Jump to content

Recommended Posts

Postado

Bom dia, como vocês estão?

Me bateu a seguinte dúvida e quem puder compartilhar a sua opinião vai ser de grande ajuda.

O mercado estava especulando um possível não aumento ou até quem sabe uma mísera baixa da taxa selic na próxima reunião do copom (em junho) porém, com todo esse rolo do IOF  e ainda o descontrole dos gastos públicos, você acreditam em uma nova alta da selic  ? 

• Brabo 1
Postado (edited)

Boa tarde @Kaique Martins Marques, tudo bem?

Sim, na minha visão pode afetar, mas não com alta, o mais provável seja afetar para baixo.

Não me refiro a afetar diretamente a Selic causando uma queda.

O aumento do IOF ocasiona um aumento do custo do crédito para empresas, o que em tese deve desacelerar a economia. Esse efeito de desaceleração deve gerar uma pequena queda na inflação, pois o consumo diminui. Menos inflação = taxa selic igual ou menor.

Logo, aumentar o IOF é uma outra forma de frear a inflação sem aumentar a Selic.

Mas, para ser bem sincero, acho que o governo nem fez esse movimento pensando nisso. Acredito que queriam apenas aumentar arrecadação.

Enfim, vamos ver no que vai dar esse aumento do IOF. Um abraço!

Editado por João Vitor Bueno Da Silva
  • Brabo 1
Postado
On 27/05/2025 at 11:20, Kaique Martins Marques disse:

Me bateu a seguinte dúvida e quem puder compartilhar a sua opinião vai ser de grande ajuda.

O mercado estava especulando um possível não aumento ou até quem sabe uma mísera baixa da taxa selic na próxima reunião do copom (em junho) porém, com todo esse rolo do IOF  e ainda o descontrole dos gastos públicos, você acreditam em uma nova alta da selic  ? 

Boa tarde, @Kaique Martins Marques, como vai?

Então, existe uma certa preocupação sobre o oposto: Que o IOF esteja sendo usado como medida de controle cambial.

Estava lendo uma matéria na CNN em que o Galípolo comenta a respeito:

https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/galipolo-diz-ser-contra-aumento-no-iof-como-medida-arrecadatoria/

Para aprofundar sobre o IOF, recomendo a leitura do artigo no site do Investidor Sardinha:

https://investidorsardinha.r7.com/aprender/iof-o-que-e/

• Brabo 1
Postado
On 27/05/2025 at 11:20, Kaique Martins Marques disse:

Bom dia @Kaique Martins Marques

Sim, eu estou bem.

O aumento da taxa selic ainda é esperado, por motivo do descontrole dos gastos do governo.

O aumento do IOF na minha visão é tipo um reforço para ajudar, pois a taxa selic sozinha não está surtindo o efeito esperado para as  medidas, metas e inflação que os governantes esperam alcançar.

Também concordo com o @Bolívar Luiz que o objetivo do IOF , possa ser para controle.

Do jeito que está indo quem sabe, quais taxas vão aumentar amanhã.

• Brabo 1
  • Criar novo...