Jump to content

Pergunta

Postado

Boa tarde,

Estou estabelecendo alguns critérios específicos em relação ao diagrama do cerrado para FIIs e me surgiu uma dúvida em relação ao peso das perguntas que são específicas para um tipo de FII. Exemplo: as perguntas: "Os imóveis desse Fundo Imobiliário estão localizados em regiões nobres?" e "As propriedades são novas e não consomem manutenção excessiva?" são específicas para FIIs de tijolos e automaticamente rebaixariam a nota dos fiis de papel para critério de investimentos. A pergunta que eu faço é se existe um limite de perguntas específicas que se pode criar para um tipo único de FII de modo a não "viciar" o diagrama para pender especificamente para um tipo específico (tijolo, papel ou fofs). 

Ou devo apenas criar perguntas que são aproveitadas para ambos os tipos de fiis? (ex: "Vacância inferior a 10% (fundos de tijolos)? %PL Máximo (concentração de dívida num único devedor) de 10%?")

• Brabo 1

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
2 horas atrás, Rafael Assumpção Barbosa disse:

Boa tarde,

Estou estabelecendo alguns critérios específicos em relação ao diagrama do cerrado para FIIs e me surgiu uma dúvida em relação ao peso das perguntas que são específicas para um tipo de FII. Exemplo: as perguntas: "Os imóveis desse Fundo Imobiliário estão localizados em regiões nobres?" e "As propriedades são novas e não consomem manutenção excessiva?" são específicas para FIIs de tijolos e automaticamente rebaixariam a nota dos fiis de papel para critério de investimentos. A pergunta que eu faço é se existe um limite de perguntas específicas que se pode criar para um tipo único de FII de modo a não "viciar" o diagrama para pender especificamente para um tipo específico (tijolo, papel ou fofs). 

Ou devo apenas criar perguntas que são aproveitadas para ambos os tipos de fiis? (ex: "Vacância inferior a 10% (fundos de tijolos)? %PL Máximo (concentração de dívida num único devedor) de 10%?")

Boa noite, @Rafael Assumpção Barbosa !

De fato o diagrama contempla perguntas para FIIs de tijolo como você bem notou. Como os FIIs de papel no final das contas não passa de uma avaliação de renda fixa que seria algo semelhante com o que faríamos na avaliação de ativos dentro da categoria de renda fixa.

Agora quando o assunto é transpor isso ao diagrama em vista que as perguntas nele focam FIIs de tijolo, temos basicamente duas formas de proceder:

1 - cria-se perguntas duplas para responder também sobre os FIIs de papel. Por exemplo, "Vacância Física inferior a 5,00%? / Possui portfólio com indexadores diversificados?"

ou 

2 - avalia-se os FIIs por fora assim como fazemos na renda fixa elencando os critérios que julga importante e vai marcando perguntas como sim independente do que esteja escrito nelas até chegar a uma nota desejada para o ativo.

PS: apenas a título de curiosidade, eu sigo a segunda opção!

Espero que ajude!

• Criar novo...