Jump to content

Pergunta

Postado

Bom dia, tudo bem?

Estou analisando as minhas ações, utilizei o modelo e também complementei com algumas perguntas que acho importante.

Diagrama bem justo ele me indica comprar ações que tem raizes profundas, porem gostaria de ter alguns ativos que ainda não tem estas raizes, mas vejo que se encaixa no meu perfil.

Exemplo. Prio é uma empresa que levou nota 3, bem baixo. Não é uma empresa ruim, porem não tem sua consolidação ainda.

Como vocês tratam este tipo de ativo? "Boas Promessa"?

att

Gustavo DAmião

• Brabo 1

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
1 hour ago, Gustavo Damião disse:

Bom dia, tudo bem?

Estou analisando as minhas ações, utilizei o modelo e também complementei com algumas perguntas que acho importante.

Diagrama bem justo ele me indica comprar ações que tem raizes profundas, porem gostaria de ter alguns ativos que ainda não tem estas raizes, mas vejo que se encaixa no meu perfil.

Exemplo. Prio é uma empresa que levou nota 3, bem baixo. Não é uma empresa ruim, porem não tem sua consolidação ainda.

Como vocês tratam este tipo de ativo? "Boas Promessa"?

att

Gustavo DAmião

Boa tarde, @Gustavo Damião !

Apenas complementando nossos amigos.

Lembre-se que o diagrama do cerrado é uma ferramenta de medição de risco e resiliência do ativo. Aqui vale reforçar que o diagrama não deve ser usado para tomada de decisão de escolher qual empresa vamos investir. O diagrama só deve ser aplicado para empresa que já estudamos previamente, que já lemos balanços, entendemos seus números e estamos de acordo com seus riscos e fundamentos. Só então a empresa entra no diagrama para medir seu risco e consequentemente calibrar o quanto de aporte ela vai receber. 

Tomando como base que você seguiu isso com a Petro Rio, não tem nada de errado com o diagrama estar indicando uma nota baixa. Se você escolheu de fato investir na empresa tendo estudado ela antes, montou seu diagrama a fins de medir o risco da empresa com critérios que lhe são relevantes para medir esse risco, o diagrama está cumprindo apenas com seu objetivo que é controlar seus aportes em uma empresa que neste caso, está em um momento mais delicado por assim dizer com uma nota baixa a fins de que você não coloque muito de seu patrimônio em risco.

16 minutes ago, Gustavo Damião disse:

Muito obrigado João.

Em relação Fii. As perguntas são maioria sobre localização dos Imóveis e qualidade etc. Como tratar fundo de papel visto que outra forma de ativo.

De fato o diagrama contempla perguntas para FIIs de tijolo.

FIIs de papel no final das contas não passa de uma avaliação de renda fixa que seria algo semelhante com o que faríamos na avaliação de ativos dentro da categoria de renda fixa.

Para transpor isso ao diagrama em vista que as perguntas nele focam FIIs de tijolo, temos basicamente duas formas de proceder:

1 - cria-se perguntas duplas para responder também sobre os FIIs de papel. Por exemplo, "Vacância Física inferior a 5,00%? / Possui portfólio com indexadores diversificados?"

ou 

2 - avalia-se os FIIs por fora assim como fazemos na renda fixa elencando os critérios que julga importante e vai marcando perguntas como sim independente do que esteja escrito nelas até chegar a uma nota desejada para o ativo.

Espero que ajude!

• Brabo 2
  • 0
Postado

Boa tarde @Gustavo Damião, tudo bem?

O diagrama serve como um balizador, nele você dá a nota de força de cada empresa. Com base nisso, ativos com maior nota, têm mais força, logo, devem estar presentes na carteira em maior percentual. Ativos com menor nota = menos força, logo % menor na carteira.

O legal do diagrama é que ele já faz isso de forma automática e simplificada, basta responder as questões e pronto.

Sobre a nota que o ativo levou. Você citou que a PRIO3 recebeu uma nota 3. Não se preocupe com isso. Se recebeu nota 3, é 3 até o próximo ano, quando irá reavaliar as notas. Você não deve procurar motivos para elevar ou abaixar a nota, deve se atentar a fatos e números.

Imagino que recebeu essa nota devido a não ser líder de mercado e outros fatores. Mas não deve haver um "tratamento especial", basta seguir o diagrama e o que ele sugere para rebalancear a carteira.

Outro ponto, é importante ir testando o diagrama e tudo mais ao longo do curso, mas lembre-se, investimentos só são recomendados quando terminar os 7 módulos básicos e mesmo assim, é interessante retornar a algumas aulas para rever conteúdos.

Espero ter contribuído com seu entendimento. Um abraço!

• Brabo 2
  • Criar novo...