Jump to content
  • 0

LCI's e LCA's de Bancos de Cooperativas como SICOOB

Pergunta

Postado

Perguntei na live de hoje, mas passou batido.

O Raul, no decorrer da semana mencionou em um vídeo do canal que Bancos de cooperativa NÃO são garantidos pelo FGC, mas por um outro fundo, salvo engano o FGCOOP.

O mesmo se aplicaria a LCI's a LCA's emitida por esses bancos? Isso tornaria essas LCI/LCA piores, menos seguras ou atrativas do que as emitidas por instituições financeiras garantidas pelo FGC?

• Brabo 1

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
58 minutes ago, Thadeu Neves disse:

Perguntei na live de hoje, mas passou batido.

O Raul, no decorrer da semana mencionou em um vídeo do canal que Bancos de cooperativa NÃO são garantidos pelo FGC, mas por um outro fundo, salvo engano o FGCOOP.

O mesmo se aplicaria a LCI's a LCA's emitida por esses bancos? Isso tornaria essas LCI/LCA piores, menos seguras ou atrativas do que as emitidas por instituições financeiras garantidas pelo FGC?

Boa noite, @Thadeu Neves !

Sim, as cooperativas tem um fundo garantidor também que é o FGCOOP. Não sei 100% de seu funcionamento. Mas dando uma lida sobre e pelo que pude entender, LCIs e LCAs emitidas pelas cooperativas não estariam sob a proteção do FGC mas sim pelo FGCOOP. 

Se o funcionamento do FGCOOP for idêntico ao do FGC, não veria muitos problemas. Mas o X da questão é justamente entender este funcionamento pois as regras para cooperativas são diferentes de regras de bancos. Não sei se isso impactaria diretamente nos investimentos em títulos emitidos por eles. 

Dando uma lida no site do FGCOOP entendi que eles cobrem até R$250 mil por CPF. Em comparação ao FGC, a cobertura total então já é menor pois o FGCOOP se limita a estes R$250 mil e eles não deixam claro se há prazos de renovação destes limite de cobertura.

O ideal na minha opinião para se aprofundar seria tentar entrar em contato com o FGCOOP para tirar essas dúvidas. 

• Brabo 2
  • 0
Postado (edited)
12 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Sim, as cooperativas tem um fundo garantidor também que é o FGCOOP. Não sei 100% de seu funcionamento. Mas dando uma lida sobre e pelo que pude entender, LCIs e LCAs emitidas pelas cooperativas não estariam sob a proteção do FGC mas sim pelo FGCOOP. 

Se o funcionamento do FGCOOP for idêntico ao do FGC, não veria muitos problemas. Mas o X da questão é justamente entender este funcionamento pois as regras para cooperativas são diferentes de regras de bancos. Não sei se isso impactaria diretamente nos investimentos em títulos emitidos por eles. 

Dando uma lida no site do FGCOOP entendi que eles cobrem até R$250 mil por CPF. Em comparação ao FGC, a cobertura total então já é menor pois o FGCOOP se limita a estes R$250 mil e eles não deixam claro se há prazos de renovação destes limite de cobertura.

O ideal na minha opinião para se aprofundar seria tentar entrar em contato com o FGCOOP para tirar essas dúvidas. 

Não  sabia sobre isso.

Na conta da AUVP Investimentos, terá alguma informação sobre essas LCAs e LCIs novas de cooperativas, que não são cobertas pelo FGC?

Editado por Elcimar Guimarães
  • Brabo 2
  • 0
Postado
17 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Grato pelo retorno @Eddy Paulini.

Foi bastante esclarecedor.

Por ora, vou evitar títulos de cooperativas.

4 horas atrás, Elcimar Guimarães disse:

Não  sabia sobre isso.

Na conta da AUVP Investimentos, terá alguma informação sobre essas LCAs e LCIs novas de cooperativas, que não são cobertas pelo FGC?

@Elcimar Guimarães , quando você vai adquirir um título como esse, é indispensável verificar quem é o emissor e pesquisar sobre a saúde da instituição financeira. O banco emissor da LCI ou da LCA geralmente consta na plataforma de investimento. No casos dos bancos, eu costumo verificar no Banco Data. Não sei se no caso de cooperativas também seria o ideal.

• Brabo 2
  • 0
Postado

Boa postagem. Segunda feira apareceu pra mim LCAs do Banco Sicoob. Mas no banco data nao aparece nada de Banco Sicoob em especifico. No entanto aparecem uma infinidade de Sicoobs , centenas. Sicoob Crediçucar , Sicoob Credisul , Sicoob Crediseripa , Sicoob Sul , Sicoob Norte , Sicoob Cascavel , etc...  todas como cooperativas singulares - instituicoes independentes. Na duvida eu nao consegui checar as informacoes e acabei nao aportando. Até que estava com uma boa taxa de curto prazo em mercado secundario. 

• Me ajudou 1
  • Criar novo...