Jump to content
  • 1

Já ficaram assustados com tanto conteúdo e acharam ser incapazes para tal ?

Pergunta

Postado

Boa tarde, pessoal,

Cheguei na metade do Módulo 4 e a quantidade de informações, siglas, definições, etc, etc, etc, são extremamente numerosas, confesso que isso me assustou um pouco e estou com dificuldades para assimilar todo esse tsunami de conhecimento. Em alguns momentos me peguei pensando: Será que isso é pra mim mesmo ? Será que tenho algum limitador intelectual com investimentos ?

Vocês já passaram por algo parecido ? Também sentiram isso em algum módulo ou assunto específico ? No meu círculo de amigos ou famíla, ninguém entende sobre o assunto, então não há com quem conversar ou buscar orientação a não ser os posts aqui da Comunidade e a internet de modo geral. 

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• -1
Postado
38 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

Boa tarde, pessoal,

Cheguei na metade do Módulo 4 e a quantidade de informações, siglas, definições, etc, etc, etc, são extremamente numerosas, confesso que isso me assustou um pouco e estou com dificuldades para assimilar todo esse tsunami de conhecimento. Em alguns momentos me peguei pensando: Será que isso é pra mim mesmo ? Será que tenho algum limitador intelectual com investimentos ?

Vocês já passaram por algo parecido ? Também sentiram isso em algum módulo ou assunto específico ? No meu círculo de amigos ou famíla, ninguém entende sobre o assunto, então não há com quem conversar ou buscar orientação a não ser os posts aqui da Comunidade e a internet de modo geral. 

Anônimo, é o mais comum de acontecer, e não somente aqui na AUVP ESCOLA. Eu diria que acontece em basicamente qualquer área que não temos conhecimento, onde tudo é novo e normalmente é uma sopa de letrinhas rsrs

O importante é seguir. Voltar quantas vezes forem necessárias. Replicar as análises feitas em aula e assim você vai conseguir ver a diferença dos indicadores de 1 ou 2 anos atrás (a depender da aula, mais anos) e comparar com os indicadores da mesma empresa hoje. De cara não fará sentido, mas conforme você for estudando, analisando empresas, a velocidade do entendimento aumenta. 

E assistir as lives é muito enriquecedor. Haverão muitas perguntas que vão acender uma luz na tua cabeça. Mesmo hoje, depois de mais de 4 anos que fiz a AUVP ESCOLA (sou da Turma 4) vendo todas as lives, ainda surgem conversas que acendem uma luz. Parece doidura, mas acontece.

Segue firme nos estudos, e nas análises que quando menos esperar, estará compreendendo tudo.

• Brabo 2
  • Me ajudou 2
  • 0
Postado

o Módulo 4 é pesado mesmo, eu acho que a grande maioria fez o mesmo mais de uma vez - no meu caso eu passei por todos os módulos, tentei consolidar o que aprendi e revisei de novo (principalmente os módulos 3 e 4), e ao revisar vi que teve muita informação que tinha deixado passar.

E não faça o módulo focado em terminar, faça os exercícios, tente refazer as análises que o Raul apresenta, quanto mais você se envolver mais o conhecimento se fixa.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado

Boa tarde, Anonimo (a),

5 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

Será que isso é pra mim mesmo ? Será que tenho algum limitador intelectual com investimentos ?

Fica de boa, isso não é um pensamento exclusivo seu acredito que todos em algum momento da vida vamos nos sentir assim, fiquei assim quando comecei o curso de Engenharia, pensei "Acho que sou uma uma topeira, geral entendendo ou dizia entender e eu penando".
Dê tempo, vá com calma e dê tempo para assimilar o novo conhecimento, me ajudou.

8 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

No meu círculo de amigos ou famíla, ninguém entende sobre o assunto,

Tbm sinto falta de conversar sobre, mas aqui na comunidade leio de tudo, e geralmente alguém tem uma duvida parecida e converso com a pessoa, a comunidade é o "amigo" que tem o interesse em comum (pareceu meio solitário né kkkkkkkkk).

Mas é só seguir, dê tempo ao aprendizado e tente fazer amigos aqui ou procure mesmo em seus relacionamentos o assunto.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado
53 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

Boa tarde, pessoal,

Anônimo, não se desespere.

Qnto mais vc aprender, vai perceber que tem mais algo a aprender, por assim dizer.

É uma questão de tempo, paciência e vai estudando, não precisa sair sabendo tudo de primeira.
Invisto desde 2017, comecei a ler sobre o assunto desde 2008 (livros do cerbasi), só em 2017 comecei realmente a me preocupar e me organizar financeiramente, com o tempo as coisas vão fazer mais sentido.

A JORNADA DOS INVESTIDORES, não é uma corrida de 5km e sim uma maratona, vamos aprender sempre mais e mais.

APENAS NÃO PARE!

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado

Boa tarde! Primeiro de tudo: o que você está sentindo é 100% normal e na verdade, é um ótimo sinal de que você está saindo da zona de conforto e crescendo.

Muitos que começam a estudar investimentos, finanças ou economia sentem exatamente isso: um tsunami de siglas, conceitos, indicadores, jargões técnicos, e um medo de “não ser pra mim”. Mas não é falta de capacidade sua. É só excesso de novidade ao mesmo tempo.

Algumas dicas que podem te ajudar:

Anote dúvidas à mão (ou digitando):

• Escrever ajuda a fixar. Quando algo não fizer sentido, anote e siga adiante — depois volte com mais calma.

Use analogias com a vida real:

• Investimentos têm muitos paralelos com o cotidiano (juros = aluguel do dinheiro, ações = sociedade em empresas, etc.). Tentar relacionar com algo do dia a dia ajuda.

Não tente memorizar tudo agora:

• Seu cérebro precisa de tempo para “ligar os pontos”. O aprendizado vem com a repetição e prática, não com absorção imediata.

Converse com a Comunidade (como está fazendo):

• Só de postar isso aqui, você já abriu espaço para apoio e experiências de outros. Muita gente já passou pelo mesmo.

E sobre o “limitador intelectual”...

Com todo respeito: isso não existe. O que existe é processo, tempo e persistência. Finanças e investimentos não exigem QI acima da média, só paciência, organização e curiosidade. E você já demonstrou tudo isso.

Quando você sentir que está "travando", pense que isso é o equivalente mental de sentir dor após começar a academia. Não significa que não é pra você. Significa que você está aprendendo algo novo e desafiador.

• Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
18 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Boa tarde, pessoal,

Bom dia Anônimo.

O módulo 4 é bem desafiador mesmo.

Mas muito necessário.

Mas não precisa se sentir mal por não conseguir absorver tudo de uma vez.

Gradativamente com o tempo você vai conseguir entender e utilizar todo esse conhecimento.

E acho que a comunidade é o melhor lugar mesmo para conversar sobre investimentos.

Sucesso para concluir o Curso da AUVP.

👍🏼

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Criar novo...