Jump to content

Pergunta

Postado

Galera, boa noite!

Estou já finalizei o modulo 7, e parei para cadastrar meus ativos na ferramenta, mas a pontuação para renda fixa sempre foi algo que me gera dúvidas. Mesmo anotando no papel, eu não tenho certeza ainda se faz sentido as notas que coloquei para os ativos. Se puderem me ajudar, dizendo se estou certo ou se estiver errado me falando como corrigir, fico agradecido! 

Eu tenho outros ativos de renda fixa que não foram adicionados na ferramenta, que irão vencer esse ano ainda. Não coloquei, pois vou esperar vencer para poder distruir melhor em outros ativos. Esses abaixo são que tem vencimento para 2026 em diante.

Outro ponto é que o valor que eu coloquei no campo é do valor Liquido e não do bruto, não sei se faz diferença.

image.png.365428d4f2c1c768ac35d13411d455c4.png

• Me ajudou 1

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado
21 horas atrás, Moisés Fausto Da Silva disse:

Galera, boa noite!

Estou já finalizei o modulo 7, e parei para cadastrar meus ativos na ferramenta, mas a pontuação para renda fixa sempre foi algo que me gera dúvidas. Mesmo anotando no papel, eu não tenho certeza ainda se faz sentido as notas que coloquei para os ativos. Se puderem me ajudar, dizendo se estou certo ou se estiver errado me falando como corrigir, fico agradecido! 

Eu tenho outros ativos de renda fixa que não foram adicionados na ferramenta, que irão vencer esse ano ainda. Não coloquei, pois vou esperar vencer para poder distruir melhor em outros ativos. Esses abaixo são que tem vencimento para 2026 em diante.

Outro ponto é que o valor que eu coloquei no campo é do valor Liquido e não do bruto, não sei se faz diferença.

image.png.365428d4f2c1c768ac35d13411d455c4.png

Fala, @Moisés Fausto Da Silva, boa tarde!

Cara, pra mim as notas estão fazendo sentido sim. A escolha da nota é feita com base na segurança (baixo risco de crédito, baixa volatilidade).

Dessa forma:

Tesouro Direto - O mais seguro, de risco soberano do país, por isso damos nota 10 CDBs - Existe no máximo a segurança do FGC, então uma nota entre 7 e 8 seria mais adequada se você ainda estiver contemplada pela cobertura. Se não estiver, então as notas vão ser mais baixas, igual de outros títulos sem proteção alguma como debêntures ou CRIs e CRAs.

LCI/LCA - Mesmo raciocínio,

CRI, CRA e debêntures - Ausência de FGC, ou seja mais arricados, indicando que devem ser avaliados com notas mais baixa algo entre 3 e 4 ou a depender da empresa e sua nota de avaliação - especialmente se não forem instituições listadas em bolsa.

Quanto ao que os colegas apontaram sobre agrupar os títulos, eu explico:
Existem dois tipos de pessoas quando o assunto é cadastrar ativos de renda fixa:

1. Os que preferem cadastrar agrupando títulos, como: Tesouro Prefixado = Nota x; Tesouro IPCA+ = Nota y; CDBs (protegidos pelo FGC) = Nota z; Debêntures = Nota w; etc.
  2. Os que preferem cadastrar título por título, já que cada um vai ter a própria rentabilidade. Nesse caso, você vai dar notas individuais conforme sua análise de segurança. Tesouro Prefixado 2030 = Nota t; Tesouro Prefixado 2035 = Nota u; Tesouro IPCA+ 2029 Nota v; Tesouro IPCA+ 2060 Nota wCDB do Banco A = Nota x; CDB do Banco B = Nota y; Debênture AUVP = nota z; etc, etc. No lançamento agrupado você não tem uma indicação exata dos rendimentos, apenas a totalidade dos aportes. Nos separados, você pode gastar muito tempo atualizando o Diagrama periodicamente.

Particularmente, prefiro fazer um agrupamento dos títulos.

Você também pode ajustar as notas conforme o contrafluxo, e acho isso muito mais simples se os títulos forem avaliados em grupos:

A depender da taxa de juros e expectativas futuros, existem momentos que não aceito comprar títulos com determinado indicador (% do CDI, IPCA+ ou prefixado). Dessa forma, altero as notas e zero os ativos cujo indexador não me interessa naquele momento, mas continuo levando em consideração aos não zerados critérios de segurança, como FGC, se foi emitido pelo governo, etc.

Espero que ajude nos estudos!

• Aí cê deu aula... 4
  • 0
Postado
7 minutes ago, Itallo Epaminondas De Queiroz Rêgo disse:

No seu diagrama não da pra saber se o cdb/cra é pre ou pós... importante da a nota para pegar o contra fluxo.

Na verdade não precisa, se ele fala para comprar tesouro hoje, você já sabe qual é o contra fluxo. 

É só decidir qual comprar depois do diagrama e não antes.

• Brabo 1
  • 0
Postado

Obrigado, @Artur Barbosa e @Itallo Epaminondas De Queiroz Rêgo, bem mais fácil do que parece. Mas tem algumas variáveis a serem colocadas quando se trata pré, pós e limite do FGC, correto?

Assim como Italo disse, eu não coloquei a especificação do pre e pós, e nenhum passou do limite do FGC, mas não faria sentido colocar para que ficasse mais adequado?

Eu sei que quando ultrapassa o FGC a nota é 0, mas como seria se fosse adicionar para pre e pós

• 0
Postado
1 minute ago, Moisés Fausto Da Silva disse:

Eu sei que quando ultrapassa o FGC a nota é 0, mas como seria se fosse adicionar para pre e pós

Moisés, é uma opção colocar todos os títulos, mas acho que dá um trabalhão... kkkk
Mesmo no caso do FGC, você pode analisar na hora do aporte e decidir aportar em outra instituição.

• 0
Postado
24 minutes ago, Artur Barbosa disse:

Moisés, é uma opção colocar todos os títulos, mas acho que dá um trabalhão... kkkk
Mesmo no caso do FGC, você pode analisar na hora do aporte e decidir aportar em outra instituição.

Mas se o título não tiver cadastrado no diagrama do cerrado, ele não vai indicar a compra. 

Não seria melhor ja deixar registrado?

• 0
Postado

@Bolívar Luiz, excelente explicação!

Só fiquei com 1 ponto de dúvida, em caso da carteira de ativos está zerado na ferramenta. Preciso cadastrar todos os títulos de renda fixa, aplicando as notas tudo bonitinho, antes de aportar? Ou só faz sentido cadastrar o ativo após o aporte?

31 minutes ago, Bolívar Luiz disse:

Os que preferem cadastrar agrupando títulos, como: Tesouro Prefixado = Nota x; Tesouro IPCA+ = Nota y; CDBs (protegidos pelo FGC) = Nota z; Debêntures = Nota w; etc.

• Brabo 1
  • 0
Postado
14 minutes ago, Anderson Ribeiro Dos Santos disse:

@Bolívar Luiz, excelente explicação!

Só fiquei com 1 ponto de dúvida, em caso da carteira de ativos está zerado na ferramenta. Preciso cadastrar todos os títulos de renda fixa, aplicando as notas tudo bonitinho, antes de aportar? Ou só faz sentido cadastrar o ativo após o aporte?

Fico feliz por ajudar, amigo!

Se você não tiver o ativo mas pretende aportar nele, pode cadastrar com valor de R$0 e aplicar as notas bonitinho. Aí faz a simulação e vê o que o teu Diagrama indica.

Abraços!

• 0
Postado

@Bolívar Luiz, sua explicação foi bem clara e ajudou bastante sim. A principio eu estava preferindo fazer individualmente, pois tenho ativos que irão vencer ainda esse ano, mas sua forma de agrupar os ativos, parece ser bem melhor para administrar e perder menos tempo. Eu acredito que vou seguir sua forma, já que é mais prática.

No caso na forma que você agrupa os ativos, você só colocar realmente CBDs, ou colocar duas categorias: CBD Pré e CDB Pós.

Pergunto isso, pois um colega acima informou que informar se é pré ou pós, ajuda na analise do diagrama.

• 0
Postado
11 horas atrás, Moisés Fausto Da Silva disse:

@Bolívar Luiz, sua explicação foi bem clara e ajudou bastante sim. A principio eu estava preferindo fazer individualmente, pois tenho ativos que irão vencer ainda esse ano, mas sua forma de agrupar os ativos, parece ser bem melhor para administrar e perder menos tempo. Eu acredito que vou seguir sua forma, já que é mais prática.

No caso na forma que você agrupa os ativos, você só colocar realmente CBDs, ou colocar duas categorias: CBD Pré e CDB Pós.

Pergunto isso, pois um colega acima informou que informar se é pré ou pós, ajuda na analise do diagrama.

Sim, divida entre pré, pós ou IPCA, pois você vai alterar as notas conforme o contrafluxo também - alguns momentos pós vai ficar com nota 0 pois não está no momento de comprar eles, outros os prefixados ou IPCA que vão ser zerados.

• Me ajudou 1
  • Criar novo...