Jump to content

Recommended Posts

Postado
26 minutes ago, A tal da Barbie disse:

Oii! Pergunta sincera: vc passa muito tempo sozinha? caso a resposta seja afirmativa (ou vc ainda more com os pais), seu plano vai dar errado, ou qlqr coisa que tente. de verdade. 

O melhor meio de mudar de vida, rápido ou devagar, é mudar o ambiente. Quer se forçar a ir a academia? pague um personal que te encha o saco. acredite, vai dar bom. quer fazer skincare? faça amizade com meninas muito vaidosas que falem sempre sobre isso. quer estudar idiomas? se inscreva num curso com aulas de conversação com pessoas reais, mesmo que seja online.

Mas pra vc ter tantos tópicos assim querendo mudar, acredito que vc deva sair um pouco da frente das telas. O mundo real não é o que aparece nas redes.

Não sei se era o que vc queria ouvir, mas espero ter ajudado de alguma forma.

Caso queira se aprofundar mais em assuntos de neurociencia, sugiro entrar para o reservatorio de dopamina 🎈

Para a primeira pergunta, a resposta é SIM! Após um casamento traumático, voltei a morar com meus pais e, pela natureza do meu trabalho (sou assistente jurídico no TJSP e trabalho a maior parte do tempo em casa), não tenho muito contato com pessoas ao longo do dia. Faço aula de teatro 2x por semana, o que acaba sendo pelo menos 4 horas de contato INTENSO com pessoas - o elenco <3 -, mas esses momentos são bem focados nas técnicas e nos ensaios.

Esses tópicos não são necessariamente querendo mudar, são temas que eu acho importantes na minha vida. Não tem problema se eu levar mais uns 20 anos pra ser fluente em hebraico e em japonês, mas gostaria de passar em concurso nos próximos 5, entende? Acho que a minha maior dor é me sentir estagnada, e depois do divórcio, sem todas as atribulações que o casamento tinha, sinto como se a minha vida estivesse fechada num pote de geleia. 

Sobre o reservatório de dopamina, você faz? O que tem achado? Eu acompanho muito o Huberman Lab (sou tiete do Andrew Huberman kkk). 

• Brabo 3
Postado (edited)
1 hora atrás, Marina disse:

Para a primeira pergunta, a resposta é SIM! Após um casamento traumático, voltei a morar com meus pais e, pela natureza do meu trabalho (sou assistente jurídico no TJSP e trabalho a maior parte do tempo em casa), não tenho muito contato com pessoas ao longo do dia. Faço aula de teatro 2x por semana, o que acaba sendo pelo menos 4 horas de contato INTENSO com pessoas - o elenco <3 -, mas esses momentos são bem focados nas técnicas e nos ensaios.

Esses tópicos não são necessariamente querendo mudar, são temas que eu acho importantes na minha vida. Não tem problema se eu levar mais uns 20 anos pra ser fluente em hebraico e em japonês, mas gostaria de passar em concurso nos próximos 5, entende? Acho que a minha maior dor é me sentir estagnada, e depois do divórcio, sem todas as atribulações que o casamento tinha, sinto como se a minha vida estivesse fechada num pote de geleia. 

Sobre o reservatório de dopamina, você faz? O que tem achado? Eu acompanho muito o Huberman Lab (sou tiete do Andrew Huberman kkk). 

Cara, depois do divorcio, quando vc tem um pouco de paz na vida, vc se sente assim? Vc tá livre mulher! Eu fiquei num relacionamento por 15 anos e descobri o q é felicidade de vdd quando pedi o divorcio. E nao pedi mais cedo por medo de ficar sozinha. E vou te falar, tô solteira até agora e felizona.

Sim, eu sou RD e adoro. Tem mais tropa aqui na comu. Abre um tópico aqui e pede pro povo se manifestar q vc vai ver. Já é uma forma de socializar já q tem encontros, corridas etc.

Aqui na AUVP a gente também se encontra fora a baguncinha oficial.

Último conselho: faça terapia. Quem não faz q é doido.

Editado por A tal da Barbie
  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Postado
1 hour ago, A tal da Barbie disse:

Cara, depois do divorcio, quando vc tem um pouco de paz na vida, vc se sente assim? Vc tá livre mulher! Eu fiquei num relacionamento por 15 anos e descobri o q é felicidade de vdd quando pedi o divorcio. E nao pedi mais cedo por medo de ficar sozinha. E vou te falar, tô solteira até agora e felizona.

Sim, eu sou RD e adoro. Tem mais tropa aqui na comu. Abre um tópico aqui e pede pro povo se manifestar q vc vai ver. Já é uma forma de socializar já q tem encontros, corridas etc.

Aqui na AUVP a gente também se encontra fora a baguncinha oficial.

Último conselho: faça terapia. Quem não faz q é doido.

Uau! 15 anos! Entendo esse medo profundamente, eu tinha a mesma coisa. Divorciei quando a coisa ficou tão ruim que foi simplesmente inevitável - senti como se fosse amputar um membro, é bizarro -, e, realmente, minha vida melhorou MUITO.
Vejo fotos minhas antes e depois do divórcio e noto como até minha aparência melhorou, rs. Emagreci uns 3kg (faltam 8!), voltei a me dedicar a coisas das quais eu gosto, passei a ter poucos compromissos financeiros ao morar com meus pais, em fim, muita coisa melhorou!

Fico feliz por você ter se encontrado!! 

Sobre a terapia, concordo 100% e faço semanalmente já há vários anos, comecei pra conseguir lidar com o casamento e estou continuando para me reestruturar. Cheguei inclusive a fazer aquele teste neuropsicológico pra ver se eu tinha TDAH, dislexia em algum nível, autismo... E nada!, era só ansiedade, mesmo, rs! 

Vou fuçar o RD, aproveitando as férias que tirei do trabalho pra focar na prova do MPF que já está aí, finalzinho do mês. Zero chances de passar, mas a meta humilde é alcançar pelo menos uns 60% na 1ª fase (ridículo, sofrível, mas é só o começo).

:D E, na hora de procrastinar, vou eu pra corujinha verde que me ameaça todos os dias com uma faca no bico.

• Brabo 2
Postado

Ei, você não está sozinha nessa dança caótica entre ambição e exaustão!

Primeiro: se acordar às 16h te trouxe clareza pra escrever esse plano de “procrastinação eficiente”, então foi um baita despertar e não tem termômetro que meça isso. A realidade é que nossos ciclos nem sempre são lineares, e você criou uma forma super inteligente de usar a oscilação natural da energia a seu favor. Isso é autoconhecimento prático com uma pitada de autoacolhimento, algo que muita gente com vinte e poucos anos ainda nem vislumbra.

A ideia de alternar atividades conforme o humor ou nível de energia é extremamente eficaz. Tem até base científica: o cérebro funciona bem com variação de estímulos, e tarefas diferentes ativam redes neurais diferentes. Ou seja, trocar a leitura jurídica por um Duolingo ou skincare pode sim ser uma forma de manter o motor rodando sem se queimar.

E essa invejinha da galera de 20 e poucos? Normal. Mas honestamente? Muita gente de 20 e poucos adoraria ter a clareza de prioridades que você listou aí. Você sabe o que quer, sabe o que precisa fazer e o que não vai abrir mão, mesmo que aos trancos e barrancos isso é ouro.

Se fosse pra ajustar uma coisinha, talvez seja só organizar isso como um sistema de rotatividade gentil e não uma "procrastinação eficiente". Porque no fundo, não é procrastinação. É produtividade com respeito ao seu próprio ritmo. O nome muda, mas a culpa vai embora junto.

Você tá indo bem. Continue dançando entre os tópicos com leveza e, se der, vai contando pra gente como tá sendo esse espetáculo de múltiplos atos. ❤️

Forte abraço, aguardamos noticias.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Postado
27 minutes ago, Bruno Alex Pereira Rodrigues disse:

Ei, você não está sozinha nessa dança caótica entre ambição e exaustão!

Primeiro: se acordar às 16h te trouxe clareza pra escrever esse plano de “procrastinação eficiente”, então foi um baita despertar e não tem termômetro que meça isso. A realidade é que nossos ciclos nem sempre são lineares, e você criou uma forma super inteligente de usar a oscilação natural da energia a seu favor. Isso é autoconhecimento prático com uma pitada de autoacolhimento, algo que muita gente com vinte e poucos anos ainda nem vislumbra.

A ideia de alternar atividades conforme o humor ou nível de energia é extremamente eficaz. Tem até base científica: o cérebro funciona bem com variação de estímulos, e tarefas diferentes ativam redes neurais diferentes. Ou seja, trocar a leitura jurídica por um Duolingo ou skincare pode sim ser uma forma de manter o motor rodando sem se queimar.

E essa invejinha da galera de 20 e poucos? Normal. Mas honestamente? Muita gente de 20 e poucos adoraria ter a clareza de prioridades que você listou aí. Você sabe o que quer, sabe o que precisa fazer e o que não vai abrir mão, mesmo que aos trancos e barrancos isso é ouro.

Se fosse pra ajustar uma coisinha, talvez seja só organizar isso como um sistema de rotatividade gentil e não uma "procrastinação eficiente". Porque no fundo, não é procrastinação. É produtividade com respeito ao seu próprio ritmo. O nome muda, mas a culpa vai embora junto.

Você tá indo bem. Continue dançando entre os tópicos com leveza e, se der, vai contando pra gente como tá sendo esse espetáculo de múltiplos atos. ❤️

Forte abraço, aguardamos noticias.

Uau! Obrigada!! <3 

• Brabo 1
Postado

Eu to numa vibe parecida. Buscando esse Ócio Produtivo, mas frequentemente me vejo preso ao celular. Vou compartilhar algumas coisas quem venho testando e que deram certo.

Como @A tal da Barbie disse, a mudança de ambiente é fundamental. No fim de semana eu deixo o celular descarregar ou tranco ele em algum canto e me obrigo ou a ler ou a ficar no tédio. E mesmo que eu não sinta vontade de ler e escolha o tédio, depois de 10 minutos a ideias da leitura passa a ser mais atrativa.

Mudança de hábitos. Entrei para academia. Assim vou treinar querendo ou não. Eu podia treinar em casa, mas me falta disciplina, logo a academia vai me ajudar a treinar e a criar disciplina (a longo prazo).

Sobre idiomas, eu uso o anki e adoro adicionar palavras novas, o problema é revisar. Pode ser útil instalar o App para celular e durante o dia você pega e revisa as palavras do hebraico que você adicionar lá.

Boa sorte nessa jornada.

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Postado
10 horas atrás, Marina disse:

Queridos AUVPers, ao acordar às 16h deste domingo nublado e frio de SP (o termômetro aponta 22ºC, mas eu não acredito nele), sinto-me frustrada por não produzir como deveria. Aos 35 anos, morro de inveja de quem está na casa dos 20, mas não há o que fazer a respeito, então vou ter que deixar essa inveja para lá.

Pensando em todas as coisas que eu gostaria de conquistar na vida (o dinheiro é só um pedaço) e em como eu tenho essa dificuldade enorme em manter a consistência, resolvi montar o plano da procrastinação eficiente:

As prioridades são:

1. Estudar pra concurso (quero ser promotora);

2. Trabalho (eu tenho metas mensais de trabalho, então a produção precisa sair);

3. Investimentos (módulo avançado da AUVP);

4. Idiomas (hebraico e japonês são meus carros-chefe);

5. Teatro (tomei coragem e vou subir no palco - teatro amador - dando certo eu começo a cogitar em ir de verdade pra Baguncinha);

6. Academia/Skincare/essas coisas.

Assim, eu percebo que acabo achando tudo muito pesado e procrastinando, então resolvi procrastinar um objetivo com o outro. Cansei de estudar pra concurso no dia? Vou assistir as aulas do módulo avançado da AUVP (que eu acho delicinha). Não quero? Abro o Duolingo pra aprender umas 4 ou 5 palavrinhas novas. Deu bode? Vou ler sobre teatro ou ver vídeo de skincare; e por aí vai.

Estou tentando conciliar minha vagabundagem com meus objetivos e queria a opinião de vocês. Algum neurocientista perdido por aqui?

Oi Marina,

Eu apenas peguei a sua mensagem e coloquei em um GPT personalizado.

Eu sei, eu sei... Provavelmente você não quer respostas vindas de IA (e já peço desculpas antecipadas por isso), mas, ao mesmo tempo, achei as ideias interessantes. Não sei se podem te ajudar de alguma forma.

xxx

Primeiro, deixa eu te dizer que esse plano que você chamou de “procrastinação eficiente” é, na verdade, uma estratégia de produtividade muito mais sofisticada do que parece à primeira vista. O nome divertido esconde um funcionamento real baseado em variação de foco, recompensa interna e flexibilidade cognitiva, que são temas bem presentes em estudos de neurociência comportamental e psicologia da motivação.

Vamos olhar com lupa alguns pontos-chave do que você está fazendo:

🔁 Procrastinação Estratégica = Roda de Engrenagens

O que você propõe é o que pesquisadores como John Perry (teórico da “procrastinação estruturada”) chamariam de usar tarefas importantes para evitar outras tarefas igualmente importantes. Isso evita a paralisia do “não fazer nada” e mantém o cérebro em movimento — o que ajuda na regulação dopaminérgica, aquela mesma que está toda desregulada quando você sente que "não rende".

Exemplo: Se estudar pra concurso tá puxado, migrar pra um tema que você considera mais leve (como o módulo da AUVP) dá ao cérebro a ilusão de descanso, mas você continua avançando.

🧠 Cérebro adulto e consistência

Aos 35, você já tem um cérebro com plasticidade diferente do dos 20 e poucos. Isso significa que você provavelmente não aprende mais “mais rápido”, mas aprende mais profundamente, com mais capacidade de análise crítica, síntese e organização complexa.

Você não está “atrás” de ninguém. Está jogando em outro modo de jogo, com outras habilidades.

📊 Sobre consistência: motivação ≠ disciplina

A consistência não nasce da motivação, mas da autogestão emocional e de ter sistemas. O seu sistema é bom. Ele:

• Evita paralisia;
  • Usa o próprio desejo de “não fazer aquilo” pra gerar tração em outra coisa;
  • Permite que você não entre em modo autossabotagem (tipo: “não fiz isso, então sou um fracasso”).

Esse “sistema de procrastinação útil” é, de fato, autocompaixão aplicada com inteligência estratégica. E isso é ouro.

⚖️ Como você pode refinar esse plano

1. Mapa de Energia vs. Tarefa: Repare nos horários ou estados mentais em que você é melhor pra cada coisa. Hebraico pode ser mais legal quando você está mais descansada; estudar pra concurso pode precisar do pico da manhã/tarde.
  2. Microvitórias visíveis: Marcar visualmente o que você fez, mesmo que “só vi um vídeo de skincare”, ajuda o cérebro a manter sensação de progresso. Isso alimenta a dopamina de forma limpa.
  3. Ciclos de revisão leve (1x por semana): Pergunte-se: “Qual dessas engrenagens girou mais essa semana? Qual travou? Por quê?” Sem julgamento, só observação. Isso vira ajuste fino, não cobrança.

🌥️ E sobre invejar os 20 e poucos…

A maior parte deles está perdida, comendo miojo emocional, tentando entender quem são. Você tem visão de futuro, propósito, experiência e coragem (subir no palco, pensar em Baguncinha, não é pouca coisa). A comparação é injusta com você mesma.

Você não está “atrasada”; você está em construção consciente, coisa que muita gente nunca faz.

xxx

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Postado
On 08/06/2025 at 17:31, Marina disse:

Queridos AUVPers, ao acordar às 16h deste domingo nublado e frio de SP (o termômetro aponta 22ºC, mas eu não acredito nele), sinto-me frustrada por não produzir como deveria. Aos 35 anos, morro de inveja de quem está na casa dos 20, mas não há o que fazer a respeito, então vou ter que deixar essa inveja para lá.

Pensando em todas as coisas que eu gostaria de conquistar na vida (o dinheiro é só um pedaço) e em como eu tenho essa dificuldade enorme em manter a consistência, resolvi montar o plano da procrastinação eficiente:

As prioridades são:

1. Estudar pra concurso (quero ser promotora);

2. Trabalho (eu tenho metas mensais de trabalho, então a produção precisa sair);

3. Investimentos (módulo avançado da AUVP);

4. Idiomas (hebraico e japonês são meus carros-chefe);

5. Teatro (tomei coragem e vou subir no palco - teatro amador - dando certo eu começo a cogitar em ir de verdade pra Baguncinha);

6. Academia/Skincare/essas coisas.

Assim, eu percebo que acabo achando tudo muito pesado e procrastinando, então resolvi procrastinar um objetivo com o outro. Cansei de estudar pra concurso no dia? Vou assistir as aulas do módulo avançado da AUVP (que eu acho delicinha). Não quero? Abro o Duolingo pra aprender umas 4 ou 5 palavrinhas novas. Deu bode? Vou ler sobre teatro ou ver vídeo de skincare; e por aí vai.

Estou tentando conciliar minha vagabundagem com meus objetivos e queria a opinião de vocês. Algum neurocientista perdido por aqui?

eu me vi descrito aí, eu era muito assim!

Você está no caminho certo e a cada passo vencemos a nós mesmos, vá no seu ritmo e não se compare com ninguém. Cada pessoa tem sua própria experiência, mas você só não pode estagnar, de resto, viva!

eu mesmo depois de um tempo treinando minha disciplina e senso de dever eu comecei a fazer as coisas pq deveriam ser feitas, igual estudar, acabou que virou um hábito. Depois que fiz o módulo 4 do Raul hora em outra pego uma empresa aleatória da b3 só pra analisar kkkkkkk.

• Brabo 1
  • Criar novo...