Jump to content

Pergunta

Postado

Boa tarde sardinhas

Minha dúvida é sobre marcação a mercado. Já finalizei o curso e vi a masterclass de marcação a mercado e não consegui entender quando seria uma oportunidade para se vender um título antigo. Não é mais vantajoso aguardar até o vencimento? Só valeria antecipar o vencimento se tiver outro título com rendimentos maiores para reinvestir? Só valeria vender títulos que já estou em carteira acima de uns 4 anos?

• Brabo 1

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
54 minutes ago, Gabriele De Oliveira Chuaste disse:

Boa tarde sardinhas

Minha dúvida é sobre marcação a mercado. Já finalizei o curso e vi a masterclass de marcação a mercado e não consegui entender quando seria uma oportunidade para se vender um título antigo. Não é mais vantajoso aguardar até o vencimento? Só valeria antecipar o vencimento se tiver outro título com rendimentos maiores para reinvestir? Só valeria vender títulos que já estou em carteira acima de uns 4 anos?

Boa tarde, @Gabriele De Oliveira Chuaste !

Você tem uma boa linha raciocínio com relação a levar o título até o vencimento. Mas acredito que podemos enriquecer um pouco mais o tema.

Vamos lá!

Marcação a mercado no resumo é uma antecipação de rentabilidade. 

Apenas para elucidar melhor, tomemos como exemplo um Tesouro Prefixado e com números hipotéticos apenas para entendermos a lógica.

Comprei um título prefixado hoje a R$600 e daqui a 4 anos no vencimento ele irá valer R$1.000. Na teoria, no primeiro ano meu título estaria valendo R$700, no segundo R$800, no terceiro R$900 e no quarto e último que o vencimento será R$1.000.

Vamos imaginar que no segundo ano onde o título deveria já estar acumulado em R$800, dado a marcação a mercado ele está em R$900. Veja que estamos antecipando em 1 ano o valor de R$900. Esse é o efeito da marcação que podemos ter que além do valor é uma antecipação de rentabilidade. Vamos supor que este título prefixado foi contratado a taxa de 14%a.a. (apenas reforçando que não são números ou valores exatos para cravar as contas).

No exemplo acima no ano 2 onde o título deveria estar valendo 800 mas na verdade estava valendo 900, imaginemos que isso resulte em o título já estar pagando 13% do 14% que ele estaria pagando se eu levasse até o vencimento.

Aqui faria sentido pensar em fazer este resgate antecipado pois antes da hora eu estou recebendo um determinado valor. Só que como você pensou, o correto para eu sacar este valor com a marcação é somente se eu tiver algum outro investimento para reaplicar este valor de forma que ele fosse rende mais. Assim os juros compostos seguem trabalhando até mais rápido pois meu dinheiro inicialmente já rendeu o que ele iria render antes da hora prevista e agora vou realocar ele a uma taxa que faça ele render ainda mais.

Se não houver no momento do resgate um outro investimento que renda minimamente mais do que se eu levasse o título até o vencimento, não valeria a pena resgatar o valor antecipadamente. Faria mais sentido levar o título até o vencimento e receber a taxa contratada como você bem pontuou.

Por fim, a marcação a mercado na minha opinião vale mais a pena começar a ser vista pelo menos 2 anos após a compra do título a fim de que ele fique na menor alíquota do IR pois isso impacta na rentabilidade real que iremos auferir do título.

Espero que tenha ficado claro!

• Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 2
  • 0
Postado

Olá tudo bem?

Eu entendi a marcação a mercado usando o Tesouro Selic ou o Tesouro IPCA, o que não entendi é como que o valor do título pode variar mais do que deveria se é pré-fixado? Se eu comprei o titulo por R$ 600,00 a uma taxa de 13% aa, com vencimento para 4 anos, como que ele pode chegar a R$ 900,00 antes do prazo? O que faz esse título variar mais ou menos do que o contratado ?

• Brabo 1
  • 0
Postado
3 minutes ago, Vinicius Fontana disse:

Olá tudo bem?

Eu entendi a marcação a mercado usando o Tesouro Selic ou o Tesouro IPCA, o que não entendi é como que o valor do título pode variar mais do que deveria se é pré-fixado? Se eu comprei o titulo por R$ 600,00 a uma taxa de 13% aa, com vencimento para 4 anos, como que ele pode chegar a R$ 900,00 antes do prazo? O que faz esse título variar mais ou menos do que o contratado ?

Boa noite, @Vinicius Fontana !

Apenas um adendo antes de tudo. O Tesouro Selic é considerado que ele não sofre da marcação a mercado. Na prática ele até sofre, mas é uma variação tão pequena que não faz uma diferença real além de ser corrigida diariamente. 

A marcação é aplicada efetivamente para os Tesouros IPCA+ e Prefixados.

Agora a sua dúvida. De fato o prefixado como o nome sugere é uma taxa contratada no início quando aportamos nosso dinheiro para comprar o título em questão. Essa taxa é a que lhe será entregue no vencimento do título. Vamos partir do princípio que no mundo ideal vamos simplesmente comprar o título e levar o mesmo até o vencimento para receber a taxa contratada. Só que por N fatores, a oferta dos títulos mudam. Essa taxa prefixada que adquirimos podemos também chamá-la de taxa de mercado. Ou seja, é a taxa vigente sendo oferecida no mercado que vai mudando de acordo com oferta e procura, inflação, dentre outros. 

Como o Tesouro prefixado é um título que possui liquidez diária, ou seja, podemos vender este título antes do vencimento dado que o governo garante a recompra do nosso título, o mesmo tem seu preço e taxa reajustados de acordo com o mercado. Ou seja, ele sofre essas variações tanto para cima quanto para baixo pensando em vendas antecipadas onde essa alteração vai redefinir um valor justo a ser pago pelo título antes da hora prevista que seria a data de vencimento do título.

Espero que ajude!

• Brabo 2
  • 0
Postado
6 minutes ago, Vinicius Fontana disse:

Olá tudo bem?

A taxa de juros.

Se a taxa do seu exemplo que é 13% cair para 9%,  o valor do título tem que se ajustar para entregar o rendimento final.

Ou seja os R$ 600,00 subiriam de valor.

• Criar novo...