Post popular William Redig Postado Segunda-feira às 14:44 Post popular Postado Segunda-feira às 14:44 Oi S@rdinhas, Tenho certeza que todos aqui da comunidade já entenderam a importância da leitura. Qualquer que seja o tema, estar constantemente lendo e aprendendo é parte fundamental para nosso crescimento pessoal e profissional e a quantidade de sabedoria que está contida nos livros é um mistério a ser desvendado por nós e quanto mais lemos - não importa o assunto - mais crescemos. Dito isso, tem gente (eu incluido) que tem uma enorme dificuldade de se concentrar na leitura. No meu caso, minha mente e muito mais rápida que meus olhos e muitas vezes me encontro divagando sobre outros temas, ou acabo pegando no sono no meio da leitura. Meu plano B foram os audio-livros (audiobooks). Muitos títulos já estão disponíveis e português e, para quem entende inglês, o tamanho da biblioteca é infindável. Os Audiobooks funcionam lindamente para mim, eu tenho facilidade de escutar, entender e fixar informação, mais até do que lendo um livro digital ou de "árvore morta". Se você entende inglês, é uma duplo-aprendizado. Além de absorver o conteúdo do livro sendo "lido/ouvido", você pratica o seu ouvido com o inglês de primeira qualidade dos vários excelentes narradores das obras. É claro que não é qualquer livro que funciona bem em audio. Não consigo imaginar, por exemplo, alguém narrando um livro de geometria, algebra ou cálculo, nem livros muito técnicos que contenham exemplos de código de programa, análise de hemogramas ou coisas do gênero, mas para os demais, essa técnica é uma mão-na-roda para mim. Eu tenho escutado/lido pelo menos 2 ou 3 livros por mês (depende do tamanho dos mesmos) e uso o meu tempo de transporte de ida/volta para o trabalho para engrandecer meu conhecimento com essa técnica. No meu caso, são mais ou menos 7 horas por semana, entre tempo de ida e volta do trabalho. Dá mais ou menos 45-50 minutos por perna, muito bem aproveitados. Alguém mais daqui usa os audo-livros? Vocês tem outras dicas de plano B para quem tem dificuldade de concentração na leitura tradicional? Contem aí!!! 1 5
Everton Luciano Macedo Postado Segunda-feira às 15:18 Postado Segunda-feira às 15:18 (edited) Retornei no começo desse ano com os livros. Assim como você, acabo não conseguindo me concentrar na leitura, apesar de antigamente passava boa parte das horas de lazer lendo. Agora casado e com filho pequeno, tenho usado bastante ultimamente o ElevenReader da ElevenLabs. Ele converte os ebook's em audiobook's utilizando IA, aí posso ouvir o conteúdo enquanto faço outras coisas em casa ou a caminho/volta do trabalho. Até o momento é o melhor que encontrei pra isso. Claro, não se compara a um autêntico audiobook com narrador humano, mas é é um bom substituto. Editado Segunda-feira às 15:19 por Everton Luciano Macedo Remoção do link 1
Bolívar Luiz Postado Segunda-feira às 15:23 Postado Segunda-feira às 15:23 38 minutes ago, William Redig disse: Oi S@rdinhas, Tenho certeza que todos aqui da comunidade já entenderam a importância da leitura. Qualquer que seja o tema, estar constantemente lendo e aprendendo é parte fundamental para nosso crescimento pessoal e profissional e a quantidade de sabedoria que está contida nos livros é um mistério a ser desvendado por nós e quanto mais lemos - não importa o assunto - mais crescemos. Dito isso, tem gente (eu incluido) que tem uma enorme dificuldade de se concentrar na leitura. No meu caso, minha mente e muito mais rápida que meus olhos e muitas vezes me encontro divagando sobre outros temas, ou acabo pegando no sono no meio da leitura. Meu plano B foram os audio-livros (audiobooks). Muitos títulos já estão disponíveis e português e, para quem entende inglês, o tamanho da biblioteca é infindável. Os Audiobooks funcionam lindamente para mim, eu tenho facilidade de escutar, entender e fixar informação, mais até do que lendo um livro digital ou de "árvore morta". Se você entende inglês, é uma duplo-aprendizado. Além de absorver o conteúdo do livro sendo "lido/ouvido", você pratica o seu ouvido com o inglês de primeira qualidade dos vários excelentes narradores das obras. É claro que não é qualquer livro que funciona bem em audio. Não consigo imaginar, por exemplo, alguém narrando um livro de geometria, algebra ou cálculo, nem livros muito técnicos que contenham exemplos de código de programa, análise de hemogramas ou coisas do gênero, mas para os demais, essa técnica é uma mão-na-roda para mim. Eu tenho escutado/lido pelo menos 2 ou 3 livros por mês (depende do tamanho dos mesmos) e uso o meu tempo de transporte de ida/volta para o trabalho para engrandecer meu conhecimento com essa técnica. No meu caso, são mais ou menos 7 horas por semana, entre tempo de ida e volta do trabalho. Dá mais ou menos 45-50 minutos por perna, muito bem aproveitados. Alguém mais daqui usa os audo-livros? Vocês tem outras dicas de plano B para quem tem dificuldade de concentração na leitura tradicional? Contem aí!!! @William Redig O problema é que muitas vezes ouvindo audiobooks quem tem essa dificuldade de se concentrar acaba se distraindo e tendo que voltar o mesmo trecho mil vezes hahaha No momento, eu estou treinando tanto a leitura quanto os estudos através de áudios e vídeos, mas é um grande desafio. Um método que pode ser interessante é ler o livro ao mesmo tempo que ouve o audiobook, acompanhando o áudio, ou alterando entre ler e ouvir, relendo o que já ouviu e ouvindo o que já leu pra ajudar a fixar o conteúdo. 2
Erika Vergine Postado Segunda-feira às 15:32 Postado Segunda-feira às 15:32 43 minutes ago, William Redig disse: Oi S@rdinhas, Tenho certeza que todos aqui da comunidade já entenderam a importância da leitura. Qualquer que seja o tema, estar constantemente lendo e aprendendo é parte fundamental para nosso crescimento pessoal e profissional e a quantidade de sabedoria que está contida nos livros é um mistério a ser desvendado por nós e quanto mais lemos - não importa o assunto - mais crescemos. Dito isso, tem gente (eu incluido) que tem uma enorme dificuldade de se concentrar na leitura. No meu caso, minha mente e muito mais rápida que meus olhos e muitas vezes me encontro divagando sobre outros temas, ou acabo pegando no sono no meio da leitura. Meu plano B foram os audio-livros (audiobooks). Muitos títulos já estão disponíveis e português e, para quem entende inglês, o tamanho da biblioteca é infindável. Os Audiobooks funcionam lindamente para mim, eu tenho facilidade de escutar, entender e fixar informação, mais até do que lendo um livro digital ou de "árvore morta". Se você entende inglês, é uma duplo-aprendizado. Além de absorver o conteúdo do livro sendo "lido/ouvido", você pratica o seu ouvido com o inglês de primeira qualidade dos vários excelentes narradores das obras. É claro que não é qualquer livro que funciona bem em audio. Não consigo imaginar, por exemplo, alguém narrando um livro de geometria, algebra ou cálculo, nem livros muito técnicos que contenham exemplos de código de programa, análise de hemogramas ou coisas do gênero, mas para os demais, essa técnica é uma mão-na-roda para mim. Eu tenho escutado/lido pelo menos 2 ou 3 livros por mês (depende do tamanho dos mesmos) e uso o meu tempo de transporte de ida/volta para o trabalho para engrandecer meu conhecimento com essa técnica. No meu caso, são mais ou menos 7 horas por semana, entre tempo de ida e volta do trabalho. Dá mais ou menos 45-50 minutos por perna, muito bem aproveitados. Alguém mais daqui usa os audo-livros? Vocês tem outras dicas de plano B para quem tem dificuldade de concentração na leitura tradicional? Contem aí!!! Nossa eu tenho dificuldade. Mas eu coloquei metas diárias para leitura. Comecei em 2019 a ler todos os dias logo que eu acordo. Coloco o despertador 30 minutos mais cedo do que eu tenho que fazer. Acordo, faço um café e sento no sofá para ler. EU achei esse horário mais fácil para manter a leitura: uma porque não tem ninguem acordado em casa e nem no whatapp para mandar msg, não tem trabalho para se preocupar ainda e a cabeça está fresca. Tem horas que me pego vagando e quando vejo li uma página sem nem saber do que se tratava. Ai eu volto na página e leio de novo. E assim vou me forçando. Desde 2019 leio todos os dias independente de qualquer coisa. Pego 5 minutos que for no banheiro para ler. Me ajudou muito no trabalho e na vida. Nunca funcionei com audio-book porque ai que eu viajo na maionese mesmo!!!.. Se force. Tente achar um horário que você não está com a cabeça cheia. Comece no banheiro ( só nao pode demorar muito porque da hemorroidas). 1
William Redig Postado Segunda-feira às 15:35 Author Postado Segunda-feira às 15:35 9 minutes ago, Bolívar Luiz disse: @William Redig O problema é que muitas vezes ouvindo audiobooks quem tem essa dificuldade de se concentrar acaba se distraindo e tendo que voltar o mesmo trecho mil vezes hahaha No momento, eu estou treinando tanto a leitura quanto os estudos através de áudios e vídeos, mas é um grande desafio. Um método que pode ser interessante é ler o livro ao mesmo tempo que ouve o audiobook, acompanhando o áudio, ou alterando entre ler e ouvir, relendo o que já ouviu e ouvindo o que já leu pra ajudar a fixar o conteúdo. Oi Bolivar, te entendo. Como eu disse, tem gente que fixa melhor lendo, outros ouvindo e outros ainda através de vídeo. Para mim, o audio funciona muito bem e o que eu escuto eu fixo melhor do que o que eu leio. Eu aproveito o tempo em transito (dirigindo) para isso e não tem como acompanhar com um mix de leitura/ouvindo... Enfim, cada louco com sua mania... rssss 1
Bolívar Luiz Postado Segunda-feira às 15:37 Postado Segunda-feira às 15:37 1 minute ago, William Redig disse: Oi Bolivar, te entendo. Como eu disse, tem gente que fixa melhor lendo, outros ouvindo e outros ainda através de vídeo. Para mim, o audio funciona muito bem e o que eu escuto eu fixo melhor do que o que eu leio. Eu aproveito o tempo em transito (dirigindo) para isso e não tem como acompanhar com um mix de leitura/ouvindo... Enfim, cada louco com sua mania... rssss Mas é isso. Às vezes não dá pra acompanhar lendo e ouvindo ao mesmo tempo, aí pode ser interessante ler parte do livro, ouvir outra, ou ler uma parte e depois ouvi-la novamente ou vice-versa. Várias opções para diferentes gostos rsrsrs 1
Leonardo Borella Santos Postado Segunda-feira às 15:38 Postado Segunda-feira às 15:38 50 minutes ago, William Redig disse: Oi S@rdinhas, Tenho certeza que todos aqui da comunidade já entenderam a importância da leitura. Qualquer que seja o tema, estar constantemente lendo e aprendendo é parte fundamental para nosso crescimento pessoal e profissional e a quantidade de sabedoria que está contida nos livros é um mistério a ser desvendado por nós e quanto mais lemos - não importa o assunto - mais crescemos. Dito isso, tem gente (eu incluido) que tem uma enorme dificuldade de se concentrar na leitura. No meu caso, minha mente e muito mais rápida que meus olhos e muitas vezes me encontro divagando sobre outros temas, ou acabo pegando no sono no meio da leitura. Meu plano B foram os audio-livros (audiobooks). Muitos títulos já estão disponíveis e português e, para quem entende inglês, o tamanho da biblioteca é infindável. Os Audiobooks funcionam lindamente para mim, eu tenho facilidade de escutar, entender e fixar informação, mais até do que lendo um livro digital ou de "árvore morta". Se você entende inglês, é uma duplo-aprendizado. Além de absorver o conteúdo do livro sendo "lido/ouvido", você pratica o seu ouvido com o inglês de primeira qualidade dos vários excelentes narradores das obras. É claro que não é qualquer livro que funciona bem em audio. Não consigo imaginar, por exemplo, alguém narrando um livro de geometria, algebra ou cálculo, nem livros muito técnicos que contenham exemplos de código de programa, análise de hemogramas ou coisas do gênero, mas para os demais, essa técnica é uma mão-na-roda para mim. Eu tenho escutado/lido pelo menos 2 ou 3 livros por mês (depende do tamanho dos mesmos) e uso o meu tempo de transporte de ida/volta para o trabalho para engrandecer meu conhecimento com essa técnica. No meu caso, são mais ou menos 7 horas por semana, entre tempo de ida e volta do trabalho. Dá mais ou menos 45-50 minutos por perna, muito bem aproveitados. Alguém mais daqui usa os audo-livros? Vocês tem outras dicas de plano B para quem tem dificuldade de concentração na leitura tradicional? Contem aí!!! Olá, meu amigo Will Eu também tinha dificuldade com foco em leitura, mas descobri uma coisa natural minha que me ajuda focar Eu leio todo tipo de conteúdo andando em círculos. De certa forma isso me deixa super concentrado Quando dou palestra e preciso apresentar power points eu também fico andando pelo quarto, já que não preciso mostrar meu rosto Parece meio ridículo, mas isso melhora meu foco em mais de 500% Talvez tenha algo ridículo que te ajude também kkkk Meu pai, por exemplo, lê apenas na varanda com um chá ou café do lado Segundo ele, o aroma o deixa tranquilo e faz ter mais atenção Sobre plano B, fui incapaz de pensar 1
Felipe Braz Sant'anna Postado Segunda-feira às 15:52 Postado Segunda-feira às 15:52 Minha dentista é uma adepta do áudio book no carro, eu não conseguiria pois se o livro for bom vou me concentrar muito no áudio e posso me distrair com o transito. Mas em 2025 voltei a ler com mais constância e eu prefiro no modo super tradicional. 1
William Redig Postado Segunda-feira às 15:57 Author Postado Segunda-feira às 15:57 3 minutes ago, Felipe Braz Sant'anna disse: Minha dentista é uma adepta do áudio book no carro, eu não conseguiria pois se o livro for bom vou me concentrar muito no áudio e posso me distrair com o transito. Mas em 2025 voltei a ler com mais constância e eu prefiro no modo super tradicional. Oi @Felipe Braz Sant'anna, Quando o livro é bom e o tema está interessante, saio do carro ouvindo e continuo em casa (no trabalho não dá...). O importante é consumir conteúdo da forma que melhor conseguimos nos aproveitar dele!
Luciana De Moura Afonso Postado Segunda-feira às 19:58 Postado Segunda-feira às 19:58 4 horas atrás, Bolívar Luiz disse: Um método que pode ser interessante é ler o livro ao mesmo tempo que ouve o audiobook, acompanhando o áudio, ou alterando entre ler e ouvir, relendo o que já ouviu e ouvindo o que já leu pra ajudar a fixar o conteúdo Concordo, também sinto uma dificuldade para me concentrar com audiobook 2
Vinicius Oliveira Menezes Postado Segunda-feira às 22:54 Postado Segunda-feira às 22:54 (edited) 8 horas atrás, William Redig disse: Alguém mais daqui usa os audo-livros? Vocês tem outras dicas de plano B para quem tem dificuldade de concentração na leitura tradicional? Contem aí!!! Boa noite amigo. Para leituras utilizo audiobook mas não gosto tanto, acho um recurso viável e prático mas tenho dificuldade. Antes de existir esse recurso e por realmente ter necessidade de leitura eu acabei ritualizando minha leitura em diferentes momentos do meu dia. Eu tinha dificuldade de ler 1 página sequer e comecei a fazer como se fosse uma musculação com diferente metas: Semana 1 Lê 5 paginas no dia Anotar tudo que absorvi Semana 2 Lê 8 páginas no dia Anotar tudo que absorvi Vi que com o passar dos tempos o ato de leitura ficou natural e virou uma necessidade. Porque simplesmente eu queria ler mais. Tem leituras mais complexas que exigem mais concentração, nesses casos eu faço leitura dinâmica. Leio um livro complexo + livro de fácil entendimento (simultaneamente). Editado Segunda-feira às 22:54 por Vinicius Oliveira Menezes 1
Recommended Posts