Jump to content

Pergunta

Postado (edited)

Boa noite pessoal!

Iniciei na última turma e estou começando a montar a minha carteira, porém também não tenho reserva de emergencia ainda, gostaria de sugestões de porcentagem ou algo do tipo de onde eu devo colocar, pois fiquei na dúvida se não vai misturar as coisas já que a carteira de renda fixa e a Reserva de emergência tem aportes no Tesouro Direto.

No meu caso, eu iniciei com 7500 reais, divididos da seguinte maneira:

1. 1k na conta do Bancão
  2. 6.5k Já veio para AUVP, coloquei 1.5k em CDB e 5K em Tesouro Selic

Intendo que esse montante vai fazer parte da minha Reserva, pois são os primeiros aportes. 

No caso, como vocês fariam para dividir entre a Carteira de Renda fixa e a Reserva? Ou sei lá, os dois podem ser considerados a mesma coisa? Me veio esta dúvida até se eu deveria lançar esses valores na carteira, como eles são basicamente a nossa Reserva de emergência até o momento.

Pretendo iniciar os investimentos em ações no próximo mês dai já quero pensar em como eu vou tirar uma parte pra alocar em Renda Variavel

Editado por Eduardo Augusto Gomes Costa

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
On 08/06/2025 at 18:55, Eduardo Augusto Gomes Costa disse:

Boa noite pessoal!

Iniciei na última turma e estou começando a montar a minha carteira, porém também não tenho reserva de emergencia ainda, gostaria de sugestões de porcentagem ou algo do tipo de onde eu devo colocar, pois fiquei na dúvida se não vai misturar as coisas já que a carteira de renda fixa e a Reserva de emergência tem aportes no Tesouro Direto.

1. 1k na conta do Bancão

Intendo que esse montante vai fazer parte da minha Reserva, pois são os primeiros aportes. 

No caso, como vocês fariam para dividir entre a Carteira de Renda fixa e a Reserva? Ou sei lá, os dois podem ser considerados a mesma coisa? Me veio esta dúvida até se eu deveria lançar esses valores na carteira, como eles são basicamente a nossa Reserva de emergência até o momento.

Pretendo iniciar os investimentos em ações no próximo mês dai já quero pensar em como eu vou tirar uma parte pra alocar em Renda Variavel

Boa tarde, @Eduardo Augusto Gomes Costa!

Geralmente o Tesouro Selic e CDBs de liquidez diária são úteis mesmo para reserva ou para objetivos de curto ou médio prazo, portanto eles provavelmente não vão se confundir com investimentos que você tenha nesses títulos na sua carteira porque você provavelmente não vai investir neles na sua carteira.

Algumas formas de manter isso organizado são:

• Anotando os valores da reserva que estão neles e os valores de outras metas que podem estar neles também ou
  • Aportando neles através de outros custodiantes, ou seja, outros bancos ou corretoras diferentes de onde você investe.

Cuidado pra não misturar a reserva de emergência com suas metas do orçamento doméstico ou com seus investimentos.

Outro ponto que acho que chama a atenção no seu comentário é que da sua reserva, R$6,5mil estão investidos e apenas R$1mil está líquido em conta corrente. Fica a seu critério a divisão que achar melhor, mas particularmente eu aconselho priorizar a segurança e deixar metade dessa reserva na conta corrente e mais uma porcentagem em dinheiro em espécie, enquanto o que sobrar você pode deixar em um CDB de liquidez diária ou Tesouro Selic, se desejar.

Abraços!

• 1
Postado

Boa noite, tudo bem @Eduardo Augusto Gomes Costa?

Primeiro ponto, reserva de emergência não deve ser considerado como investimento, você não deve se preocupar com rendimento dela, nem colocar ela na "carteira".

Recomendo avançar no curso e caso ainda não tenha feito, assistir a aula de reserva de emergência.

O ideal é que sua reserva esteja na conta corrente de um grande banco. Se for de sua preferência, uma parte pode estar em CDB de liquidez diária ou na Selic, mas não tudo.

Outro ponto, termine o curso, todos os 7 módulos e só após comece a fazer seus investimentos. Por enquanto, pode deixar o dinheiro que não é da reserva de emergência no Tesouro Selic mesmo.

Abraços! 

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado
46 minutes ago, Eduardo Augusto Gomes Costa disse:

Não há essa divisão. São duas coisas diferentes.

Reserva de emergência é para vc usar caso necessite de algo urgente, como por exemplo uma doença, internação, batida de carro, pagamento de dívidas ou aluguel/parcelas caso vc saia do trabalho e fique sem renda. Geralmente aconselha-se pelo menos 6 meses do seu custo de vida mensal. Ex: preciso de 6k/mês para viver, portanto sua reserva deveria ser 36k.

O ativo em que esse valor deve estar é o mais líquido possível: geralmente CDB de liquidez diaria resolve bem.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado
1 hour ago, Eduardo Augusto Gomes Costa disse:

Boa noite pessoal!

1. 1k na conta do Bancão

Fala Eduardo, pelo que entendi, sua preocupação é que depois de um tempo, você terá várias aplicações em renda fixa onde algumas são investimentos e outras reserva, seria isso?

Bom, nesse caso você pode usar banco diferente para a reserva ou controlar em uma planilha.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado
27 minutes ago, Artur Barbosa disse:

Fala Eduardo, pelo que entendi, sua preocupação é que depois de um tempo, você terá várias aplicações em renda fixa onde algumas são investimentos e outras reserva, seria isso?

Bom, nesse caso você pode usar banco diferente para a reserva ou controlar em uma planilha.

Perfeito realmente não tinha pensado nisso, assim que completar minha reserva vou cotar ela em uma planilha pra lançar separado na carteira, valeu demais!

• Brabo 1
  • Criar novo...