Jump to content
  • 0

Preparação para o casamento

Pergunta

Postado

Aos casados da comunidade, venho-lhes pedir conselhos para fazer a coisa toda direito. Até agora só recebi poucos conselhos de pessoas próximas e quase todas concordam muito fácil com minhas ideias, então acredito que falam só pra me agradar. O que vocês tem a dizer sobre:

• Decidir em quanto tempo casa após o pedido
  • Morar juntos antes de casar de fato vale a pena?
  • O que ficar de olho durante os preparativos para evitar dores de cabeça?
  • Aos que fizeram, valeu a pena substituir a festa por uma lua de mel "mais cara"? 
  • E pra quem fez festa de arromba, como foi a experiência?
  • E o regime de bens? O que tem funcionado pra vocês? Como dividem as despesas? etc

Grato!

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Opa! Não sou casado ainda, mas talvez minha migalha de opinão de alguém que quer casar sirva de algo: 

Eu tenho que após o pedido casar o mais rapido possivel, parece que tu ta enrolando a pessoa quando demora muito ( inclusive conheço um cara que esta uma situação dessa, e adivinhe só: ele esta enrolando ela)

Na minha concepção a pessoa tem que morar junto antes de casar, conviver todos os dias, ver como vai ser. Passo primordial, eu diria 

Lembrando: eu não sou casado, mas pretendo logo logo casar hahaha

• 0
Postado (edited)
1 hora atrás, Convidado Anônimo disse:

Aos casados da comunidade, venho-lhes pedir conselhos para fazer a coisa toda direito. Até agora só recebi poucos conselhos de pessoas próximas e quase todas concordam muito fácil com minhas ideias, então acredito que falam só pra me agradar. O que vocês tem a dizer sobre:

• O que ficar de olho durante  os preparativos para evitar dores de cabeça?
  • Aos que fizeram, valeu a pena substituir a festa por uma lua de mel "mais cara"? 
  • E o regime de bens? O que tem funcionado pra vocês? Como dividem as despesas? etc

Grato!

• Já faça o pedido e estabeleça a data do casamento, não deixa o tempo passar.
  • Eu não sei se vale, pode acabar empurrando o casamento com a barriga, acredito que o dia-dia vc já sabe como ele(a) é, veja como trata os pais, os avos e comporta socialmente, se pega os pratos de sua casa (a casa de sua mãe ou familiares) para lavar e se vc tb faz na casa dele(a), e lhes digo tem coisa que só vem com casamento, é uma questão de intimidade (só irá acontecer qndo a pessoa se sentir extremamente confortável);
  • Olha, para questão de festa, sinceramente uma o qnto estão dispostos a GASTAR e o tempo de execução, qnto mais tempo tiver para ORGANIZAR, mais detalhe vai ter e achar e isso tem um PREÇO, casamento não são baratos.
  • Eu acho que uma festa pequena ou grande, depende do BOLSO (estabeleça um TETO e não conte com dinheiro de terceiros, se aparecer no meio do caminho ÓTIMO), do tamanho da família, mas sobretudo CASE, faça uma cerimonia, as mulheres geralmente gostam disso, homens nem sempre, uma coisa é vc assinar um papel no cartório e outra coisa é FORMALIZAR O CASAMENTO para um público, familiares, amigos e tudo mais, É COMPLETAMENTE DIFERENTE, vc tá dizendo para sociedade do seu compromisso com a outra parte, pode parecer bobo, mas não é.
  • Tu deve ser homem para tá nisso...kkkkkk brincadeira a parte, CONVERSEM SOBRE DINHEIRO, uma maneira é a comunhão parcial de bens, dali para frente o que for construído será do dois, CASAMENTO é sobre construção, se vc ganha mais, paga mais, se a outra parte ganha menos paga menos, seria proporcional, acho que funciona, mas sempre bom casar com alguém que tenha sonhos, seja próximos ao seus.
  • um conselho, CONERSEM, alinhem as EXPECTATIVAS....se fez o curso já pergunta ele(a) QUAIS SEUS SONHOS? CASA OU APARTAMENTO? SE ELE(A) INVESTE? QUER VIAJAR O BRASIL E/OU MUNDO? PRATICA ESPORTE OU NÃO? QUER TER FILHOS OU NÃO?  Tem muita coisa que vc pode saber antes de casar, para saber onde tá se metendo, olhe para mãe e pai, tem muita coisa que vem da EDUCAÇÃO de dentro de casa.
  • E faça umas lista das pessoas que querem no casamento, pode ser besteira, mas é o ponto de partida, as vezes só os familiares já vai ser um baita número, pq a quantidade de pessoas irá determinar o lugar(tamanho), qntidade de comida e bebida, lembranças e segue...
  • ahhhh, gostei de falar sobre isso, vou dar uma opinião FAÇA UMA CERIMONIA do que chamam hoje de INTIMISTA, pouca gente, familiares e os mais chegados, vai gastar menos (vai deixar alguns contrariados certamente) e o que economizar na cerimonia, gasta na lua de mel, e um detalhe gaste com FOTOGRAFO, vale cada centavo, deixar as coisas registradas.
Editado por Antonio De Matos Teixeira Neto
  • Brabo 1
  • 0
Postado

*Decidir em quanto tempo casa após o pedido?

"Demore o tempo que for para decidir o que você quer da vida, e depois que decidir não recue ante nenhum pretexto, porque o mundo tentará te dissuadir."

Se ainda está avaliando a possibilidade de se casar, não faça o pedido, se a sua decisão está tomada e o pedido foi aceito, não tem porque esperar um prazo certo, é basicamente o tempo de organizar as coisas.

*Morar juntos antes de casar de fato vale a pena?
Não vivi isso, não saberia opinar.

*O que ficar de olho durante os preparativos para evitar dores de cabeça?
Pegar recomendações de fornecedores com amigos

*Aos que fizeram, valeu a pena substituir a festa por uma lua de mel "mais cara"?
*E pra quem fez festa de arromba, como foi a experiência?

Não fiz festa de arromba, mas foi uma festa considerável. A lua de mel foi bem mais simples, deve ter custado uns 10% do valor total do evento. Inicialmente eu não tinha planos de uma grande festa, mas acabou batendo os 200 convidados, inicialmente os valores me deixaram com medo de fazer uma festa desse porte, mas na pratica foi mais tranquilo que imaginei. A grande maioria dos convidados deu presentes em dinheiro ou site(que converte em dinheiro) e muitos deles deram presentes de valores maiores que o custo de cada convidado.

Depois que a festa acabou, eu vi uma importância que não tinha imaginado na festa, o rito de passagem tem um papel importante na construção da família. Hoje eu vejo a festa (ainda que simples) com pessoas relevantes para o casal como algo mais importante que a lua de mel.

E o regime de bens? O que tem funcionado pra vocês? Como dividem as despesas?
EU e minha esposa casamos com patrimônios semelhantes e renda semelhante, comunhão parcial de bens, dividimos as contas usando a conta conjunta da fintech Noh, funciona bem, interface muito boa.

• 0
Postado

On 26/05/2025 at 17:45, Convidado Anônimo disse:

• O que ficar de olho durante os preparativos para evitar dores de cabeça?

Grato!

Vou deixar que os alunos mais entendidos no assunto respondam rsrs mas quero lhe parabenizar pelo seu noivado!

Desejo amor, felicidade e lucros extraordinários para vocês! :)

• Brabo 1
  • 0
Postado (edited)

Vou deixar meu relato pessoal aqui também, espero que lhe ajude:

Decidir em quanto tempo casa após o pedido
Se é pra casar, que seja o quanto antes.  Estar em noivado é no máximo aí um namoro 2.0. Claro que, não precisa pedir hoje e casar amanhã, mas, já peça em noivado com a intenção de casar em breve. Particularmente, pedi em casamento em nov/22 e casei abril/24. Havíamos nos planejado para casar em setembro de 23, porém por problemas pessoais, adiamos para abril/24

Morar juntos antes de casar de fato vale a pena?
Tirando o fator religião da conversa, acho que sim, tenho amigos que foram morar juntos com suas respectivas namoradas(os), e acabaram descobrindo como a pessoa realmente era. Hábitos que podem desagradar, a própria organização de uma casa e etc. Eu particularmente morei junto da minha namorada três anos antes e casar.

O que ficar de olho durante os preparativos para evitar dores de cabeça?
Aqui vai depender muito, o que você e sua noiva pretendem fazer? Cerimônia religiosa? Civil? Festa? Os três juntos? No meu caso fizemos um civil + festa beeem particular para 30 pessoas, e já deu um baita trabalho porque fizemos tudo por nossa conta, sem contratar alguém que organizasse tudo. 

Aos que fizeram, valeu a pena substituir a festa por uma lua de mel "mais cara"?
O civil + festa p/ 30 pessoas que eu e minha esposa fizemos, aqui no interior de mg, ficou por volta de 20k. Foi em um lugar show, decoração legal, voz e violão no fundo, bem clima de acústico. Fazendo dessa forma, possibilitou de fazermos uma viagem de 12 dias na Argentina e no Uruguai, e não faria nada de diferente. 

E pra quem fez festa de arromba, como foi a experiência?
Aqui eu vou me abster kkkkkkk

E o regime de bens? O que tem funcionado pra vocês? Como dividem as despesas? etc
Acho que aqui o mais interessante é você já ter um relacionamento onde conversar sobre isso, conversar sobre orçamento familiar (por isso acho legal morar juntos antes), as famosas conversas de adulto não sejam um tabu. Uma vez que você possui isso, o resto é só conversar com a sua parceira, bem tranquilo. Particularmente o meu foi no parcial de bens, todos os meses juntamos nosso salário, pagamos o que temos de pagar, investimos o que temos de investir e dividimos o que fica pra cada um para "viver no mês". Óbvio que não é igualitário, naturalmente mulher gasta mais devido lazer, unha, sobrancelha etc, e isso tudo entra na conversa do orçamento familiar

Editado por João Barros#1434
  • Brabo 1
  • Criar novo...