Jump to content
  • 0

Corrigindo a minha carteira : )

Pergunta

Postado

Pessoal, foi esse o Resultado que eu obtive analisando as melhores empresas por segmento baseado no diagrama do cerrado.

O que vocês acham do meu julgamento, fiz e refiz as aulas do módulo 4 para revisar as análises. 

Lembrei do que o Raul falou na aula de segunda sobre a carteira parecer um ETF kkkkkkk, enfim! talvez errei a mão.

OBS.: As que estão aí que estão COM NOTAS negativas é porque já estavam antes e as positivas com aporte alto também já estavam antes na carteira.

image.png.4f2786fa827e782cae1a3eacb8ffb763.png

• Brabo 2

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
24 minutes ago, Heylon Sales disse:

@Eddy Paulini, vou descrever a metodologia que eu utilizei para você conseguir melhor me dizer onde eu errei,

1º usei a ANALÍTICA para filtrar empresas por cada segmento, e considerei para avaliar somente as empresas que:

1. Viável para estudo ou azulim.
  2. ROE acima de 10% (dependendo do segmento)

2º Após filtrar as empresas comparei os subsetores para saber se as empresas eram do mesmo ramo (As que passaram no primeiro filtro)

3º após isso usei o diagrama do cerrado para me dar suporte para validar indicadores importantes.

(Essa foi a minha linha de raciocínio)

Ah então foi eu quem havia entendido errado mesmo Hahha  Me desculpe o equívoco!

Como você lançou as empresas no diagrama como último passo, então está tudo certo. 

O que não pode ser feito e que alguns aqui aparecem fazendo é: "Ah, vou colocar a empresa SARD3 no diagrama e ver a nota" (aí a nota dá a máxima no diagrama e a pessoa) "que legal, vou investir nela!". Só que a empresa não tem tag along, positivou nas perguntas de preços que estão descontados e DY que está alto, mas a empresa em apresentando resultados ruins, nada consistentes ou sustentáveis. Percebe?

Por isso sempre a análise mais criteriosa para tomada de decisão deve ser feita antes. Então, você está no caminho certo!

E voltando então a questão inicial.

1 hour ago, Heylon Sales disse:

Pessoal, foi esse o Resultado que eu obtive analisando as melhores empresas por segmento baseado no diagrama do cerrado.

O que vocês acham do meu julgamento, fiz e refiz as aulas do módulo 4 para revisar as análises. 

Lembrei do que o Raul falou na aula de segunda sobre a carteira parecer um ETF kkkkkkk, enfim! talvez errei a mão.

OBS.: As que estão aí que estão COM NOTAS negativas é porque já estavam antes e as positivas com aporte alto também já estavam antes na carteira.

image.png.4f2786fa827e782cae1a3eacb8ffb763.png

A carteira ao meu ver está com muitos ativos. E tem muita correlação entre eles, especialmente no setor bancário.

As notas me parecem OK considerando que não sei quais perguntas está utilizando no seu diagrama. ISAE, CMIG e CSAN realmente é justificável estarem com notas negativas para não receberem aportes dado que elas pecam nos critérios base (tag along, endividamento e lucros).

• Brabo 3
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado
7 minutes ago, Heylon Sales disse:

usei , devo refazer as aulas ?

@Heylon Sales acredito que alguns conceitos devam ter passado batidos! Por isso que questionei sobre isso.

O diagrama do cerrado não é uma ferramenta de escolha de ativos. Só vamos alocar uma ação nele depois de termos estudado o ativo previamente. 

E este estudo prévio é voltado a ver se a empresa tem fundamentos, se ela tem tag along, dívida controlada, lucros consistentes e entender quais seriam as melhores empresas dentro dos setores ou quais outras fazem sentido em nossa carteira e estratégia. Só depois dessa escolha de falarmos "sim, vou me tornar sócio deste negócio" é que iremos passar a empresa para o diagrama para medir o risco dela.

Tem uma linha tênue nessas análises entre ver a viabilidade da empresa para entrar na carteira e o risco que ela pode representar

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
1 minute ago, Eddy Paulini disse:

@Heylon Sales acredito que alguns conceitos devam ter passado batidos! Por isso que questionei sobre isso.

O diagrama do cerrado não é uma ferramenta de escolha de ativos. Só vamos alocar uma ação nele depois de termos estudado o ativo previamente. 

E este estudo prévio é voltado a ver se a empresa tem fundamentos, se ela tem tag along, dívida controlada, lucros consistentes e entender quais seriam as melhores empresas dentro dos setores ou quais outras fazem sentido em nossa carteira e estratégia. Só depois dessa escolha de falarmos "sim, vou me tornar sócio deste negócio" é que iremos passar a empresa para o diagrama para medir o risco dela.

Tem uma linha tênue nessas análises entre ver a viabilidade da empresa para entrar na carteira e o risco que ela pode representar

@Eddy Paulini, vou descrever a metodologia que eu utilizei para você conseguir melhor me dizer onde eu errei,

1º usei a ANALÍTICA para filtrar empresas por cada segmento, e considerei para avaliar somente as empresas que:

1. Viável para estudo ou azulim.
  2. ROE acima de 10% (dependendo do segmento)

2º Após filtrar as empresas comparei os subsetores para saber se as empresas eram do mesmo ramo (As que passaram no primeiro filtro)

3º após isso usei o diagrama do cerrado para me dar suporte para validar indicadores importantes.

(Essa foi a minha linha de raciocínio)

• Brabo 1
  • 0
Postado

Eu tentei ao máximo seguir acompanhando às aulas, fiz e refiz as análises durante o módulo 4.

Escolhi também 2 empresas aleatórias na bolsa para fazer a análise delas, acredito que me ajudou muito também.

SIM, Realmente tem muitos ativos, eu fiquei um pouco confuso na quantidade, mas acabei optando por escolher as melhores de cada setor. Na aula de segunda o Raul falou mesmo sobre a carteira parecer um ETF.

As ações

5 minutes ago, Eddy Paulini disse:

ISAE, CMIG e CSAN

foi num passado eu inseri elas na minha carteira, acredito que foi em 2022. Desde então não fiz mais nenhum aporte, pois eu não focava em ações, até por não entender bem como analisar de verdade, meu foco era em fundos imobiliários. No caso desde 2021, venho comprando fiis, hoje, eles representam uma renda passiva de R$ 1500,00.

Vou usar eles para ajudar a rebalancear a carteira, comprando ações junto com o meu aporte de 25% ou mais, mensal.

sobre os Bancos, pensei isso também, mas eu já tinha na carteira banco do brasil e itaú, acabei adcionando barinsul, vislumbrando uma possível oportunidade no longo prazo, se o banco melhorar, e bradesco on.

• Brabo 1
  • 0
Postado

@Eddy Paulini , muito obrigado pela atenção, sério mesmo. Eu gosto muito de expor as minhas tomadas de decisões e ideias, pois quando gera uma dúvida, me força a pensar e revalidar a linha de raciocínio que eu usei.

daí das duas uma, ou eu vou reforçar o conhecimento ou eu vou ter uma oportunidade de melhoria. 

10 minutes ago, Eddy Paulini disse:

Ah então foi eu quem havia entendido errado mesmo Hahha  Me desculpe o equívoco!

• Brabo 1
  • Criar novo...