Jump to content
  • 0

[IOF] Até onde valeria continuar dolarizando?

Pergunta

Postado

Boa noite sardinhas!

Agora está tudo mais tranquilo, mas durante a recente novela do IOF, alguns de vocês devem ter refletido sobre a estratégia de investimentos internacionas para o futuro caso as taxas mais altas se concretizassem.

Até que se diga o contrário, estamos com:

• 1,1% de IOF para investimento de pessoa física no exterior
  • 0,38% de IOF para investimento de fundos brasileiros no exterior

Porém, em um momento entre ontem e hoje, estávamos com 3,5% para pessoa física e 0,38% para fundos. 
Supondo que Joãozinho investe internacionalmente apenas em VT (ou VWRA). Com esse aumento no IOF, inevitavelmente Joãozinho olhou para o WRLD11 que acompanha o mesmo índice mas não sai perdendo 3,12% a mais logo na entrada.

Sei que existem as vantagens de tirar dinheiro do país. Talvez 3,5% ainda fosse ok. Doloroso, mas ok. Mas e se fosse 5%? Ou 15%? ou 50%!? 

Sei que é um papo bem ilusório, mas na opionião de vocês, qual seria um ponto de inflexão para abandonar o câmbio e investir "internacionalmente" apenas através de ETFs nacionais?

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
41 minutes ago, Artur Barbosa disse:

Fala Lucas, mas ele acompanha o índice investindo lá fora, então algum impacto terá. Não?

Fala Artur! 

A primeira revogação dos aumentos que governo fez, ainda de madrugada, foi para "investimentos de fundos nacionais no exterior". Posso estar enganado (se estiver, alguém me corrige por favor haha), mas etendi que os ETFs se enquadram aí também. Por isso, teriam essa vantagem no câmbio em relação ao investidor pessoa física. 

https://g1.globo.com/economia/noticia/2025/05/22/governo-revoga-aumento-do-iof-para-aplicacao-de-investimentos-de-fundos-nacionais-no-exterior.ghtml

• 0
Postado
9 horas atrás, Lucas Fernandes disse:

Fala Artur! 

A primeira revogação dos aumentos que governo fez, ainda de madrugada, foi para "investimentos de fundos nacionais no exterior". Posso estar enganado (se estiver, alguém me corrige por favor haha), mas etendi que os ETFs se enquadram aí também. Por isso, teriam essa vantagem no câmbio em relação ao investidor pessoa física. 

https://g1.globo.com/economia/noticia/2025/05/22/governo-revoga-aumento-do-iof-para-aplicacao-de-investimentos-de-fundos-nacionais-no-exterior.ghtml

Em algum momento dessa bagunça eu tinha entendido que estava igual pessoa física.

Nesse caso, precisa ver a cadeia de taxa de administração, aqui e lá fora.

• 0
Postado (edited)

Oi Lucas, na minha opinião, a única chance de chegarmos a um ponto de inflexão, seria se o Real valorizasse acima do dólar. O aumento de IOF demonstra uma tentativa do governo em reduzir a saída de capital para o exterior, sinceramente esse seria um motivo para aumentar a exposição e não reduzir. 

Essas medidas não são efetivas, veja o passado na Argentina, a própria população começa a "comercializar" e operar câmbio clandestinamente.

Editado por Anderson Cardoso Balieiro
  • 0
Postado
7 horas atrás, Anderson Cardoso Balieiro disse:

esse seria um motivo para aumentar a exposição e não reduzir. 

Realmente, quanto mais vemos esse tipo de iniciativa do governo, mais faz sentido já ter o capital fora daqui. Quem sabe o que pode vir daqui pra frente, né?

12 horas atrás, Artur Barbosa disse:

Em algum momento dessa bagunça eu tinha entendido que estava igual pessoa física.

Nesse caso, precisa ver a cadeia de taxa de administração, aqui e lá fora.

Mas desconsiderando detalhes como taxa de administração, o ponto do post é simplesmente refletir sobre: Dado que é X% mais caro tirar o dinheiro do Brasil para investir em um VT (em relação a um WRLD11). Qual valor de X vocês aceitariam pagar?

• Brabo 1
  • Criar novo...