Jump to content

Pergunta

Postado

Boa tarde pessoal, tenho uma duvida com reserva de emergência. Tenho 10 dias de cheque especial com o meu banco e meu limite é relativamente alto, deixei minha reserva de emergência em tesouro selic, porém dependendo o horário e finais de semana não é possível sacar. Posso considerar meu cheque especial nesse caso?

Muito obrigado 

• Brabo 1

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
56 minutes ago, Luiz Felipe Da Silva disse:

Boa tarde pessoal, tenho uma duvida com reserva de emergência. Tenho 10 dias de cheque especial com o meu banco e meu limite é relativamente alto, deixei minha reserva de emergência em tesouro selic, porém dependendo o horário e finais de semana não é possível sacar. Posso considerar meu cheque especial nesse caso?

Muito obrigado 

Vale lembrar que esses 10 dias sem juros são sem juros, mas não sem encargos.  IOF é cobrado pois é imposto e o banco não te isenta disso.  Além do mais, se por algum motivo que fuja à sua vontade passar de 10 dias, vai pagar aqueles juros "gostosos" (para quem é acionista do banco) sobre todo o periodo.  15 dias de juros de cheque especial equivalem mais ou menos a 10 meses de rendimento da RF.

Eu não consideraria limite como parte de reserva de emergência.  Pode até ser um "salva-vidas" numa situação de extrema urgência, mas para uso em último dos últimos casos.

• Brabo 1
  • 0
Postado
2 minutes ago, Luiz Felipe Da Silva disse:

Muito obrigado 

Boa tarde, @Luiz Felipe Da Silva !

Não acho viável considerar isso como reserva de emergência.

• 0
Postado

@Luiz Felipe Da Silva, você deixou 100% do seu dinheiro em tesouro selic? Não faz sentido, você mesmo ja deu a resposta para sua duvida. Cada vez que você usa o cheque especial, será cobrado IOF sobre o valor que você pegou emprestado e pelo tempo que você usou o cheque especial. Mesmo com o banco não cobrando o juros, será descontado IOF sobre o valor que você pegar do limite. Resumindo, vai ter prejuízo com imposto.

Reserva precisa está de fácil acesso. Preferencialmente, uma parte em dinheiro, outra em conta corrente e aí sim uma parte em tesouro ou cdi. Se fizer do jeito certo, você não vai precisar usar o cheque especial.

• Brabo 1
  • 0
Postado
20 minutes ago, Luiz Felipe Da Silva disse:

Muito obrigado 

Pode, mas não deve.

É que nem vc falar, posso passar no sinal vermelho? Pode, mas NÃO DEVE!
Existem regras que parecem básicas, bobas e são fáceis de burlar, NÃO TER LÁ SUA RESERVA COM LIQUIDES DIÁRIA, pensando que 10 dias vão te trazer maior rentabilidade ou coisa do tipo, é bobagem.

RESERVA DE LIQUIDEZ, É PARA TER LIQUIDEZ, NÃO BUSCAR RENTABILIDADE, POR MAIS CONFORATAVEL QUE O CENÁRIO PAREÇA, FAZ O CERTO E SEGUE.

• Brabo 1
  • 0
Postado
51 minutes ago, Luiz Felipe Da Silva disse:

Muito obrigado 

Retira metade da Selic e deixa na sua conta corrente. 

Abraços.

• Brabo 1
  • Criar novo...