Luan Sobreira Eustáquio De Oliveira Postado 3 de Setembro de 2022 Compartilhar Postado 3 de Setembro de 2022 Boa tarde, Desde que me cadastrei na UVP eu comecei a investir por conta própria e peguei parcelado em 7x (pagar a vista seria o mesmo preço, então parcelei) um Kit de painéis fotovoltaicos, quase 21K.Dessa forma vou conseguir gastar só um pouco da reserva de emergência ao longo desses 7 meses, mas o salário será destinado em 100\% nas contas. Será que ainda compensa fazer o curso nesse momento? Uso a reserva de emergência para ir investindo enquanto estou com o salário comprometido? Minha carteira atual de investimentos, fiz cagada né? Queria fazer o curso para ver se tem como salvar ela, mas não vou conseguir me comprometer a fazer os aportes que passei pelo Wpp durante o contato. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Jeanluca Fernandes Pereira Postado 3 de Setembro de 2022 Compartilhar Postado 3 de Setembro de 2022 Olha só por nao ter nenhum coe, ou fundo de investimento já um bom começo Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Henrique Magalhães Postado 3 de Setembro de 2022 Compartilhar Postado 3 de Setembro de 2022 Luan Sobreira Eustáquio De Oliveira você já deu passos que acredito q muitos ainda não deram e provavelmente você vai sim aproveitar o que aprender! Só não entendi o porque você menciona que vai gastar a reserva de emergência para investir , entendo que a reserva teria outro objetivo! Mas de cara você deu uns passos à mais que muitas pessoas, eu mesmo ainda não invisto em ações ou cripto, comecei com FIIs sozinho para sentir como é (acredito ser uma forma de aprendizado também - não q seja a melhor )! Vamos pra cima cara ! Tô ansioso pra começar o curso! Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Matheus Matias Otton Postado 3 de Setembro de 2022 Compartilhar Postado 3 de Setembro de 2022 Você claramente está se arriscando. Na minha opinião particular, não seria o correto usar sua reserva de emergência para investir como você demonstrou, pois esse não é o objetivo dela. Meu conselho seria para você se organizar financeiramente antes de investir. É melhor investir sabendo que aquele aporte não fará falta do que se arriscar e ter uma grande probabilidade de dar algo errado. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Heberth Jorge Feres Postado 3 de Setembro de 2022 Compartilhar Postado 3 de Setembro de 2022 Usar a reserva de emergência como já disseram acima, é fria. A reserva tem que estar em ativos com liquidez para poder ser sacado de imediato. Faz o curso de boa. Vai aprendendo para quando estiver de boa novamente você investir. Quem sabe não faz um rebalanceamento da sua carteira, não que esteja errada, mas o curso vai te abrir os horizontes do mercado financeiro. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Danilo Alves Silva Spinola Barbosa Postado 3 de Setembro de 2022 Compartilhar Postado 3 de Setembro de 2022 Unico "problema"que eu vejo, é que esta muito concentrada a tua carteira, mas nada assim muito difícil de corrigir. Eu não teria Oi, mas se esta dentro do porcentagem de risco, não vejo tanto problema. Também sou T13, vamos melhorando durante o curso! Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Gustavo Henrique De Souza Postado 3 de Setembro de 2022 Compartilhar Postado 3 de Setembro de 2022 Cara pelo fato de vc ter 60\% em renda fixa e mais 20\% em bons ativos como Taesa e Klabin, não está difícil de corrigir sua carteira. Mas faça o curso sim, depois de finalizado vc olhará para essa sua carteira e entenderá se errou e onde errou. TMJ turma 13. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Igor Caio Braz Oliveira Postado 3 de Setembro de 2022 Compartilhar Postado 3 de Setembro de 2022 O curso não é pro curto prazo e vai te prover conhecimento para se planejar não só no que compete investimentos como também, logicamente, gerenciamento da renda mensal. As aulas de educação financeira básica são ótimas, acredito que você vai fazer bom uso delas Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Lauro Garcia Da Silva Postado 6 de Setembro de 2022 Compartilhar Postado 6 de Setembro de 2022 Luan Sobreira Eustáquio De Oliveira Veja se a tua reserva não está superestimada. Por exemplo: se tem emprego estável (tipo concurso), tem seguro de carro e casa, tem plano de saúde, os riscos de precisar de grana são menores. Reavalie tua exposição ao risco e, se o risco for realmente pequeno, considere a possibilidade de um eventual empréstimo, se necessário. Digo isso pq estou em situação parecida, mas fiz a UFV em três vezes. Fiz pq agora é a melhor hora, considerando a nova lei e possibilidades de descontos nas tarifas. Fui avaliar minha situação e meu risco é muito baixo, o que me possibilita aportar um pouco do montante que eu achava que era reserva. Boa sorte na escolha! Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Leandro Lopes Varanda Postado 6 de Setembro de 2022 Compartilhar Postado 6 de Setembro de 2022 Agora você já comprou a energia solar, não vale mais a minha dica, para quem ainda não comprou pode valer. O que fiz foi encaixar um financiamento num valor abaixo do que pagava de energia, assim não tirei dinheiro de outro lugar, só deixei de dar o dinheiro para a Cemig e passei para o santander. Assim fixei meu custo de energia e, ano que vem, vou ter uma sobra de dinheiro mensal, sem comprometer meu orçamento mensal agora. continuo investindo e tendo uma sobrinha para lazer com a família. Não esvazie seu fundo de emergência se não for uma emergência, ele é sua única salvação no caso de perder o emprego, sua empresa quebrar ou você ficar impedido de trabalhar por qualquer motivo. Seja responsável. Quanto a carteira, mantenha o que tem e foque em melhorar a medida que for aprendendo no curso, não se preocupe com as cotações, elas são voláteis mesmo. Tirando a OI, o resto não está ruim. Mas deixa a OI ai, vender vai ser pior. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts