Jump to content

Pergunta

Postado

Bom dia pessoal, sou novo aqui na UVP e também comecei a pouco tempo a investir na bolsa, as coisas estavam indo bem, porém faz mais de 1 mês que só estou tomando na cabeça, sei que isso acontece, mas é dificil ver o dinheiro ir encolhendo ao inves de aumentar. vou deixar o link da minha carteira, para quem quiser e puder me dar alguma dica, puxões de orelha ou sugestão. outra coisa, alguém esta entendendo o momento que a bolsa esta passando? existe alguma previsão de recuperação, ou no momento é só aguardar e rezar muito???
abraço a todos.

https://investidor10.com.br/carteira/1633030/

• Brabo 1

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
22 minutes ago, Rafael Baade Ferreira disse:

Bom dia pessoal, sou novo aqui na UVP e também comecei a pouco tempo a investir na bolsa, as coisas estavam indo bem, porém faz mais de 1 mês que só estou tomando na cabeça, sei que isso acontece, mas é dificil ver o dinheiro ir encolhendo ao inves de aumentar. vou deixar o link da minha carteira, para quem quiser e puder me dar alguma dica, puxões de orelha ou sugestão. outra coisa, alguém esta entendendo o momento que a bolsa esta passando? existe alguma previsão de recuperação, ou no momento é só aguardar e rezar muito???
abraço a todos.

https://investidor10.com.br/carteira/1633030/

Bom dia, @Rafael Baade Ferreira !

O melhor que você pode fazer agora sendo bem sincero é não olhar para sua carteira e principalmente ficar olhando cotação, rentabilidade, quedas, etc.

Isso só vai aumentar sua ansiedade e consequentemente aumentar as chances de tomar decisões ruins. Sei e concordo que é chato ver dinheiro indo embora. Mas na verdade, talvez você não esteja com nenhum dinheiro indo embora. Nada vai ser perdido se você não vender, acredito que sua visão de estar perdendo seja por estar olhando as cotações dos ativos e isso no curto prazo é o mais normal a se acontecer e não é um problema se você tiver boas empresas para investir nelas ao longo de 10, 15, 20 anos.

Tem empresa boa na sua carteira mas tem duas que não fazem muito sentido para quem é buy and hold como nós aqui na comunidade!

Só não vou falar quais são pois se não as chances de tomar uma decisão precipitada aumentam Huahuha

Fica tranquilo, segue estudando com calma, você tem muito conteúdo ainda pra aprender e aulas pra digerir. As peças vão se encaixando e no último módulo do curso tem aulas específicas para tratar da nossa carteira com ativos que já temos de antes de começar a estudar.

Segura a ansiedade que será a melhor decisão de se tomar por agora!

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado

@Rafael Baade Ferreira não entendi, olhei sua carteira e está com rendimento acima do CDI, IPCA e IBOV. Em 9 meses tem uma rentabilidade de 9.94%, o que está ruim?

Caiu nos últimos dois meses, mas continua com uma boa rentabilidade.

A renda variável é assim, um mês sobe no outro cai, o importante é ter escolhido bons papeis que no longo prazo vai colher bons rendimentos.

• Brabo 1
  • 0
Postado

Tenha calma @Rafael Baade Ferreira, no começo é complicado, ainda mais na sua primeira "queda" hahaha... vai fazendo as aulas, anotando, reassistindo... não tem mistério, mas ser paciente é um dos pontos mais primordias nos investimentos. Tu não vai enriquecer do dia para a noite não, mas no longo prazo, você vai ver que o plano vai dar certo.

Foco nos estudos e se precisar, estaremos por aqui na comunidade! 👊

• Brabo 2
  • 0
Postado

Complementando a info dos colegas, pelo que vi vc está com 2 fundos atrelados ao ouro realizando um bom trabalho, e compensando a incerteza das ações nesse momento. Talvez investir diretamente em ETFs de ouro seja algo interessante pra não ficar pagando taxas de adm mais altas que o necessário. Ouro e renda fixa sendo 42% do portfolio estão estabilizando a carteira, enquando os FIIs estão com ótima performance tb.

Nas ações a unica questão que eu reveria é a concentração na area financeira, que está em 64% com BBAS3, BBDC3 e ISTA4 e especialmente BBAS3 ocupando 30% da carteira de ações.

• Criar novo...