Jump to content

Recommended Posts

Postado

Olá amigos, todos bem?
Eu estava estudando uns investimentos de renda fixa vamos supor que eu tenha feito um investimentoem um pré-fixado em 18,7% a.a.

As pessoal falam muito sobre carry trade e pegar dimdim emprestado com o mano Japão, até aí eu entendo.

Mas a nossa moeda, vulgo "real", desvalorizou 22% em 2024.

Se eu hipoteticamente rentabilizei 18,7% em um ano onde a desvalorização geral da nossa moeda foi 22%, eu fiquei negativo mesmo com esse belo rendimento.

Na teoria eu "ganharia" 18,7% (sem contar a inflação), mas como desvalorizou acima disso, não me enxergo sendo bonito.

Eu ganhei sem ganhar, ou ganhei ganhando?

Partindo desse pressuposto, eu estou sendo burro ou foi uma pergunta válida?

• Respostas 2
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Postado
7 minutes ago, Leonardo Borella Santos disse:

Olá amigos, todos bem?
Eu estava estudando uns investimentos de renda fixa vamos supor que eu tenha feito um investimentoem um pré-fixado em 18,7% a.a.

As pessoal falam muito sobre carry trade e pegar dimdim emprestado com o mano Japão, até aí eu entendo.

Se eu hipoteticamente rentabilizei 18,7% em um ano onde a desvalorização geral da nossa moeda foi 22%, eu fiquei negativo mesmo com esse belo rendimento.

Na teoria eu "ganharia" 18,7% (sem contar a inflação), mas como desvalorizou acima disso, não me enxergo sendo bonito.

Nesse caso você perdeu dinheiro mesmo. É uma aposta com mais de uma variável, nem sempre vai ganhar.
Acredito que muitos que fazem essas operações também fazem hedges para evitar perdas na hora de recambiar a moeda.

• Brabo 1
Postado
1 minute ago, Leonardo Borella Santos disse:

Olá amigos, todos bem?

Fala, @Leonardo Borella Santos

Bom, acredito que seja um raciocínio válido sim, mas acho que vc está comparando coisas levemente diferentes.

A primeira coisa a se esclarecer é que o real se desvalorizou esse tanto frente ao dólar (imagino que seja essa a estatística que vc encontrou, certo?)

Então, sim: ter comprado dólar em 2023 e carregado durante 2024 foi um "investimento" melhor que um CDB pagando 18,7% no mesmo período.

Mas não acredito que essa comparação seja justa, pq esse ano, por exemplo, o real já se valorizou mais um tanto frente ao dólar (acho que está entre as moedas que mais se valorizou)

Acho que uma forma mais honesta de verificar a real depreciação da nossa moeda para esse tipo de comparação é o IPCA. Pq aí estamos falando do poder de compra da nossa moeda no nosso próprio mercado, ou seja, o quanto de fato ela perdeu valor na economia real. Pra esse tipo de análise o dólar é pouco útil, e o IPCA traz nela também algum impacto das variações do dólar indiretamente.

Claro que o dólar tem sim peso na nossa economia, sabemos todos disso: trigo, diesel, etc. Mas percebe a diferença?

E aí quando vc compara IPCA+ 7% (algo totalizando aprox 12-13% aa) com o mesmo CDB vc vai ver que valeu a pena sim. Mas essa foi uma intuição a respeito da questão, gostaria de ouvir os demais colegas também sobre isso.

Espero que contribua!

• Brabo 1
  • Criar novo...