Jump to content

Recommended Posts

Postado

Fala galera!

Uma curiosidade que surgiu aqui, eu sempre vi a galera nessa área de investimentos discutindo performance da carteira, quanto tá rendendo ao ano, quanto tá rendendo em relação ao CDI e afins. Eu mesmo sempre busquei o tal dos 12 a 15% a.a que já vi alguns lugares colocarem como uma boa rentabilidade (nominal). Mas nunca vi o Raul comentar sobre isso e também nunca vi discussões desse tipo por aqui. Entendo que pelos moldes da AUVP, não existe uma carteira recomendada, cada um tem sua estratégia e tal. Mas vocês tem uma rentabilidade média que almejam? Pra quem já investia antes, conseguiram aumentar após as aulas da AUVP?

• Brabo 3
Postado
2 minutes ago, Matheus Molina Silva disse:

Fala galera!

Uma curiosidade que surgiu aqui, eu sempre vi a galera nessa área de investimentos discutindo performance da carteira, quanto tá rendendo ao ano, quanto tá rendendo em relação ao CDI e afins. Eu mesmo sempre busquei o tal dos 12 a 15% a.a que já vi alguns lugares colocarem como uma boa rentabilidade (nominal). Mas nunca vi o Raul comentar sobre isso e também nunca vi discussões desse tipo por aqui. Entendo que pelos moldes da AUVP, não existe uma carteira recomendada, cada um tem sua estratégia e tal. Mas vocês tem uma rentabilidade média que almejam? Pra quem já investia antes, conseguiram aumentar após as aulas da AUVP?

• a gente considera uma carteira de longo prazo, com rendimento real (conservador) de 8% ao ano, como um objetivo fácil de conseguir
  • a partir dai se calcula o tempo que precisa para você atingir um valor de patrimônio que vai render o que você precisa para viver dos rendimentos
  • o objetivo não é medir o rendimento, pois isso muda muito no curto prazo e não significa nada, se acabou de comprar na baixa e estamos na alta a carteira sobe mais de 20%, mas nas crises pode cair 10%, então essa comparação pode ser manipulada, simplesmente escolhendo datas inicial e final convenientes.
  • Brabo 2
  • Criar novo...