Jump to content

Pergunta

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
On 09/06/2025 at 19:53, Emanuel Gonçalves Campos disse:

Boa noite, gostaria de tirar uma duvida, para eu fazer a marcação a mercado eu tenho que basicamente, quando a selic alta, pré-fixar minha taxa baseada na selic la em cima certo?  Portanto minha duvida é: como eu sei o momento de fixar minha taxa, para que assim, a Selic caia e eu consiga fazer a minha marcação.

Grato pela atenção.

Bom dia, @Emanuel Gonçalves Campos!

Apenas complementando nosso colega revisando alguns conceitos,

• Contrafluxo é uma estratégia para compra de títulos;
  • Marcação a mercado é uma estratégia para a venda deles.

No contrafluxo, "nadamos contra a maré" para travar rentabilidades maiores a longo prazo, enquanto na marcação a mercado realizamos a venda antecipada de um título para "receber o prêmio antes da hora", dessa forma podendo reinvestir o valor mais cedo em outro título que vá manter esse valor rendendo mais (ou o mesmo tanto por mais tempo), o que acelera o efeito dos juros compostos e nossa rentabilidade a longo prazo.

Note que ambas as estratégias são complementares uma a outra.

Agora, respondendo o ponto central da sua dúvida, a principal forma de ter uma ideia se é o momento certo para X, Y ou Z é não só observar qual é a taxa Selic atual, mas também as expectativas futuras dela até o fim do ano, ano que vem, etc. Você pode ver isso acessando o Boletim Focus do BCB, atualizado mensalmente, que o moderador Flávio posta aqui toda segunda-feira.

Claro, ninguém está livre de erros e às vezes pode acontecer de você comprar comprar um título que não é tão bom, mas com constância, ajustes e experiência isso diminui mais e mais. É aprendizado, e por isso muito valioso.

Para fixar esses conceitos, recomendo fortemente a leitura de dois posts bastante elucidativos do moderador Eddy aqui na comunidade. Segue os links:

https://comunidade.auvp.com.br/topic/14479-entendendo-sobre-marcação-a-mercado/

https://comunidade.auvp.com.br/topic/19181-entendendo-sobre-o-contrafluxo/

Espero que ajude!

• Brabo 1
  • 1
Postado

Boa noite @Emanuel Gonçalves Campos, tudo bem?

Primeiramente, a marcação a mercado só é possível em títulos públicos (Tesouro Direto). Além disso, não há marcação a mercado no Tesouro Selic, porque ela age somente no deságio, a taxinha além da Selic que o título paga, que é muito pequena e irrelevante para a marcação a mercado.

Portanto é possível realizar a marcação a mercado em dois títulos:

Tesouro Pré-fixado -> Comprar quando a Selic estiver alta, mas com tendência de queda no médio prazo.

Tesouro IPCA+ -> Comprar quando a inflação estiver estabilizada, dentro dos padrões "normais", ou com tendência de alta no médio prazo.

Abraços!

• Brabo 2
  • 0
Postado
On 10/06/2025 at 12:08, Bolívar Luiz disse:

Bom dia, @Emanuel Gonçalves Campos!

Apenas complementando nosso colega revisando alguns conceitos

• Contrafluxo é uma estratégia para compra de títulos;
  • Marcação a mercado é uma estratégia para a venda deles.

No contrafluxo, "nadamos contra a maré" para travar rentabilidades maiores a longo prazo, enquanto na marcação a mercado realizamos a venda antecipada de um título para "receber o prêmio antes da hora", dessa forma podendo reinvestir o valor mais cedo em outro título que vá manter esse valor rendendo mais (ou o mesmo tanto por mais tempo), o que acelera o efeito dos juros compostos e nossa rentabilidade a longo prazo.

Note que ambas as estratégias são complementares uma a outra.

Agora, respondendo o ponto central da sua dúvida, a principal forma de ter uma ideia se é o momento certo para X, Y ou Z é não só observar qual é a taxa Selic atual, mas também as expectativas futuras dela até o fim do ano, ano que vem, etc. Você pode ver isso acessando o Boletim Focus do BCB, atualizado mensalmente, que o moderador Flávio posta aqui toda segunda-feira.

Claro, ninguém está livre de erros e às vezes pode acontecer de você comprar comprar um título que não é tão bom, mas com constância, ajustes e experiência isso diminui mais e mais. É aprendizado, e por isso muito valioso.

Para fixar esses conceitos, recomendo fortemente a leitura de dois posts bastante elucidativos do moderador Eddy aqui na comunidade. Segue os links:

https://comunidade.auvp.com.br/topic/14479-entendendo-sobre-marcação-a-mercado/

https://comunidade.auvp.com.br/topic/19181-entendendo-sobre-o-contrafluxo/

Espero que ajude!

Cara, parabens pela explicação e muito obrigado.

• Brabo 1
  • Criar novo...