Jump to content

Pergunta

Postado (edited)

Bom dia!

Final de semana chega, e aproveitamos para descansar, passar tempo com a família, colocar algumas coisas, em casa, em ordem, afinal somos pessoas e precisamos de todas essas coisas.

Mas o mercado financeiro é um sistema, de compra e venda de produtos e ativos financeiros; porque ele precisa parar no final de semana?

Imagine se você fosse no mercado no sábado, comprar alguma coisa, e não pudesse pagar com o cartão por motivo que a sua agência bancária está fechada nesse dia. Não faria sentido, não é mesmo.

E como o sistema financeiro do mercado de ações ainda possui está limitação, diante de tanta tecnologia e inovações surpreendentes, como a Inteligência Artificial as Blockchains e até dos pagamentos em Pix.

O que está impedindo as negociações de ações, poderem operar 24 horas por dia sete dias na semana?

Você sabe?

Eu gostaria de saber.

🤔

Editado por Elcimar Guimarães

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado (edited)
20 minutes ago, Elcimar Guimarães disse:

Bom dia!

Final de semana chega, e aproveitamos para descansar, passar tempo com a família, colocar algumas coisas, em casa, em ordem, afinal somos pessoas e precisamos de todas essas coisas.

Mas o mercado financeiro é um sistema, de compra e venda de produtos e ativos financeiros; porque ele precisa parar no final de semana?

Imagine se você fosse no mercado no sábado, comprar alguma coisa, e não pudesse pagar com o cartão por motivo que a sua agência bancária está fechada nesse dia. Não faria sentido, não é mesmo.

E como o sistema financeiro do mercado de ações ainda possui está limitação, diante de tanta tecnologia e inovações surpreendentes, como a Inteligência Artificial as Blockchains e até dos pagamentos em Pix.

O que está impedindo as negociações de ações poderem operar 24 horas por dia sete dias na semana?

Você sabe?

Eu gostaria de saber.

🤔

Acredito eu, o mercado financeiro, ainda está baseado no estilo de vida das pessoas. Ninguém trabalha 24/7, muitos sistemas ainda precisam de supervisão humana, provavelmente os custos devem ser caros para manter uma operação por 24horas, fora a liquidez, será que as pessoas iriam entrar na madrugada para comprar, vender, fora os formadores de preços, fora regulamentações que existem, que para mudar deve ser altamente burocrático. 

Sobre essa questão do mercado que vc comenta, acredito que isso já caiu por terra, os sistema bancário já suportam pagamento 24/7 a bastante tempo, já esta consolidado, não lembro qndo teve algum colapso, que impediu usar um cartão de debito ou credito, salvo um colapso energético, que é impeditivo de usar uma maquina, sacar dinheiro, ou colocar combustível, ainda assim o problema não é do sistema bancário.

Editado por Antonio De Matos Teixeira Neto
  • 0
Postado
1 hour ago, Elcimar Guimarães disse:

Bom dia!

O que está impedindo as negociações de ações, poderem operar 24 horas por dia sete dias na semana?

Você sabe?

Eu gostaria de saber.

🤔

Deus livre e guarde de bolsa aberta no fim de semana. Já tem doido que fica nessa bagaça o dia inteiro durante a semana, não precisa de mais tempo longe do que de fato vai fazer a pessoa enriquecer.

• Brabo 2
  • 0
Postado (edited)
19 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Deus livre e guarde de bolsa aberta no fim de semana. Já tem doido que fica nessa bagaça o dia inteiro durante a semana, não precisa de mais tempo longe do que de fato vai fazer a pessoa enriquecer.

Isso existe, é um fato

Mas o mercado das criptomoedas funciona sempre sem interrupção.

Não seria uma desvantagem o mercado de ações ainda está limitado a horários.

É claro que são duas coisas distintas.

Mas as pessoas teriam mais liberdade de comprar e vender sem o obstáculo de abertura e fechamento do pregão.

Seria até um atrativo uma inovação, como essa para investidores do mundo todo.

Poder negociar a qualquer hora que fosse mais conveniente para o investidor.

Editado por Elcimar Guimarães
  • Brabo 1
  • 0
Postado
5 horas atrás, Elcimar Guimarães disse:

Isso existe, é um fato

Mas o mercado das criptomoedas funciona sempre sem interrupção.

Não seria uma desvantagem o mercado de ações ainda está limitado a horários.

É claro que são duas coisas distintas.

Mas as pessoas teriam mais liberdade de comprar e vender sem o obstáculo de abertura e fechamento do pregão.

Seria até um atrativo uma inovação, como está para investidores do mundo todo.

Poder negociar a qualquer hora que fosse mais conveniente para o investidor.

Quem sabe com a chegada de uma nova bolsa isso não ocorra.

Mas falando por mim, acho bullshit.

• 0
Postado
13 horas atrás, Mario W. disse:

Meu palpite, em menos de 10 anos será assim, tudo tokenizado em alguma blockchain.

@Mario W.

Acho que até 2030 teremos algumas mudanças.

Pode não ser essa especificamente do horário mencionada.

Mas a tecnologia está avançada num ritmo muito grande, e com certeza teremos algumas mudanças em breve.

Tomara que sejam mudanças que beneficiem os investidores. 

• 0
Postado (edited)

Fala, mestre! Já me fiz essa pergunta também. Em pleno 2025, com IA, Pix e gente comprando NFT de pedra às 3h da manhã… e a bolsa ainda fechando às 17h…

Acho que o negócio é que o mercado financeiro é mais velho que muita tecnologia. As bolsas são instituições ainda muito formais, reguladas, e com operação centralizada, então ainda seguem horário comercial por padrão.

Imagino que tenha ainda muita Intermediação humana (mesmo com automação, muita coisa depende de humano)
Tem também Regulações que podem limitar o funcionamento contínuo.
Pode ter tbm uma questão de Infraestrutura bancária atrelada a horários e compensações, enfim.

Agora… as criptos já operam 24/7, e tem bolsa lá fora testando expansão de horários. Então sim, o futuro parece que é mais flexível, mas ainda tem um pezinho no passado.

Editado por Moroni Rolim
  • Criar novo...