Jump to content

Pergunta

Postado

Boa tarde, pessoal.

Estou indo pra Aula 8 do módulo 4, e a aula 7 me mostrou o tamanho que é a complexidade de análise de uma empresa antes de comprar. Antes do curso do Raul eu já tinha uma carteira de investimentos, que vou postar a composição dela mais abaixo. As ações que possuo decidi comprar sem análise nenhuma, apenas vendo algumas indicações e vendo algumas coisas na internet, sem nenhuma metodologia. 

O vídeo da aula 7 do Raul ensina avaliar a empresa de maneira mais profunda, dentro daquelas 15 perguntas que ele mostra, mas percebi que é bem trabalhoso realizar as análises, não sei se mais pra frente o Raul ensina de maneira mais simplista, apenas com a utilização da AUVP analítica, ou se realmente há a necessidade de se pesquisar e entender mais profundamente o andamento de uma empresa. A ideia é fazer uma análise das ações que eu tenho, pra saber quais continuo aportando, ou quais já devo excluir do meu planejamento, dentro das 15 perguntas que o Raul mostrou, e queria uma ajuda de vocês que são mais experientes com isso.

Segue abaixo o tickers que possuo, bem como o percentual da composição na minha carteira, apenas de renda variável. 

image.png.f93f4d7d764879f22ab4bc9f8fd84f39.png

Como vocês podem ver, a carteira está bem desbalanceada, e só consegui observar isso organizando os números, coisa que nunca fiz antes. Erros de quem vai tentar investir sem saber nada e conta com a sorte kkkk

Qual análise vocês fazem dessas ações que possuo? E com base nos setores de cada ação, bem como nas empresas, como vocês indicam que eu faça as devidas pesquisas?

Obrigado pela atenção, desde já! 

• Brabo 1

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
17 horas atrás, Bruno Godoy De Carli disse:

Boa tarde, pessoal.

Estou indo pra Aula 8 do módulo 4, e a aula 7 me mostrou o tamanho que é a complexidade de análise de uma empresa antes de comprar. Antes do curso do Raul eu já tinha uma carteira de investimentos, que vou postar a composição dela mais abaixo. As ações que possuo decidi comprar sem análise nenhuma, apenas vendo algumas indicações e vendo algumas coisas na internet, sem nenhuma metodologia. 

O vídeo da aula 7 do Raul ensina avaliar a empresa de maneira mais profunda, dentro daquelas 15 perguntas que ele mostra, mas percebi que é bem trabalhoso realizar as análises, não sei se mais pra frente o Raul ensina de maneira mais simplista, apenas com a utilização da AUVP analítica, ou se realmente há a necessidade de se pesquisar e entender mais profundamente o andamento de uma empresa. A ideia é fazer uma análise das ações que eu tenho, pra saber quais continuo aportando, ou quais já devo excluir do meu planejamento, dentro das 15 perguntas que o Raul mostrou, e queria uma ajuda de vocês que são mais experientes com isso.

Segue abaixo o tickers que possuo, bem como o percentual da composição na minha carteira, apenas de renda variável. 

Como vocês podem ver, a carteira está bem desbalanceada, e só consegui observar isso organizando os números, coisa que nunca fiz antes. Erros de quem vai tentar investir sem saber nada e conta com a sorte kkkk

Qual análise vocês fazem dessas ações que possuo? E com base nos setores de cada ação, bem como nas empresas, como vocês indicam que eu faça as devidas pesquisas?

Bom dia, @Bruno Godoy De Carli !

Receio em dizer que de fato é trabalhoso mesmo fazer uma análise real de um ativo. Leva tempo mesmo, precisa de uma dedicação para ler relatórios, enfim.

Mas aqui vão alguns detalhes.

A aplicação do método de Scuttlebutt do Fisher (as 15 perguntas) não é explicitamente um passo obrigatório. Ele é legal sim de se fazer e é muito bom para quem é mais detalhista, gosta de ir mais a fundo nas análises das empresas e entender melhor como a empresa trabalha e gera seus valores. Claramente que isso exige mais dedicação, mas em contrapartida traz uma visão muito mais clara da empresa e consequentemente tranquilidade na hora de investir pois você sabe onde realmente está aportando seu dinheiro e se associando.

Aquela primeira análise inicial que fazemos com 4 critérios base de ter tag along, lucros consistentes nos últimos 10 anos, setor perene e dívida controlada já ajudam também a tirar muita tranqueira de vista e te coloca a frente de muitas pessoas. Se você aprofundar isso nos indicadores fundamentalistas e ver quais as empresas maiores e mais eficientes daquele setor, também é outro passo a frente. Mas essa análise mais fundamentalista com base em indicadores apesar de ser mais fácil é muito superficial. Você está vendo alguns números e não está vendo a história que eles contam. Apenas para elucidar, peguemos uma empresa qualquer que tenha seu DY altíssimo, ponto este que costuma chamar a atenção das pessoas. Mas sabemos que o DY nada mais é do que uma mera divisão entre os valores pagos nos últimos 12 meses em proventos divididos pela cotação atual da empresa. Se a cotação da empresa cai, naturalmente o DY aumenta. E isso é uma "pegadinha" de certa forma. Aquele DY alto é recorrente? Se é recorrente ele é de fato sustentável? Pensemos agora no caso da Saraiva que pagava muitos proventos e onde ela terminou não se sustentando. 

Como disse, essa análise fundamentalista ajuda mas é ela relativamente rasa. Entender a empresa um pouco que estamos nos associando, é parte de do processo para se gerar mais segurança em nossas escolhas e entender melhor até mesmo os comportamentos de mercado perante essas empresas.

Espero que ajude!

• 0
Postado
17 horas atrás, Bruno Godoy De Carli disse:

Boa tarde, pessoal.

Olha vamos começar do começo, tem reserva de liquidez montada? Se sim, ótimo. Senão, tem que ter.

Pelo menos vc não tem um monte de ações, a princípio não venderia, apenas me questionaria o motivo de ter tais ações, lançaria no diagrama do cerrado, colocando os critérios e conforme fosse fazendo novos aportes, faria rebalanceamento ou até alguma venda/compra pontual.

Nesse cenário pararia de aportar em VALE3 e BBAS3, aumentaria a exposição em setores não cíclicos, colocaria ações com perfil mais defensivo e com bom histórico de dividendos (ITSA4, TAEE11, BBSE3, EGIE3). Eu gosto de FIIs, também estudaria alguns fundos de investimentos imobiliários, que traria um pouco de renda passiva e menos volatilidade.

Adicionaria uma estratégia de longuíssimo prazo, IPCA+, fazendo aportes mensais.

É só um olhar de fora, os ativos mensionados cabem avaliação e estudo, e deixaria as proporções dos ativos mais próximas, podendo claro ter alguma com maior %.

• Criar novo...