Jump to content

Pergunta

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
9 horas atrás, Vítor Lacerda disse:

Fala galera, só para ter certeza que entendi certo, marcação a mercado somente me antecipa o valor líquido final não tem nenhum acréscimo/bônus de valor, isso? 

consigo fazer marcação a mercado em títulos secundários?

Bom dia, @Vítor Lacerda !

Dentro dessa mecânica, os títulos tem um caminho teórico para se seguir. Vamos imaginar um exemplo hipotético apenas para ilustrar já considerando que sabemos que os títulos tem um valor final de vencimento (pensando claro nos títulos do Tesouro IPCA+ e prefixado):

Comprei um título prefixado hoje a R$600 e daqui a 4 anos no vencimento ele irá valer R$1.000. Na teoria, no primeiro ano meu título estaria valendo R$700, no segundo R$800, no terceiro R$900 e no quarto e último que o vencimento será R$1.000.

Vamos imaginar que no segundo ano onde o título deveria já estar acumulado em R$800, dado a marcação a mercado ele está em R$900. Veja que estamos antecipando em 1 ano o valor de R$900. Esse é o efeito da marcação que podemos ter que além do valor é uma antecipação de rentabilidade.

Como ressaltei no início, os Tesouros IPCA+ e prefixados são os títulos os quais conseguimos aplicar essa mecânica da marcação por conta da liquidez que o próprio Tesouro oferece e também por não haverem taxas embutidas nessa operação de venda antecipada.

Títulos de emissores privados como CDBs, LCIs, etc, tanto de mercado primário como de mercado secundário, não conseguimos fazer a venda antecipada sem intermédio da corretora que além de cobrar taxas para essa operação de venda antecipada, envolve outros riscos de o nosso título estar sendo colocado a venda no mercado secundário o que pode gerar perda de rentabilidade e até mesmo de capital. Portanto, não é possível fazer a marcação nestes casos. Marcação a mercado será válida apenas para os Tesouros prefixados e IPCA+.

Espero que tenha ficado claro! 

• Me ajudou 1
  • Criar novo...