Então separo uma parcela pros gastos essenciais e outra parcela menor pro lazer. Comer fora, dar um rolê, comprar um presente pro filho ou pra esposa…
Depois disso o que resta vai para as metas. Metas no plural, e são muitas:
Metas pro longo prazo. Trocar de carro , trocar de casa.
Metas para 2024. Tudo que eu quero conquistar até lá. Uma viagem mais cara com a família por exemplo.
Metas para 2023.
E as metas para 2022.
Depois de muitos anos aos trancos e barrancos cheguei nesse sistema. Na verdade fazem uns 4 meses que comecei com essas metas separadas por prioridade é tempo. Pois senão nunca ia conseguir juntar o dinheiro pra comprar um cada maior daqui uns 10 anos e viver o presente.
Só está um pouco difícil de organizar as coisas. As planilhas do Google DOCs vão ficando cada vez maiores. Kkk
Gostaria de saber mais da história de vocês, das suas experiências. Quem sabe não consigo mais alguns insights pra aprimorar meu sistema de planejamento financeiro.
Espero também que meu relato ajude alguém que esteja no início da jornada. São 10 anos quase de estrada.
Ps: tenho hoje 33 anos. ?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 8
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Fala hebert. Tudo bem ?
Antes de tudo, desejo sucesso na sua jornada.
Quero deixar claro que essa é a minha opinião, não quero mudar a sua cabeça e influenciar você a nada, afinal nossos sonhos são diferentes, mas o propósito de alocar bem os recursos são iguais para todos aqui do grupo e isso tem que ser falado.
Acredito que essa questão da gestão do investimento e como alocar os recursos seja muito pessoal, baseado em suas metas e sonhos, mas vou deixar meu insight…
Eu por exemplo não tenho um sonho de ter uma casa para reformar do meu jeito ou o carro do ano, eu só quero colocar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilo sabendo o dinheiro está trabalhando pra mim.
Não quero muitas emoções, sofri muito na pandemia e deixei o caixa da minha empresa no vermelho, fiquei completamente frustrado e ansioso.
Também não faria uma previdência para meu filho, pra ele eu só daria educação (principalmente a financeira.
Eu focaria em arrumar forma de ganhar bem, de forma consistente (sem depender de apenas 1 renda) e investir no mínimo 30\% do que ganho buscando uma carteira com rentabilidade minima de 0.8\% ao mês, diversificando entre renda fixa, renda variável e exterior (conforme ciclo de mercado) com empresas pagadoras de dividendos e empresas de crescimento (sabendo o que tá fazendo) como o Raul ensina no curso.
Lembrando que, minha vida é completamente diferente da tua. Mas resumidamente, uma carteira vencedora é a carteira que consegue vencer a inflação no longo prazo + reinvestir os dividendos pra gerar a bola de neve e deixar os juros compostos trabalhar, essa é realmente a única verdade possível.
Para metas de viagens com a família, aconselho estudar sobre as milhas aéreas, focar nos clubes da esfera (Santander) e livelo (Bradesco).
Espero ter te ajudado. Abraçosss
Link para compartilhar
Share on other sites

Muito bacana sua historia, isso me fez observar a minha trajetoria por mais que seja curta, e ver que cortei alguns caminhos graças a livros e alguns videos que usei como estudo.
Entao vamos la, Briks² kkkkkk
Comecei em AGO21 a me aventurar nos investimento o primeiro valor que mandei para a corretora foi 2 reais que tinha na conta da NuBank. e sempre que sobrava um dinheirinho la eu ja mandava pra corretora e isso me fez começar criar o habito ate que consegui minha primeira parcela do Tesouro Selic a 113 reais.
Ja estava com foco de investir 300 por mes que foi ate o final do ano sem conseguir bater a meta. ao fim do ano me vi obrigado a vender os 1200 mais ou menos que tinha conseguido investir para poder pagar umas contas em atraso.
Mas ao menos consegui começar o ano de 2022 sem contas atrasadas e mais aliviado.
Mes de janeiro consegui a meta de 300 mais estava mais ousado queria começar a investir 1000 por mes pq com 300 nao dava pra comprar muitos ativos hahaha
Bom tinha voltado a trabalhar como motoboy pois tinha saido da profissão e estava ganhando menos, e quando voltei automaticamente meu salario voltou a ser maior mais com mais disciplina e educação comecei administrar melhor meu salario conseguindo o investimento de 1000 por mes e mais 100 reais em livros.
Comecei a viver mais no Futuro abrindo mao do presente mais nao ao extremo separava um valor por mes pra lazer algo em torno de 250 reais, ja nao tinha "status" vendi carro que estava financiado ainda mais mantive a moto pois era o meu Passivo Ativo que me dava o ganha pão.
Chegou em curitiba uma empresa que aluga moto e comecei a ver aquilo com outros olhos a minha moto atual eu tinha despesas de 1700 por mes contando manutenção, parcela, documento (que eu comecei a separar o valor por mes), seguro e combustivel. comecei a ver os pros e contra de se ter uma moto alugada ou propria e entao decidi alugar a moto e vender a minha.
Com o aluguel da moto passei a ter uma despesa de 1060 por mes (560 aluguel e 500 combustivel) e ainda com a venda da moto me sobrou 2300 que advinha para onde foi ? hahaha e tambem com o valor que ia me sobrar por mes pq agora estava com moto alugada comecei a investir 1500 por mes.
entao logo venho a aportunidade de fazer o curso, e assim confirma muitas coisas que ja tinha aprendido pois sempre consegui ser autodidata.
Agora pra resumir 1 ano depois consegui convencer minha esposa a começar a investir tbm aumentando ainda mais nosso aporte mensal.
por enquanto essa é a minha historia
Link para compartilhar
Share on other sites

um pouco da minha pequena jornada tbm
Entao vamos la, Brinks 3 Um pouco da minha pequena jornada no mundo dos investimentos Comecei a estudar sobre investimentos a muito tempo, mas eu pensava que era um mundo onde só os ‘’engravatados’’ operavam, então não lembro quando eu me interessei de verdade, mas que comecei a acompanhar faz mais de 2 anos e comecei a investir faz 1 ano e meio Obs: tenho 19 anos Nunca acreditei muito nessas parada de trade (ganhos fáceis), então sempre quando alguém vinha me falar algo sobre, eu só escutava e não executava (escutava para não escutar explicações de pessoas que não sabem o que estão falando) Na época que eu comecei fui nessa ideia de construir patrimônio também, porém, fui nessas de acompanhar carteiras de youtubers, e acabei me lascando kkkk, a minha sorte foi que comecei com pouco, então no final das conta perdi cerca de 50\% kjkkkk, a ''sorte'' que era só 150 reais (obs muito importante: nunca pedir dinheiro para os meus pais para investir, ai vocês perguntam, como uma pessoa sem trabalhar arruma 300 reais ?, é amigos, sabe esses aplicativos que dão dinheiro por convidar alguém ? então todo o dinheiro que eu ganhava nele eu investia, estava aprendendo com os meus erros com esse dinheiro, estudando ações, diversificando, etc...) Como entrei no caminho certo ? assistindo o canal do Raul, vendo a sinceridade dele me ganhou (isso não tem preço, ver as pessoas falando o que pensam realmente) Para finalizar hoje com 19 anos tenho um patrimônio legal (tudo do meu suor e trabalho) graças ao meu esforço e dicas do Raul! ABS :)
Link para compartilhar
Share on other sites

Então vamos lá , Brinks 4
Tenho 44 anos , comecei trabalhar aos 14, vivi a época da hiperinflação e lembro dos perrengues dos meus pais para por comida dentro de casa ! Enfim organização financeira nunca foi o forte deles e com isso não sei o porque mas sempre poupei (guardava boa parte do salário ) Mas infelizmente ou felizmente passei por situações de desemprego em que eu tinha reserva de emergência sem saber o que era (passei por períodos escassos mais de 3 vezes ) Bom durante fase adulta até os 35 era ainda era um bom poupador na poupança (não tenho vergonha disso , e confesso que foi difícil migrar ) já tinha salários melhores mas em 2016 passei por mais um desemprego mas neste momento eu estava conhecendo a renda fixa a qual fiquei com todo investimento até este ano! Dia 01 de abril de 2020 fui demitido (pandemia x setor serviços ) e isso me fez usar a RE (já sabia o q era q pra que servia) com muito cuidado! Projetei 12 meses e acabei usando 4! E em 6 meses ela estava intacta novamente! Meu pai faleceu em março deste ano , após ficar mais de 30 dias em UTI particular, e novamente a reserva se fez necessária e pude tranquilizar meus irmãos e mãe (para que não se desesperassem com a conta , apenas poder passar pelo luto ) Contei isso pq vejo que a Reserva de emergência e a organização de nossas contas é a base da pirâmide e por sorte durante minha vida passei por desempregos inesperados e nunca fiquei desesperado! Meu objetivo na AUVP é poder fazer o dinheiro que Ganho hoje (consegui investir em minha carreira e consigo hoje poupar 35 a 45\% do salário mensal) Quero organizar minha carteira de aposentadoria e no meio da trajetória construir uma casa simples q me atenda! Eu sempre tive medo mas agora após conhecer investidor sardinha estou ansioso para montar um carteira , estratégia , e plano com ações , criptos, fiis, ou seja aproveitar um pouco de cada investimento! Desejo que todos aqui consigam estar mais próximos de seus objetivos …. E ou no caminho deles … já estamos aqui … vamos pra cima!
Link para compartilhar
Share on other sites

Lá em casa dinheiro era um problema. Meu pai recebia aluguel de um imóvel que herdou junto com sua irmã. Ele não trabalhava.
Minha mãe era empresária. Vivia endivida. Nunca faltou comida dentro de casa. Mas eram tempos turbulentos. Os dois viviam brigando. Credores ligando e batendo na porta o dia inteiro. Sempre a gente acabavam sem água ou energia.
Eu sou o terceiro de quatro filhos. Aos 15 ou 16 anos comecei no meu primeiro emprego. Trabalhava meio período e recebia 50 reais. A partir daí iniciei minha “independência ”. Embora meus pais colocassem a comida dentro de casa todos meus gastos era eu que bancava até chegar ao ponto que eu acabava os ajudando. Todos esses anos complicados em casa me fez querer uma vida melhor no futuro. Fiz minha faculdade. Arrumei um emprego e melhor e comecei a estudar sobre investimentos. Casei. Financiei uma casa, quitei, comprei um carro. Agora o foco é a aposentadoria que se Deus quiser chegará em 17 anos.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 semanas depois...
Cara, mandou bem... Eu só fui organizar a minha vida financeira aos 40 anos... hoje estou com 58 e também estou aqui para evitar fazer burrada nos investimentos... pois é muito difícil fazer o "bolo crescer" para deixá-lo cair no chão e ter que começar tudo novamente...rsrsrs... Somando conhecimentos vamos mais longe... Agora 6h57min. para o início da Live da T13...tic tac...
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...