Jump to content

Pergunta

Postado

Boa tarde, comunidade!

Acabei de finalizar o módulo 3 e tenho por volta de 80k investidos hoje divididos em diferentes CDBs.

~ 36k a 102% do CDI (já com IR de 15%)
~ 35k a 107% do CDI (ainda 22,5% de IR)
~ 5k a 120% do CDI (ainda 22,5% de IR)
~ 5k a 116% do CDI (liquidez diária no 99Pay) 

(Pretendo realizar aportes por volta dos 3,5k ao mês, caso seja relevante a ponderar por quem quer que vá me responder)

Não tinha ainda estudo na área e sempre busquei investir utilizando as melhores rentabilidades com certa segurança ao longo dos meus últimos 3 anos, porém após finalizar o módulo fiquei interessado em alocar mais corretamente estes títulos e utilizando a plataforma da AUVP.
Um exemplo seria investir uma parte disso em um Tesouro Prefixado a 14,11%  2032, que estava sendo negociado pela manhã (e já caiu para 14,01% kkk), prezando segurança de rentabilidade a longo prazo.

Gostaria da opinião de vocês sobre se seria melhor esperar a finalização do curso antes de movimentar a carteira (a qual reservarei, claro, uma porcentagem para FII's e renda variável no geral). 
Como um bom ansioso, tenho receio de não aproveitar alguma oportunidade grande de taxa prefixada muito interessante para o momento atual, no qual seria uma aposta pensando no contrafluxo. Sei que são só algumas semanas, mas fico com uma certa frustração em não atuar até lá.

Desde já agradeço.

• Brabo 1

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
2 horas atrás, Mateus De Almeida Corrêa disse:

Boa tarde, comunidade!

Acabei de finalizar o módulo 3 e tenho por volta de 80k investidos hoje divididos em diferentes CDBs.

~ 36k a 102% do CDI (já com IR de 15%)
~ 35k a 107% do CDI (ainda 22,5% de IR)
~ 5k a 120% do CDI (ainda 22,5% de IR)
~ 5k a 116% do CDI (liquidez diária no 99Pay) 

(Pretendo realizar aportes por volta dos 3,5k ao mês, caso seja relevante a ponderar por quem quer que vá me responder)

Não tinha ainda estudo na área e sempre busquei investir utilizando as melhores rentabilidades com certa segurança ao longo dos meus últimos 3 anos, porém após finalizar o módulo fiquei interessado em alocar mais corretamente estes títulos e utilizando a plataforma da AUVP.
Um exemplo seria investir uma parte disso em um Tesouro Prefixado a 14,11%  2032, que estava sendo negociado pela manhã (e já caiu para 14,01% kkk), prezando segurança de rentabilidade a longo prazo.

Gostaria da opinião de vocês sobre se seria melhor esperar a finalização do curso antes de movimentar a carteira (a qual reservarei, claro, uma porcentagem para FII's e renda variável no geral). 
Como um bom ansioso, tenho receio de não aproveitar alguma oportunidade grande de taxa prefixada muito interessante para o momento atual, no qual seria uma aposta pensando no contrafluxo. Sei que são só algumas semanas, mas fico com uma certa frustração em não atuar até lá.

Desde já agradeço.

Boa tarde, @Mateus De Almeida Corrêa !

Talvez não seja a resposta que você gostaria de ver mas realmente o melhor é aguardar o termino do curso  😅

Muito melhor você segurar a mão por umas semaninhas e fazer aportes estratégicos em uma carteira montada e com uma estratégia bem definida do que fazer movimentos agora sem ainda saber de mais coisas importantes.

Além disso, vamos lembrar também que você provavelmente vai fazer aportes por uns bons anos. Isso significa que as oportunidades de hoje são só mais uma de várias que você terá ao longo dos anos em diferentes ciclos de mercado.

Espero que ajude!

• Brabo 4
  • 0
Postado

Oi @Mateus De Almeida Corrêa,

A regra de Ouro é Assistir a todas as aulas antes de fazer novos aportes, como sabiamente lhe orientou o @Eddy Paulini.

Apenas tentando enriquecer um pouco a sua visão da RF, o que vale não é a melhor taxa isoladamente.  As taxas que você menciona estão todas atreladas ao CDI e hoje está bom, com taxa > 14%aa, mas nada garante que essa taxa não vai baixar bastante num futuro não muito distante.

Sempre que eu penso em RF, gosto de dividir meus aportes entre CDI, Pre-fixado e IPCA+, conforme o momento da economia e prazo dos investimentos.

Eu já sou mais velho e para mim longo prazo é 3-4 anos no máximo.  Gosto de investir fazendo uma escadinha de RF.  Por exemplo:  Se tenho 12k para investir, vou botar 4k para 1 ano, 4k para 2 anos e 4k para 3 anos.  Fazendo isso, quando os primeiros 4k vencerem daqui a um ano, eu vou reinvestir por 3 anos, mantendo a escadinha viva e de modo que todos os anos eu tenho algo vencendo.  Como aporte em RF várias vezes ao ano, acaba que essa escadinha se repete várias vezes ao ano e quase todo mês tem um vencendo e a grana caindo na conta.

Outro fator a considerar é o prazo.  Aqui estou supondo que todos esses investimentos foquem na aposentadoria, ou seja, não é uma grana que você vai precisar daqui a X tempo (para isso a conta é outra...).  Hoje, eu não me sinto muito confortável em investir em %CDI para prazos mais longos.  Tenho visto e comprado bons títulos pre-fixados com prazos de 2 a 3 anos pagando > 18%aa; para uma inflação na casa de 5-6%aa, me da um ganho real projetado de ± inflação +10%.

Importante também se proteger contra uma "explosão" da inflação e assim, CDBs que te paguem IPCA+8% é uma proteção bem boa e vale ter o mix de típos de títulos na carteira.

Aos olhos dos investidores menos experientes, investir em RF parece ser o investimento mais fácil, mas à medida que você vai estudando as opções entendendo melhor as ofertas de mercado, você constata que é mais complexo do que parece.

Uma vez ja ouvi o Raul comentar que investir em RF é um jeito rápido e fácil de você travar a sua grana num investimento que não lá tão bom, por longo tempo.

Repetindo o que disse no início; lugar para sua grana hoje (até terminar as aulas) é Tesouro Selic ou CDB com Liquidez Diária te pagando pelo menos 100% do CDI.  Lembrando que 100% do CDI vai te dar, pela taxa de hoje, mais de 14%aa, que é ainda muito bom.

Bons estudos!  Espero que isso lhe ajude um pouco.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
  • Criar novo...