Jump to content

Pergunta

Postado

Bom dia pessoal! Uma dúvida aqui que talvez seja trivial pra vcs.

Montei o diagrama do cerrado e selecionei a WEG por exemplo. Tudo bate nela, os lucros consistentes, divida controlada. Mas P/VP dela me parece alto, o que me leva a crer que a ação está um pouco cara (pode ser um erro analítico meu).

O que faço nesse caso, compro mesmo assim seguindo o plano Buy and Hold, ou monitoro ela e espero cair um pouco?

• Brabo 1

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
23 minutes ago, Nilson Custodio Junior disse:

Montei o diagrama do cerrado e selecionei a WEG por exemplo. Tudo bate nela, os lucros consistentes, divida controlada. Mas P/VP dela me parece alto, o que me leva a crer que a ação está um pouco cara (pode ser um erro analítico meu).

O que faço nesse caso, compro mesmo assim seguindo o plano Buy and Hold, ou monitoro ela e espero cair um pouco?

Bom dia, @Nilson Custodio Junior !

Apenas complementando nossos amigos.

Se observarmos o histórico da Weg no que tange seu preço, ela nunca esteve em preços "aceitáveis". Sempre esteve esticada e cara quando pegamos indicadores de valuation como o P/L e P/VP.

Só que aqui tem um ponto que é importante de se ressaltar que vai muito dentro da nossa filosofia do buy and hold que aprendemos aqui no curso. O preço não tem tanta relevância para nossa estratégia. 

Comprar mais barato é bom? Claro, sem dúvidas. Mas se formos esperar o preço chegar a níveis aceitáveis dentro de métricas de valuation que temos por aí como, por exemplo, os preços de Bazin ou Graham, talvez nunca compremos empresas que sejam boas em seu quesito valor. Aqui já fica o primeiro ponto para nos atermos a este tema: no buy and hold buscamos valor e não preço. Os métodos de Bazin e Graham tem sim seus fundamentos, é ensinado sobre eles durante o curso pois tem pessoas que tem uma tara maior por este tipo de estratégia e indicador, mas fica o ponto de reflexão sobre se isso vale realmente a pena.

Puxando um gancho do comentário acima, vamos relembrar que o buy and hold tem alguns pilares e um dos principais é a compra regular. Em outras palavras, como todo mês fazemos aportes, quase todo mês vamos comprar nossos ativos. E isso traz um benefício que pode passar despercebido por nós que é que naturalmente vamos fazer compras do ativo eventualmente mais barato conforme as sugestões do diagrama. Na verdade aqui temos dois benefícios em um sendo o primeiro que é comprar dentro do que ele mesmo estabelece ignorando nossos vieses que você bem pontuou e também comprando mais barato como comentei antes. Óbvio que esse mais barato que eu digo não é atendendo aos métodos de valuation que mencionamos antes, mas é entendendo o que seria o "caro" de hoje que pode ser o barato de amanhã. Percebe?

Espero que agregue ao tema!

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado

Bom dia @Nilson Custodio Junior

Eu também estou com esse dilema.

A empresa é tipo nota 10.

Com potencial de crescimento lucros consistentes e tudo mais.

Mas o P/VP alto é tipo uma barreira.

Mas o pessoas aqui na comunidade estava me esclarecendo que é bem difícil esse P/VP baixar e que o valor atual da ação, já está bem baixo.

Vou deixar um atalho para você conferir a explicação do pessoal.

Não está no título.

Está nos comentários lá para o final.

• Brabo 2
  • 0
Postado
8 minutes ago, Nilson Custodio Junior disse:

Fala Nilson, tudo bem?

Essa é uma dúvida recorrente e há tópicos interessantíssimos sobre isso, destaco o do Eddy, faça uma busca que vale a pena ler.

Agora, é preciso avaliar outras coisas, como o histórico dela. No caso do P/VP ela está próxima da média e se ver o P/L, vai ver que está abaixo. ROE e ROIC continuam altos e acima da média e com um CAGR lucro acima de 22% e também acima da média.

Conclusão, eu continuo comprando seguindo o Diagrama.

image.png.0dc6f5a81570ea187d276a4414628a83.png

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
22 minutes ago, Nilson Custodio Junior disse:

Desde que comecei a investir, ouço falar que WEG está cara, e uma empresa a meu ver confiável, que reinveste muito e também faz investimento em pesquisa para fazer inovações, como alguns dizem "besta e enjaulada", certamente em algum momento ela vire uma pagadora de dividendos.

Sendo bem sincero apenas estabeleceria uma quantidade de ações para ter da empresa ou %, dentro do portfólio e começaria a comprar aos poucos.

• Brabo 2
  • 0
Postado

Muito bom pessoal! Agradeço a todos. Como recomendado, fiz o aporte sugerido de qualquer forma.

Na minha carteira tem BBAS3, que tem uma pontuação baixa, e essa sim eu não vejo motivo de não se regularizar nos próximos anos. Só que por estar com pontuação baixa, o sistema não sugere aportes. Mas no fim, esse é o sistema correto né, nos tira de viesses e deixa os aportes mais pragmáticos

• Brabo 1
  • 0
Postado
2 minutes ago, Nilson Custodio Junior disse:

Muito bom pessoal! Agradeço a todos. Como recomendado, fiz o aporte sugerido de qualquer forma.

Na minha carteira tem BBAS3, que tem uma pontuação baixa, e essa sim eu não vejo motivo de não se regularizar nos próximos anos. Só que por estar com pontuação baixa, o sistema não sugere aportes. Mas no fim, esse é o sistema correto né, nos tira de viesses e deixa os aportes mais pragmáticos

Nilson, não sei se finalizou o curso, mas depois do curso há um módulo avançado que fala sobre o WACC que vale muito fazer. WACC é, digamos, um custo médio do capital, eu gosto desse indicador e no meu cálculo está em 17,88% e pela analitica o ROIC está em 26.08%.

Note que o ROIC está bem acima do WACC, com um spread acima de 8%. Isso significa que a empresa está gerando valor acima do seu custo de capital e pode pensar que cada real investido pela WEG está gerando mais de R$ 0,2608 (ROIC) de retorno, enquanto o custo médio desse capital é de R$ 0,1788 (WACC).

• Brabo 2
  • 0
Postado
1 minute ago, Artur Barbosa disse:

Nilson, não sei se finalizou o curso, mas depois do curso há um módulo avançado que fala sobre o WACC que vale muito fazer. WACC é, digamos, um custo médio do capital, eu gosto desse indicador e no meu cálculo está em 17,88% e pela analitica o ROIC está em 26.08%.

Note que o ROIC está bem acima do WACC, com um spread acima de 8%. Isso significa que a empresa está gerando valor acima do seu custo de capital e pode pensar que cada real investido pela WEG está gerando mais de R$ 0,2608 (ROIC) de retorno, enquanto o custo médio desse capital é de R$ 0,1788 (WACC).

Estou no último módulo, pretendo fazer esse módulo avançado com certeza. Obrigado pela recomendação

• Brabo 2
  • Criar novo...