Jump to content
  • 0

Sucessão de patrimonio.

Pergunta

Postado

Gostaria de saber qual é a melhor maneira de fazer uma sucessão de patrimônio com o mínimo de imposto possível. No caso, tenho uma avó que está ficando muito idosa e gostaria de saber, para orientar minha família, qual é a melhor forma de fazer a transferência, pagando o menor valor de imposto possível.

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Só com essas informações é difícil dar alguma orientação, a melhor solução vai depender muito do valor total do patrimônio, se são imóveis, se ela tem previdência privada ou não. Se vc der mais detalhes, posso tentar ajudar mais. 

Mas em regra geral, a doação em vida se mostra uma solução boa (olhar sempre o valor da isenção para doação, cada estado vai ter um valor). 

• Brabo 1
  • 0
Postado

Dependendo do tamanho do patrimônio, o ideal seria estruturar uma holding familiar, que nada mais é uma empresa cujo objetivo é determinar quem pode usufruir dos bens sem ter que ficar fazendo transferências de propriedade, seja por sucessão, seja por compra e venda. O legal da holding, também, é evitar problemas com divórcios, já que os bens não ficam no nome dos sócios da empresa, e sim da empresa em si.
Essa técnica não faz escapar de impostos incidentes sobre propriedades em si (IPTU, IPVA, etc.), mas evita ITCMD e ITBI.
Além disso, se houver mudança de entendimento dentro da família sobre quem fica com o quê, basta alterar o contrato social determinando quem pode usar cada coisa, determinar a distribuição de dividendos (não incide IR por enquanto!) quanto aos lucros auferidos com investimentos, etc.
Um escritório especializado em direito de família e/ou direito empresarial poderá orientá-lo de forma mais precisa.

• 0
Postado
On 07/06/2025 at 16:42, Convidado Anônimo disse:

Gostaria de saber qual é a melhor maneira de fazer uma sucessão de patrimônio com o mínimo de imposto possível. No caso, tenho uma avó que está ficando muito idosa e gostaria de saber, para orientar minha família, qual é a melhor forma de fazer a transferência, pagando o menor valor de imposto possível.

Oi, anônimo

Ressalto os comentários dos colegas. Para saber qual é a melhor forma no seu caso em particular exige uma série de entendimentos sobre a sua realidade. Recomendo que consulte com profissionais de investimento.

• Criar novo...