Gabriele De Oliveira Chuaste Postado Segunda-feira às 22:31 Postado Segunda-feira às 22:31 Boa noite sardinhas, Já tenho uma reserva de emergência de 30k, em renda fixa tenho 28k, começando a variável, já tenho 7k. Minha duvida seria se já devo me expor a etfs internacionais ou apenas manter no Brasil até chegar a marca de 100k investidos?
0 Bruno Dutra Postado Segunda-feira às 23:35 Postado Segunda-feira às 23:35 48 minutes ago, Gabriele De Oliveira Chuaste disse: Boa noite sardinhas, Já tenho uma reserva de emergência de 30k, em renda fixa tenho 28k, começando a variável, já tenho 7k. Minha duvida seria se já devo me expor a etfs internacionais ou apenas manter no Brasil até chegar a marca de 100k investidos? Dependendo do quanto você tem para aportar mensalmente pode valer a pena, mas também depende da qualidade e do tipo de ETF que você procura, o retorno no exterior geralmente é mais baixo por causa da segurança na moeda, quando você compara com o stockpicking (selecionar ações), e tem a cobrança de impostos sobre dividendos e o IOF do câmbio, que pode passar um pouco de 5% se for em valores baixos e dependendo da plataforma que você usa, estou usando com base uma nomad da vida, pra AUVP BTG é um pouco melhor. Considerando isso você deve considerar outras coisas, como seu conhecimento nas empresas e nos setores aqui no Brasil e no exterior, e sobre seu apetite de risco, não tem uma barreira para começar a investir, mas acima de 50 mil você já ficará mais confortável para começar a investir no exterior, dependendo do seu apetite pra risco, você pode preferir a renda fixa, e aí é recomendado aportar muito mais na renda fixa, como é recomendado por Graham, 70/30, para você poder sempre dormir tranquila. Antes disso é recomendado ir estudando bastante, deixar o dinheiro parado em um cofrinho, aplicar o que der em renda fixa e estudar setores, foque na sua reserva, no seu trabalho, em aumentar sua renda, porque isso que irá te deixar rica. Caso queira investir no exterior é recomendado a proporção 70/15/15, mas dependendo de quanto você consegue guardar, é bom deixar o aporte para o exterior em um cofrinho no Brasil, ou aproveitar uma queda grande do dólar. Ninguém tem bola de cristal pra te dizer quando vai valer a pena ou o que vai valer a pena, então foque no que se sente mais confortável, ETFs mais agressivos podem pagar até, no máximo 10% ao ano, +/- dependendo do preço que pagar, pois em ações isso conta muito, e depois disso tem o imposto sobre dividendos americano de 30%. Faça as contas e veja o que compensa mais, independente da bagunça que é o nosso país, ainda tem muita oportunidade, e a não ser que você já tenha saído daqui e esteja ganhando em dólar, que precisaria pagar pra mandar o dinheiro pra cá, pode compensar investir aqui e estudar um pouco mais sobre essas aplicações. 1
0 Eduardo Possatti Postado Segunda-feira às 22:56 Postado Segunda-feira às 22:56 Melhor esperar, no final do curso vai ter uma ferramenta chamada PRIAR que vai te ajudar em como alocar seu dinheiro, além disso os 7k de reais viram pouco mais de 1k dol, que não seria tão impactante, espere o final do curso, siga o diagrama e o PRIAR, e comece pelo mercado nacional.
0 Bolívar Luiz Postado Terça-feira às 17:23 Postado Terça-feira às 17:23 18 horas atrás, Gabriele De Oliveira Chuaste disse: Boa noite sardinhas, Já tenho uma reserva de emergência de 30k, em renda fixa tenho 28k, começando a variável, já tenho 7k. Minha duvida seria se já devo me expor a etfs internacionais ou apenas manter no Brasil até chegar a marca de 100k investidos? Boa tarde, colega sardinha @Gabriele De Oliveira Chuaste, Quanto a isso, não há uma regra escrita em pedra, pois depende da realidade de cada investidor. Há quem ache que valha investir quando chega a uma carteira menor, outro que ache que a partir de um valor maior, e há quem não queira investir fora. Depende dos objetivos de cada um, a exemplo do moderador Flávio, cujo foco é construir patrimônio no Brasil antes de qualquer coisa, e que por conta da idade considera nem investir fora. A recomendação dos R$100mil é por entender que a partir daí o patrimônio já fica muito grande para mantê-lo sob o risco de apenas um país, além de que os custos para enviar o dinheiro pra fora a depender do valor do aporte podem ser altos demais para serem vantajosos. Abraço! 1
Pergunta
Gabriele De Oliveira Chuaste
Boa noite sardinhas,
Já tenho uma reserva de emergência de 30k, em renda fixa tenho 28k, começando a variável, já tenho 7k. Minha duvida seria se já devo me expor a etfs internacionais ou apenas manter no Brasil até chegar a marca de 100k investidos?
Top Posters For This Question
1
1
1
1
DIAS POPULARES
9/Jun
3
10/Jun
1
Top Posters For This Question
Bruno Dutra 1 post
Bolívar Luiz 1 post
Gabriele De Oliveira Chuaste 1 post
Eduardo Possatti 1 post
DIAS POPULARES
9/Jun 2025
3 posts
10/Jun 2025
1 post
Os mais famosos desse tópico
Bruno Dutra
Dependendo do quanto você tem para aportar mensalmente pode valer a pena, mas também depende da qualidade e do tipo de ETF que você procura, o retorno no exterior geralmente é mais baixo por causa da
Bolívar Luiz
Boa tarde, colega sardinha @Gabriele De Oliveira Chuaste, Quanto a isso, não há uma regra escrita em pedra, pois depende da realidade de cada investidor. Há quem ache que valha investir quando ch
3 respostas para essa pergunta
Recommended Posts