Jump to content

Pergunta

Postado

Caros amigos, comecei minha jornada de investimentos quando os CDBS do Banco Master estouraram no mercado secundário. Desejando aproveitar a festa, fiz uma escadinha com títulos vencendo em diferentes datas entre 2027 e 2031 e com a proporção nos indexadores de 1/4 Pósfixados, 1/4 de IPCA+ de metade com préfixados de +21,%. Ontem vi que minha conta de investimento tinha ao recebido juros de um dos CDBS percebi que, por engano< havia pego um CDB com juros semestrais ao invés de no vencimento. Devo resgatá-los e realocar?

Agradeço desde já a sabedoria dos colegas.

• Brabo 1

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
2 horas atrás, Cicero Dos Santos Bezerra disse:

Caros amigos, comecei minha jornada de investimentos quando os CDBS do Banco Master estouraram no mercado secundário. Desejando aproveitar a festa, fiz uma escadinha com títulos vencendo em diferentes datas entre 2027 e 2031 e com a proporção nos indexadores de 1/4 Pósfixados, 1/4 de IPCA+ de metade com préfixados de +21,%. Ontem vi que minha conta de investimento tinha ao recebido juros de um dos CDBS percebi que, por engano< havia pego um CDB com juros semestrais ao invés de no vencimento. Devo resgatá-los e realocar?

Bom dia, @Cicero Dos Santos Bezerra !

Apenas complementando nossos amigos. 

Primeiro que o resgate antecipado não vale a pena pois você poderá ter perda de rentabilidade e até mesmo de capital investido. Como estamos falando de um CDB, a venda do mesmo só ocorrerá via mercado secundário onde a corretora vai marcar a mercado seu título bem como cobrar taxas para realizar a operação e isso pode te prejudicar. Com estes pontos, já não valeria a pena.

O segundo ponto é sobre o risco de reinvestimento que temos quando recebemos cupons de juros de algum título de renda fixa. Idealmente como comentado pelo pessoal, devemos reinvestir estes valores auferidos a uma taxa minimamente igual do título que está pagando. Só que reinvestir a uma mesma taxa, dificilmente acontece dado que as ofertas de mercado mudam diariamente. Isso acarreta e desacelerar o efeito dos juros compostos. Ao invés de ter, por exemplo, um cenário onde seu título de 21%a.a. renda juros sobre juros sempre sobre essa taxa, você recebe parte destes juros na conta e acaba reaplicando para os mesmos renderem não mais em 21%a.a. mas agora a 18%a.a. (exemplos hipotéticos). Mesmo assim, reinvestir os valores ainda fazem os juros compostos continuarem trabalhando. Mesmo que a uma taxa menor, acaba sendo um cenário melhor do que resgatar o título antecipado e ter perda de capital.

Conclusão: o melhor é você simplesmente ir reinvestindo os valores apenas somando os mesmos ao seu valor de aporte e vida que segue até o vencimento do título.

Espero que agregue ao tema!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
19 minutes ago, Cicero Dos Santos Bezerra disse:

Fala Cicero, bão?

Eu não venderia, ainda assim, você terá uma rentabilidade alta. O problema é que terá que reinvestir.

Não sei se ainda consegue encontrar 21% para reinvestir, mas continua sendo um bom investimento.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado

Bom dia @Cicero Dos Santos Bezerra, tudo bem?

Como citado pelo @Artur Barbosa, por se tratarem de títulos com grande rentabilidade, acredito que não vale a pena resgatar. O ideal nesse caso é realocar os juros semestrais.

O principal problema dos juros semestrais é em relação ao IR e que esse valor não sofre o efeito dos juros compostos até o final do vencimento. Se quiser ver a diferença na prática que terá de rentabilidade, você pode explicar a situação para alguma IA (ChatGPT por exemplo), que ela consegue facilmente calcular qual a rentabilidade real do seu título com juros semestrais e a diferença para um com juros no vencimento.

Um abraço!

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Criar novo...