Jump to content
  • 0

Pergunta

Postado

A empresa me chamou atenção pelo P/VP extremamente baixo, menos de 0,5. Não tive tempo para uma análise profunda ainda, mas dando uma passada rápida pelos números e pelo RI, não encontrei nada absurdo que justificasse a precificação do mercado.

Observei que a empresa está sofrendo com a queda do preço do aço e, com o custo de produção atual, está com margens muito estreitas que devem piorar ainda mais no curto prazo (observando rasamente que há uma tendência de queda do preço do aço).

Ainda analisarei melhor mas, a princípio, me parece uma oportunidade insana pra expandir minha posição dentro dos setores de mineração e metalurgia.

Gostaria de ouvir a opinião de pessoas que tenham maior familiaridade com a empresa ou o setor. Há algo que o mercado está vendo que eu não vi?

• Brabo 1

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Eu gosto pacas da empresa. História incrível, empresa centenária, atuação internacional bem forte. Se preocupa com inovação (até onde eu lembro).

O que deve assustar é que ela já deu um prejuízo recente, em 2020, e que ela atua com margens apertadas. Além disso, os indicadores de eficiência dela parecem abaixo do que deveria ser para o setor (veja o ROE e a Margem Liquida dela, por exemplo).

Se você pensa apenas no PVP, vai perceber que na média ela negocia abaixo do VP.

image.png.8ba5f61ea9dc86d4693cb2f77b5a8301.png

Eu vou continuar aportando, ainda parece uma ótima empresa, ainda mais nesses múltiplos. Eu diria para você analisar os outros pares dela e de repente fazer uma diluição do risco ao investir em outra empresa do mesmo setor que estivesse mais saudável. 

• Brabo 1
  • 0
Postado (edited)

Boa noite!

Então, é necessário lembrar que esse tipo de ação, tal como vale e petrobras, acabam acompanhando o ciclo de commodity, e todas as incertezas relacionadas a elas - como, no caso de Gerdau, tem as tarifas do trump e tal, além de desaquecimento do setor imobiliário da China (embora a Vale sofra muito mais, com relação a China), tem o aço chines entrando barato no país.

Só que esse tipo de empresa cíclica só vale a pena mesmo entrar nesses períodos de baixa, se não é capaz de perder dinheiro...

Não estou recomendado nada, mas se você gosta, tem espaço na carteira, e se respeitar o seu gerenciamento de risco, provavelmente vai dar bom... Mas tem que ter estômago, e lembrar que não é porque caiu muito, que não é possível cair mais...

Abraços 

Editado por Thiago Cappi Da Cruz
  • Brabo 2
  • 0
Postado

Só complementando, só não entro em gerdau porque já tenho Vale, que não é exatamente igual, mas está num setor "primo", e tenho petrobras.

Além dessas duas, tenho uma quantidade bem tímida de Klabin, que comecei a entrar quando tocou 17 reais. 

Enfim, de setor cíclico (embora sejam toas empresas excelentes), estou no meu limite, e ainda assim o percentual é baixo, se comparado com bancos, seguradoras e energia elétrica. 

Lembrando que todas elas de setor cíclico tem que ser portunismo puro, porque não dá pra fazer um DCA, pra não perder dinheiro.

Preço importa em todos os setores, mas setor cíclico o rigor com preço tem que ser muito elevado...

• Brabo 1
  • 0
Postado
4 horas atrás, Thiago Cappi Da Cruz disse:

Lembrando que todas elas de setor cíclico tem que ser portunismo puro, porque não dá pra fazer um DCA, pra não perder dinheiro

Mano, isso não faz sentido. O DCA faz sentido em qualquer empresa sólida, comoditizada ou não.

Exemplo:

image.png.9f611bf4c413a9d79e29e619c0140d16.png

Esse é um gráfico DCA da ExxonMobil, empresa do setor de petróleo nos Estados unidos. Mesmo rendendo menos que o IVV, ela ainda tá com uma alta expressiva em 10 anos.

Mesmo que alguém só compre ações nas altas, ela ainda há de lucrar. No longo prazo, as empresas criam novos picos que são maiores que os picos históricos. Claro que isso é uma PÉSSIMA estratégia, e se pá você pode acabar perdendo para a inflação, mas perder perder dinheiro mesmo, não perde.

• 0
Postado (edited)
On 01/06/2025 at 03:20, Vitor Santos disse:

A empresa me chamou atenção pelo P/VP extremamente baixo, menos de 0,5. Não tive tempo para uma análise profunda ainda, mas dando uma passada rápida pelos números e pelo RI, não encontrei nada absurdo que justificasse a precificação do mercado.

Observei que a empresa está sofrendo com a queda do preço do aço e, com o custo de produção atual, está com margens muito estreitas que devem piorar ainda mais no curto prazo (observando rasamente que há uma tendência de queda do preço do aço).

Ainda analisarei melhor mas, a princípio, me parece uma oportunidade insana pra expandir minha posição dentro dos setores de mineração e metalurgia.

Gostaria de ouvir a opinião de pessoas que tenham maior familiaridade com a empresa ou o setor. Há algo que o mercado está vendo que eu não vi?

Oi Vitor,

Acredito que você esteja falando de GOAU3 e não de GGBR, correto?

Ao abrir a Analítica e analisar GOAU3, duas coisas chamam a minha atenção: o selo amarelo, claro, e também o fato da empresa ser “Bovespa Nível 1”, ou seja, um nível mais “baixo” de governança.

Além disso, acho que esses pontos devem ser considerados:

• Consistência de Lucros: Histórico de lucros mais volátil, com prejuízos em alguns anos na última década.
  • Rentabilidade Histórica: ROE e ROIC com variações significativas ao longo dos anos, indicando menor previsibilidade na geração de valor.
  • Crescimento Volátil: Embora apresente crescimento de receita, o crescimento de lucro operacional e EBITDA nos últimos 5 anos tem sido inconsistente ou negativo.
  • Volatilidade cíclica e forte sensibilidade a commodities, como os amigos já disseram.

Não que esses pontos sejam um “não” à empresa, mas acho que chamam a atenção e indicam a necessidade de uma análise mais aprofundada.

Lembre-se de que olhar apenas para um indicador (o P/VP, no caso da sua pergunta) pode levar a conclusões diferentes da realidade.

Eu tenho GGBR (não GOAU) na carteira, mas congelei os aportes.

Isso não é recomendação de compra ou venda de ativos, mas só algumas ideias para sua reflexão.

Espero ter ajudado!

Editado por Matheus P S
  • 0
Postado

7 horas atrás, Ademilton Carvalho disse:

Mano, isso não faz sentido. O DCA faz sentido em qualquer empresa sólida, comoditizada ou não.

Exemplo:

image.png.9f611bf4c413a9d79e29e619c0140d16.png

Esse é um gráfico DCA da ExxonMobil, empresa do setor de petróleo nos Estados unidos. Mesmo rendendo menos que o IVV, ela ainda tá com uma alta expressiva em 10 anos.

Mesmo que alguém só compre ações nas altas, ela ainda há de lucrar. No longo prazo, as empresas criam novos picos que são maiores que os picos históricos. Claro que isso é uma PÉSSIMA estratégia, e se pá você pode acabar perdendo para a inflação, mas perder perder dinheiro mesmo, não perde.

Eu falei de forma bem generalista, imagine ter comprado Vale a 100? A pessoa vai ficar o anos fazendo preço médio, e dependendo do quanto tenha, nesses preços, se não tiver a mente forte, vai vender na baixa.

Você falou "vai perder pra inflação", mas perder dinheiro mesmo não vai.

Assim, me desculpa mas isso não tem lógica, porque se você perder pra inflação você está perdendo dinheiro...

Talvez, pra ser menos generalista, daria pra dizer que a partir de tal preço talvez compense ir comprando aos poucos. 

Posso ter me expressado mal, se você ou alguém entendeu pra ir comprar tudo de uma vez e pronto, sem fracionar, mas eu mesmo falei pra ter cuidado que não é porque caiu que não possa cair mais... 

• Criar novo...